Início » Finanças » Posso mudar uma chave Pix? [Telefone ou e-mail]

Posso mudar uma chave Pix? [Telefone ou e-mail]

A dúvida sobre como mudar uma chave PIX pode acontecer ao alterar seu número de telefone ou e-mail; veja como seguir nestes casos

Janaína Dantas Por

Existem quatro tipos de chaves Pix que podem ser cadastradas para validar as transferências bancárias em sua conta: CPF/CNPJ, chave aleatória, número do celular e e-mail. Com a possibilidade de alterar seu endereço eletrônico ou telefone, é normal que apareça o questionamento sobre mudar uma chave Pix. Confira abaixo como seguir caso aconteça com você.

Pix (Imagem: Divulgação/Banco Central)
Pix no celular (Imagem: Divulgação/Banco Central)

Mesmo não sendo obrigatória para a realização de um pagamento instantâneo, a maioria das pessoas adotou o cadastramento da chave Pix, pois com ela é possível realizar transações mais rápidas, ao contrário, por exemplo, do que informar os dados de uma conta.

Se você também faz parte dessa maioria e adotou o seu número de celular e/ou e-mail como identificadores para o pagamento, saiba que não é possível mudar esses dois tipos de chaves Pix. Mas calma, não precisa se preocupar. De acordo com o Banco Central, em casos assim, o usuário precisa executar dois passos, mas que são fáceis e rápidos de fazer.

O primeiro é de exclusão da chave cadastrada com o número antigo. O processo é bem semelhante entre as instituições financeiras. Caso não saiba como realizar, veja neste tutorial que preparamos. O outro passo é incluir uma nova chave com o atual celular.

Você não precisa seguir necessariamente esta ordem, mas lembre-se que o limite para uma conta bancária de pessoa física é de 5 chaves pix e de pessoa jurídica é de 20. Então, talvez seja necessário primeiro excluir o que já está cadastrado.

Se você possui conta em dois bancos diferentes e quer apenas vincular uma chave que já está cadastrada em uma instituição em outra, basta solicitar a portabilidade. O requerimento é feito no canal da instituição de destino e um pedido de confirmação deve ser enviado para você pela instituição de origem. Após validação, o prazo de alteração é de 7 dias.

Alterações nas chaves Pix podem ser feitas a qualquer hora?

Isso vai depender de cada instituição financeira. No entanto, o registro, a exclusão, a alteração, a portabilidade e a reivindicação de posse da chave Pix, devem, obrigatoriamente, estar disponíveis para os usuários finais das 8h às 20h, no horário de Brasília, em todos os dias do ano. A instituição pode ainda escolher disponibilizar essas funções além desses horários como em fins de semana e feriados ou até mesmo por 24h por dia.

Isso não altera o funcionamento dos pagamentos instantâneos que permanecem funcionando 24h por dia durante os 7 dias da semana.

Com informações: Banco Central

Comentários

Envie uma pergunta