Início » Jogos » As melhores trilhas sonoras de jogos

As melhores trilhas sonoras de jogos

Não basta jogar, é preciso ter todo um ambiente favorável; saiba quais são as melhores trilhas sonoras feitas para jogos

Leandro Kovacs Por

Alguns podem preferir o silêncio, mas as músicas dos jogos trazem todo um ambiente favorável e alinhado com a temática do game. Veja abaixo, as melhores trilhas sonoras feitas para jogos eletrônicos. Os temas são variados, podendo ampliar o suspense de uma fase do jogo ou “acelerando” o player para entrar no ritmo frenético de combates.

Homem compondo música no violão (Imagem: Zibik/Unsplash)
Homem compondo música no violão (Imagem: Zibik/Unsplash)

7. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Entre Ocarina of Time, Super Mario Bros., Star Fox e muitos outros títulos, é difícil separar a Nintendo de seu compositor principal, Koji Kondo. Ao longo dos anos, sempre reuniu melodias que eram simplesmente cativantes.

Ocarina of Time realmente tinha duas trilhas sonoras; que tocava nas aventuras turbulentas e despreocupadas do jovem Link, e as composições muitas vezes sombrias que apareciam no oprimido Hyrule, que um Link mais velho estava destinado a salvar.

  • Ano de lançamento: 1998
  • Compositor: Koji Kondo
  • Plataformas: N64, Nintendo Switch

6. Final Fantasy VI

A série é sinônimo de narrativa em grande escala e sua música é o coração de suas sagas de amor, conflito e tecnologia. Na época em que os personagens da série eram pouco mais do que pixels livremente organizados, a música dava aos jogadores uma janela para a imaginação do mundo.

Final Fantasy VI tem uma das narrativas mais comoventes e sombrias da série, e o compositor Nobuo Uematsu não desperdiçou uma nota, criando uma partitura lendária com alta ressonância e profundidade emocional.

  • Ano de Lançamento: 1994
  • Compositor: Nobuo Uematsu
  • Plataformas: Windows, PS1, SNES, GBA

5. Journey

Um jogo de viagem livre, com cenários simplesmente fantásticos e que não poderia ficar sem uma trilha sonora tão mágica quanto os visuais.

A trilha sonora de Austin Wintory para a “Jornada da Sony” chamou a atenção do mundo quando foi indicada para o prêmio Grammy de “Melhor trilha sonora de trilha sonora para mídia visual”. A indicação trouxe o trabalho de Wintory para um público totalmente novo e garantiu seu lugar no hall das grandes músicas de videogames.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Compositor: Austin Wintory
  • Plataformas: Windows, PS3, PS4

4. The Last of Us

O jogo The Last of Us é conhecido como uma obra-prima dos jogos, mas a trilha sonora assombrosa de Gustavo Santaolalla não fica atrás. Os devastadores solos de violoncelo, percussão terrena e linhas de violão dedilhadas no náilon trazem uma potência emocional que deveria ser um pré-requisito para todos os jogos pós-apocalípticos.

Santaolalla emprega um senso de contenção atuante no decorrer do jogo. É o silêncio que traz a verdadeira sensação de terror. Uma das melhores trilhas sonoras de videogame já feita, seguida de outra obra de destaque em sua sequência.

  • Ano de lançamento: 2013
  • Compositor: Gustavo Santaolalla
  • Plataformas: PS3, PS4

3. Tony Hawk’s Pro Skater 2

Pular entre corrimões, rampas, tudo isso em um ritmo acelerado pede a trilha uma sequência de músicas com esse objetivo. Lembrando da natureza do esporte, obviamente não poderia faltar muito Rock’n Roll.

Trazendo uma coleção de faixas que vão do punk (Millencolin), hip-hop (Public Enemy) e metal (Anthrax, Rage Against the Machine), Tony Hawk’s Pro Skater 2 definiu o padrão para listas montadas para videogame. Sua autenticidade não agradou apenas aos skatistas da vida real, mas acabou influenciando os gostos de uma geração de jogadores.

  • Ano de lançamento: 2000 (remake em 2020)
  • Compositor: Vários artistas
  • Plataformas: PS1, N64, GBA (Original); Windows, Xbox One, Series, PS4, PS5, Nintendo Switch (Remake)

2. Doom (2016)

Se é necessário boas trilhas para fazer manobras, imagina para sair freneticamente invadindo o inferno e matando demônios com extrema brutalidade.

A batida da bateria e os solos alucinados nas guitarras de 8 cordas, combinados perfeitamente com o cenário sangrento carregado de testosterona para guiar o Slayer é um espetáculo de se ver.

Um grande sucesso da década de 2010, DOOM proporcionou um retrocesso perfeito ao rock industrial dos anos 90 ao mesmo tempo que se renova.

A trilha sonora dinâmica é ainda mais impressionante porque foi composta em conjunto com as formas como cada jogador experimenta o jogo. Conforme as seções se tornam sinistras ou totalmente violentas, a música reflete e se adapta em formações que são totalmente épicas.

  • Ano de lançamento: 2016
  • Compositor: Mick Gordon
  • Plataformas: Windows, PS4, Xbox One, Nintendo Switch

1. Mass Effect

Nada de muito barulhento, mas sim um complemento indispensável para o cenário físico de uma galáxia gigantesca. Poucos jogos conseguiram criar um mundo tão complexo, elaborado e cheio de mistério como o de Mass Effect.

O jogo imediatamente lança os jogadores em nosso universo no ano de 2183, onde a humanidade encontrou uma galáxia inteira de raças alienígenas, profundos dilemas morais e intriga de ficção científica. A trilha é perfeita para o mundo oferecido; enigmático, futurista e cinematográfico ao mesmo tempo.

  • Ano de lançamento: 2007
  • Compositor: Jack Wall, Sam Hulick
  • Plataformas: Windows, PS3, Xbox 360, Xbox One

São muitos títulos memoráveis por suas trilhas sonoras, estes são apenas alguns de acordo com a minha preferência. E você, concorda com os jogos da lista? Deixe nos comentários o seu ranking de melhores trilhas sonoras de jogos.

Com informação: PC Mag, Happy Mag, Classic FM.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando