Qual o jogo mais caro do mundo? [Custo de desenvolvimento]

Descubra mais informações e curiosidades sobre o jogo mais caro do mundo no quesito custo de desenvolvimento

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
jogo mais caro do mundo
Star Wars: The Old Republic (Imagem: Divulgação)

Que os games custam muito dinheiro para serem desenvolvidos, isso é algo conhecido por muitas pessoas mundo afora. Especialmente os chamados AAA, com seus orçamentos astronômicos que podem passar de dezenas de milhões de dólares para chegarem às lojas. Mas você sabe qual é o jogo mais caro do mundo se pensarmos em custos de desenvolvimento?

Há inúmeros jogos nos quais o dinheiro gasto na produção supera marcas altíssimas, rivalizando há tempos com a indústria de cinema norte-americana. Tudo acaba envolvendo desde o salário das pessoas que trabalham no desenvolvimento até as locações para fazer com que a obra chegue até os olhos e ouvidos do público. Pensando nisso, o jogo mais caro do mundo se chama Star Wars: The Old Republic.

Lançado em 20 de dezembro de 2011 para PC via Windows, o jogo foi desenvolvido pela Bioware e publicado pela EA. O game é um MMORPG que se passa no mundo de Star Wars. Há oito classes para serem escolhidas e evoluídas através de missões de campanha. O jogador assume o papel de um personagem e passa a interagir com outros jogadores e NPCs no imenso universo da aventura.

Nos três primeiros dias de seu lançamento, Star Wars: The Old Republic conseguiu juntar cerca de 1 milhão de assinantes, o tornando um sucesso logo de cara. Mesmo perdendo assinantes com o passar do tempo, o título permaneceu rendendo dinheiro para a EA. Em novembro de 2012, o jogo se tornou free-to-play. Até 2021, foram lançadas 8 expansões que introduziram novos elementos ao universo da aventura deste jogo que é considerado o mais caro do mundo.

Por que é o jogo mais caro do mundo?

Star Wars: The Old Republic foi ambicioso desde o seu início. Na época de seu lançamento, o codiretor do jogo, Rick Vogel, disse em uma entrevista para o site Hero Complex:

Nós queremos fazer aos outros jogos o que o cinema falado fez com o cinema mudo

E para tentar alcançar esse objetivo, uma série de feitos foi necessária:

  • Cerca de mil dubladores gravaram diálogos para quatro mil personagens em três línguas diferentes;
  • A história foi escrita em um livro com mais de mil páginas;
  • Mais de 800 pessoas em quatro continentes diferentes trabalharam por seis anos;
  • Cerca de US$ 200 milhões foram gastos no desenvolvimento deste que é considerado o jogo mais caro do mundo lançado oficialmente.

Vale ressaltar que estamos nos referindo ao dinheiro gasto no desenvolvimento da obra, ou seja, custos relacionados a marketing, por exemplo, não entram nessa conta.

Desenvolver jogos custa dinheiro e muito tempo. Além dos gastos óbvios como aluguel de salas, compras de equipamentos e salários da equipe, há necessidades como permissões para usar um motor de desenvolvimento como Unreal ou Unity, por exemplo. Isso sem contar quando uma empresa decide que o que foi feito não está no padrão de qualidade e reinicia o projeto inteiro. Os orçamentos acabam incluindo tudo isso e mais um pouco.

Você já jogou o jogo mais caro do mundo chamado Star Wars: The Old Republic? O que você acha desses valores que a indústria de games é capaz de gastar? Conta pra gente a sua opinião!

Com informações: Hero Complex.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Star Wars: The Old Republic na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados