“And now, the end is near, and so I face the final curtain…”

Convivemos com ele por muito tempo, até mais do que se poderia imaginar. Apesar disso ele continua aí, firme e forte. Mas não por muito mais tempo, afinal, tudo há de passar um dia. E não estou falando do Sarney, prezado leitor, e sim do padrão de vídeo VGA. Ele que nos acompanha desde nosso primeiro computador, que conectou tantos gabinetes beges a monitores imensos por todo o mundo, teve sua morte anunciada.

O ano de 2015 será o fim da linha para o VGA. Quem decidiu isso foi um conjunto de grandes fabricantes, incluindo AMD, Dell, Intel, Lenovo, Samsung e LG. O VGA foi um bom companheiro, mas é hora de seguir em frente.

Os motivos para isso são puramente técnicos: o padrão antigo simplesmente não consegue apresentar os mesmos benefícios de outros mais novos, como o HDMI e o DisplayPort, que atingem maiores resoluções, ocupam menos espaço e consomem menos energia.

A AMD planeja começar cedo e já iniciar a remoção do VGA de seus produtos em 2013. Não apenas ele: o DVI-I e LVDS também estão condenados.

A primeira fabricante de peso a abandonar totalmente o VGA foi a Apple. Ela fez o mesmo com o DVI, que começou a ser excomungado dos computadores da empresa já em 2008. Fiel à sua tradição de adotar os novos padrões muito antes de todo o resto do mercado, a empresa utiliza o DisplayPort desde então.

Com informações: Intel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

André
Não vejo a menor necessidade, assim como também não vejo necessidade do windows 7, provavelmente estas tecnologias ou melhor com toda certeza vão ser usada por muitos até um longo tempo meu monitor é VGA e tem uma excelente imagem para que trocar, meu sistema operacional é o XP, e até o momento não vejo a menor necessidade de trocar seria obrigado a trocar de computador apenas para usar um sistema operacional? Para vocês terem uma idéia uso um Pentium 4 com 1GB de ram e uma placa de vídeo AGP 4MX 4000 Nvívia, e não troco porque tem 11 anos e nunca deixa na mão. Parem de ser escravos do sistema e aprendam a raciocinar usar um core i3 apenas para a net é a mesma coisa que usar um Pentium 4, o que importa é apenas sua conexão somente isso que dou valor e na minha modesta opinião 1mega não é suficiente para muita coisa apenas ler textos. Quem não tem pelo menos 2 mega real deveria fazer alguma coisa. Um grande abraço!
Juarez Lencioni Maccarini
Hahaha, você encontrou o easter egg, achei que ninguém fosse achar! :D Muito bom! E a peça, aliás, é ótima, ri do começo ao fim! Recomendo a todos que estiverem em São Paulo ou região. =)
acustodioo
Demorou de mais já, levando em conta que existe adaptadores...
kylefurtado
Leven o IE6 com vocês, por favor.
Caio Alexandre
Eu tenho quase certeza de que o Samsung P2270 (monitor) aboliu a conexão DVI, mas vem com cabos DVI-DVI e DVI-VGA.
Marcos
Descanse em paz.
Icaro94
"Mas não por muito mais tempo, afinal, tudo há de passar um dia. E não estou falando do Sarney, prezado leitor" Isso é da música "Tudo há de passar", da versão brasileira do musical Avenida Q. http://www.avenidaq.com.br/ Aqui a letra dessa música na versão inglesa original: http://www.stlyrics.com/lyrics/avenueq/fornow.htm
Alisson Melo
Cara, comprei um monitor há algumas semanas atrás mas nada. A única coisa que ví foi a infernal tomada padronizada. Agora que percebi que não tenho nem uma entrada branquinha que tem na placa de vídeo. (esqueci o nome). Sacanagem. =/
@gabriel_k3n
Só uma correção: a Apple não usa, atualmente, o padrão DisplayPort, mas sim o Mini DisplayPort. A diferença entre os dois pode ser vista aqui: http://xtreview.com/images/DisplayPort%201.2%2003.jpg On topic: Já vai tarde. Porém, fala-se em DisplayPort e HDMI como os padrões "do futuro", mas e aquele padrão novo, que pretende transmitir sinal de vídeo por cabos de rede (RJ45)? Acho muito mais promissor que qualquer outro, porque é um padrão que já tem uma taxa de dados alta o suficiente (qualquer conexão até 20mbps pode usá-lo, e creio que mesmo um vídeo em 4096p (WHSXGA, ou UHD) não chegue a essa taxa de dados. Além disso, cabos RJ45 são baratos e amplamente disseminados (quem tem roteador e compra um novo, por exemplo, fica com um cabo sobrando, que é o que vem com o roteador novo, mais ou menos do mesmo tamanho que precisaria pra ligar o gabinete ao monitor). Leva um tempo pra implantar esse padrão, sim, convencer empresas a fabricar monitores e TVs com essa saída, divulgar as vantagens, etc. Mas, pra quem pode esperar mais 5 anos pra matar o VGA, por que não aproveitar esse tempo pra divulgar também o novo padrão?
Souza
VGA vai acabar tarde, tudo na vida tem o fim um dia
Cláudio
Padrão mesmo hoje em dia seria HDMI. Todas tv's novas tem e apenas teria de eliminar a vga/dvi dos monitores...Nos computadores a mesma coisa. Vídeo e áudio em uma só conexão.
? Renato Gasoto
tudo na vida passa, até a uva passa
@amsalau
Não seria D-SUB ?
Guilherme
Meio estranho isso, hj existem monitores novos que vem com VGA e não vem com DVI. O_o
Alexandre
Eu me lembro da primeira vez que vi um monitor VGA colorido, era a gloria... essas noticias servem para lembrar como (eu) estamos velhos :(
Exibir mais comentários