O que é OCR? [Optical Character Recognition]

Reconhecimento de texto em imagens; saiba o que é OCR, como a tecnologia funciona e onde é mais utilizada atualmente

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
OCR significa Optical Character Recognition — sigla em inglês para reconhecimento óptico de símbolos. É uma tecnologia amplamente difundida para reconhecer texto dentro de imagens, como fotos e documentos digitalizados (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O mais comum era tratar a imagem como um arquivo único, “chapado” e sem identificações adicionais. Veja abaixo, o que é OCR — Optical Character Recognition e como essa tecnologia vem transformando a profundidade de utilização de imagens digitais. Os usos mais conhecidos estão nos editores de texto Microsoft Word e Google Docs.

Reconhecimento de caracteres

Literalmente, OCR significa Optical Character Recognition — sigla em inglês para reconhecimento óptico de símbolos. É uma tecnologia amplamente difundida para reconhecer texto dentro de imagens, como fotos e documentos digitalizados.

A tecnologia OCR é usada para converter virtualmente qualquer tipo de imagem contendo texto escrito — digitado, manuscrito ou impresso — em versões de dados legíveis por máquina.

A tecnologia OCR tornou-se popular no início dos anos 1990, nas tentativas de digitalizar jornais históricos. Como evolução, a tecnologia passou por muitos aprimoramentos. Atualmente, oferece-se uma precisão de OCR quase perfeita. Métodos avançados como Zonal OCR são usados para automatizar fluxos de trabalho complexos baseados em documentos, reduzindo custos.

Vantagens de uso do OCR

Ampliação de acessibilidade aos documentos

Uma aplicação comum da tecnologia OCR é a conversão automatizada de um PDF, TIFF ou JPG baseado em imagem para um arquivo de texto legível por máquina. Os arquivos digitais processados por OCR, como recibos, contratos, faturas, demonstrações financeiras etc. são facilmente:

  • Pesquisados dentro de um grande repertório e banco de dados, encontrando o documento com mais facilidade;
  • Visualizados, quando a pesquisa é sobre termos específicos dentro do documento;
  • Editáveis e reaproveitáveis, permitindo alteração direta do documento através do computador e envio da nova versão rapidamente para qualquer sistema.

Agilidade em processos empresariais

As empresas que usam recursos de OCR para converter imagens e PDFs — normalmente vindos de documentos em papel digitalizados — economizam tempo e recursos que, de outra forma, seriam necessários para gerenciar dados não pesquisáveis. Depois de transferidas, as informações textuais processadas pelo OCR podem ser usadas pelas empresas com mais facilidade e rapidez.

  • Fim das entradas manuais de dados;
  • Processamento de dados mais veloz, gerando menos custo;
  • Redução significativa de erros humanos;
  • Reutilização de espaço físico, antes usado como arquivo.

Com informação: Hy land, Doc Parser.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Reconhecimento ótico de caracteres na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados