Como usar emojis no WhatsApp [Android & iOS]

Saiba como buscar, mudar a aparência e usar os emojis no WhatsApp, seja no Android, iPhone ou Web

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

Usar um emoji é uma tarefa simples. Mas, há algumas diferenças como, por exemplo a incorporação direta pelo sistema operacional que está sendo usado. O WhatsApp tem os próprios emojis no Android e versões desktop do app, enquanto no iPhone depende da implementação da Apple. Saiba como usar emojis nas diferentes plataformas para o WhatsApp.

Emojis no WhatsApp

Emojis fazem parte do sistema padrão Unicode, qual permite que qualquer caractere possa ser reproduzido em qualquer computador, seja uma página da web, um editor de texto no Windows ou um app de mensagens no iOS.

Designs, novas formas, são enviadas para aprovação do Consórcio do Unicode de tempos em tempos e costumam vir com atualizações de sistemas ou aplicativos. Há uma série de regras para que um novo emoji possa ser integrado ao Unicode.

Contudo, as empresas têm liberdade para escolher como cada emoji será exibido na sua plataforma (sistema ou aplicativo). Por isso que emojis no Android e no iOS são diferentes. É também o caso do WhatsApp, que adota seus desenhos próprios no Android e nas versões para desktop.

Como usar os emojis no Android e desktop

No Android, os emojis podem ser encontrados na caixa de texto do chat. Ao iniciar ou entrar em uma conversa, repare no ícone que aparece no canto esquerdo do campo em que se digita uma mensagem. Ao clicar ali, o teclado virtual alfabético dá lugar ao de emojis.

ativar teclado de emoji whatsapp

Como encontrar um emoji

Note que há um campo de busca quando se muda do teclado normal para o de emojis. Tente digitar palavras-chave que correspondem ao assunto daquele emoji, como: “feliz”, “triste”, “festa”, “esporte”.

busca emojis whatsapp

A busca trará os resultados que possam corresponder àquela palavra-chave. Vale destacar que alguns termos em inglês também podem funcionar na busca — a exemplo: “beer”.

Há uma biblioteca enorme de emojis. Refinar com a busca pode ajudar a chegar no caractere desejado mais rapidamente.

Como mudar a cor de um emoji

  1. Abra o teclado de emoji;
  2. Toque e segure em qual deseja mudar a cor, até aparecer o balão com as outras opções;mudar cor emoji no whatsapp
  3. Selecione a nova cor.

Lembrando que nem todos os emojis podem ser alterados. Alguns são “definitivos”, sem variação de cor, como este 🤭. Ao mudar a cor de algum emoji, todos os próximos que também têm aquela variação receberão a cor escolhida como padrão — o processo pode ser refeito para futuras alterações.

Como usar emojis no WhatsApp do iPhone

O WhatsApp não integra seus emojis no iPhone (iOS). Por isso, é necessário usar o teclado da Apple para inserir os caracteres no aplicativo de mensagem.

Antes de tudo, verifique se o ícone de emoji (😀) aparece ao lado da tecla “Espaço”. Caso contrário, toque no ícone do globo (🌐) e confira se o teclado de emoji aparece.

teclado de emoji do whatspp para iphone

Para habilitar os emojis no iOS

  1. Se o teclado de emoji não aparecer, acesse o app Ajustes e toque em “Geral”;
  2. Depois, selecione “Teclado”;
  3. Toque em “Teclados”;
  4. Se o “Emoji” não estiver na lista, toque em “Adicionar Novo Teclado” e procure pelo de emojis.

Voltando ao WhatsApp, verifique novamente se o ícone de emoji aparece ao lado da tecla “Espaço”. Caso contrário, toque no ícone do globo para alternar entre os teclados, até que os emojis apareçam.

Como mudar a cor do emoji no iPhone

  1. Toque e segure no emoji que deseja alterar;
  2. Quando o balão com as opções aparecem, selecione a cor desejada.

Como os emojis no iPhone dependem da Apple e não do WhatsApp, é preciso ter sempre a versão mais atualizada do iOS para ter acesso a todos os designs disponíveis e mais recentes. No Android, as novidades chegam com a atualização do aplicativo, não com a do sistema operacional.

Viu só como usar emojis é fácil? A dificuldade pode estar em encontrar o botão para acessar o atalho deles no Android ou no iPhone. Lembrando que no iOS talvez seja necessário ativar o teclado de emoji para que eles possam ser inseridos nas conversas do WhatsApp.

Com informações: WhatsApp.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados