Instagram vai avisar usuários quando serviço estiver fora do ar ou instável

"Instagram caiu ou é a minha internet?" — novo recurso da rede social deve notificar quando houver uma interrupção generalizada nos serviços; testes começam nos EUA

Ana Marques
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Notificação do Instagram
Notificação do Instagram avisa sobre problemas técnicos na plataforma (Imagem: Divulgação/Instagram)

Depois da última segunda-feira, 4 de outubro de 2021 — quando o Instagram e demais produtos do Facebook caíram por seis horas, deixando uma grande parcela da população com sérios problemas de comunicação —, a empresa de Mark Zuckerberg está anunciando medidas para tornar momentos como este menos confusos para usuários. Um novo recurso no Instagram promete alertar quando houver falha técnica interrompendo os serviços da rede social.

De acordo com uma publicação no blog oficial do Instagram, a nova função foi baseada em feedbacks da comunidade e em uma “extensa pesquisa”, que indicaram que, muitas vezes, quando há falhas temporárias que afetam a distribuição ou o engajamento na plataforma, os usuários acabam achando que o problema está acontecendo apenas com eles — seja devido ao conteúdo publicado ou a algum impasse com a conexão de internet.

A empresa concorda que “essa falta de clareza pode ser frustrante” e, desse modo, vai testar, inicialmente nos Estados Unidos, um recurso de notificação para momentos de falha nos serviços ou instabilidade.

“Estamos testando um novo recurso que notificará você em seu Feed de atividades quando ocorrer uma interrupção ou problema técnico, e quando for resolvido. Não enviaremos uma notificação sempre que houver uma interrupção, mas quando virmos que as pessoas estão confusas e procurando respostas, determinaremos se algo como isso pode ajudar a esclarecer as coisas.”

O Instagram afirma que, caso a função seja bem aceita, ela deve chegar a mais regiões no futuro.

Notificação do Instagram avisa sobre problemas técnicos na plataforma (Imagem: Divulgação/Instagram)

Instagram facilita acesso a informações sobre moderação

Outro recurso anunciado pela plataforma é a seção “Status da Conta”, que vai reunir informações sobre conteúdo moderado. Neste espaço, será possível entender por que uma publicação foi removida e de que modo ela está fora das diretrizes da empresa — mantendo assim um histórico de fácil acesso de publicações problemáticas, e facilitando a contestação, quando você acha que a moderação cometeu um engano.

Além disso, o Instagram promete adicionar novidades a esta ferramenta nos próximos meses, com o intuito de tornar mais fácil para o usuário a visualização de informações sobre distribuição e recomendação de seus posts em diferentes partes do Instagram.

Nova área facilita contestação de posts suspensos no Instagram (Imagem: Divulgação/Instagram)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Relacionados