Android 12: Google exige mínimo de 6 GB de RAM em celulares high-end

Google disponibiliza documento que aponta os requisitos mínimos do Android 12 para que um celular seja considerado como high-end

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Google revelou o Documento de Definição de Compatibilidade (em tradução livre) para o Android 12. De acordo com as instruções, é preciso que os celulares tenham, no mínimo, 6 GB de RAM para participar da categoria high-end, além de outros requisitos. O documento veio a público junto ao lançamento da nova versão do sistema.

Também conhecido como “Compatibility Definition Document (CDD)” em inglês, o documento dá as bases para que o sistema seja utilizado. O 9to5Google observou que as instruções revelam os requisitos do novo padrão “classes de desempenho” (em tradução livre). A novidade introduzida com o Android 12 define um conjunto de capacidades de dispositivos que vai além dos requisitos básicos do sistema. 

“Cada versão do Android tem a sua própria classe de desempenho correspondente”, explicaram. “Cada dispositivo Android declara a classe de desempenho que suporta. Os desenvolvedores podem verificar a classe de desempenho do dispositivo na execução e oferecer experiências atualizadas que aproveitam ao máximo os recursos do dispositivo.” 

Dessa maneira, a classe de desempenho 12 (S), que é ligada à nova versão do sistema, é destinada aos “dispositivos de melhor desempenho”. Já a classe 11 (R), ligada ao Android 11, é voltada para aparelhos que garantem uma “experiência de alta qualidade” ao executar os aplicativos. E assim sucessivamente.

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 requer 6 GB de RAM para celulares high-end

Em comum, as duas classes têm como requisito mínimo a memória RAM de 6 GB, segundo o CDD. Também há outros atributos necessários, como a câmera traseira de 12 megapixels capaz de filmar em 4K a 30 quadros por segundo (qps). Em relação à tela, é necessário uma resolução de 1080p a 400 pontos por polegadas (ppp).

No entanto, existem algumas diferenças entre as duas categorias. Neste caso, a classe 12 requer uma câmera frontal de 5 megapixels ou mais que grave vídeos em 1080p a 30 qps. Já a classe 11 requer um sensor de 4 megapixels para selfies e chamadas de vídeo. A documentação ainda trata sobre versões futuras do Android:

“As classes de desempenho são compatíveis com versões futuras”, explicaram. “Um dispositivo pode ser atualizado para uma versão de plataforma mais recente sem atualizar a sua classe de desempenho”. Ou seja: se um dispositivo de classe 12 for atualizado para o Android 13, ele poderá ser apontado como classe 12 caso não atenda aos requisitos da classe 13. 

Relação entre o esquema de classes de desempenho e versões do Android (Imagem: Reprodução/Google)
Relação entre o esquema de classes de desempenho e versões do Android (Imagem: Reprodução/Google)

Classe 12 garante a melhor experiência em apps

As classes de desempenho auxiliam os desenvolvedores na hora de preparar os seus aplicativos. No caso da classe 12, é possível dedicar recursos que ofereçam a “experiência mais premium” a esses aparelhos. Já a classe 11 é determinada a uma experiência de “alta qualidade”. Nos demais dispositivos, há a opção de remover “os extras para manter a experiência funcional”.

Além das classes de desempenho, o Google fez outras exigências no CDD. É o caso da inclusão dos indicadores para sinalizar se a câmera e o microfone estão em uso, assim como acontece no iOS 14 e iOS 15. O documento também recomenda que o leitor de impressões digitais sob a tela fique posicionado em um lugar que não atrapalhe no uso dos botões de navegação.

A versão final do Android 12 foi liberada no último dia 4. Entre as novidades, estão o visual remodelado com a interface Material You, novos recursos de privacidade e afins. O Google também revelou o nome da sobremesa da versão no mesmo dia: Snow Cone.

Com informações: 9to5Google

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados