Motoristas e entregadores de app somam 1,4 milhão de trabalhadores no Brasil

Pesquisa do Ipea afirma que profissionais de apps representam cerca de 31% dos trabalhadores no setor de transporte, armazenagem e correios

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Entregador do iFood (Imagem: divulgação/iFood)
Entregador do iFood (Imagem: divulgação/iFood)

Os trabalhadores que atuam como motoristas ou entregadores de aplicativo já somam cerca de 1,4 milhão no Brasil. A informação é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e conta com uma projeção feita a partir de dados do IBGE. Segundo o relatório, tais profissionais representam aproximadamente 31% das pessoas alocadas no setor de transporte, armazenagem e correios do país.

Segundo o Ipea, os números revelam uma alta de 60% na categoria em relação a cinco anos atrás — em 2016, motoristas de app no Brasil somavam 840 mil. O fenômeno está diretamente relacionado às dificuldades de encontrar boas oportunidades com vínculo empregatício no país.

Em 2020, houve uma redução na quantidade de profissionais atuando na área, devido às implicações da pandemia de COVID-19 — o cenário voltou a se estabilizar no primeiro semestre de 2021, com uma recuperação do setor de mobilidade. Agora são cerca de 1,1 milhão de pessoas trabalhando com transporte de passageiros por aplicativo.

Delivery por app cresce 980%

Ainda de acordo com o Ipea, o número de trabalhadores que entregam mercadorias por app — categoria que inclui empresas como iFood, Rappi e Uber Eats — cresceu 979,8% em cinco anos, de 30 mil para 278 mil no segundo trimestre de 2021.

Também aumentou o percentual de pessoas que realizam estas atividades como trabalho secundário, para conseguir uma renda extra que complemente sua ocupação principal: de 5% para 7,4% em 2019.

Os desafios da “gig economy”

O conceito de gig economy envolve trabalhadores autônomos em busca de flexibilidade e valorização de serviços, mas esbarra em desafios trabalhistas complexos, que são apresentados em situações do dia a dia.

O estudo do Ipea cita ainda alguns impactos a curto prazo, como a redução de renda e aumento de vulnerabilidade dos trabalhadores que ficam sem seguro-desemprego, auxílio-doença, entre outras garantias.

No Tecnoblog, já falamos sobre as dificuldades enfrentadas por motoristas de aplicativo com a alta de combustíveis, e também já noticiamos diversos casos onde grandes empresas foram condenadas a pagar indenizações devido às relações estabelecidas com parceiros. Com o crescimento do setor, tais assuntos se tornam ainda mais urgentes.

Com informações: Ipea

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados