Início » Aplicativos e Software » macOS Monterey será lançado pela Apple em 25 de outubro; veja o que muda

macOS Monterey será lançado pela Apple em 25 de outubro; veja o que muda

Versão final do macOS Monterey será liberada aos usuários em breve; atualização será gratuita e traz modo Foco, Safari com novo visual e mais

Por

A Apple anunciou a data de lançamento do macOS Monterey ao lado do novo MacBook Pro com Apple M1 Pro e M1 Max. A nova versão do sistema operacional para Macs será liberada gratuitamente a todos os usuários na próxima segunda-feira (25). O modo Foco do iOS 15 e o novo Safari com visual remodelado estão entre as novidades.

macOS 12 Monterey (imagem: divulgação/Apple)
macOS 12 Monterey (imagem: divulgação/Apple)

A atualização chegará aos usuários após meses de testes. Em junho, na WWDC 2021, a Apple anunciou o sucessor do macOS Big Sur ao lado do iOS 15, iPadOS 15 e watchOS 8. Agora, a versão final do update para Macs será liberado a todos na próxima semana.

O software será disponibilizado gratuitamente a quem possui um computador da Apple elegível. É o caso do MacBook Air e MacBook Pro do começo de 2015, do Mac Mini do final de 2014 ou mais recentes, além de outros modelos. Vale lembrar que o macOS Monterey é compatível tanto com o processador Intel quanto com o Apple M1.

A Apple também vai liberar o iOS 15.1, iPadOS 15.1, watchOS 8.1 e tvOS 15.1 na semana que vem.

MacBook Pro com macOS Monterey (imagem: divulgação/Apple)
MacBook Pro com macOS Monterey (imagem: divulgação/Apple)

O que há de novo no macOS Monterey?

O macOS Monterey é a segunda versão do sistema operacional da Apple desde que a transição da Intel para Apple Silicon foi anunciada. A atualização traz o modo Foco do iOS 15, que permite criar perfis para controlar as notificações ao trabalhar, estudar e afins. O app Atalhos também foi levado ao sistema para computadores da marca.

O Safari também recebeu novidades. A começar pelo visual, a Apple alterou a barra de abas, deixando-a mais compacta para liberar mais espaço da tela para os sites. Ainda há uma nova opção que permite agrupar as guias, cuja coleção pode ser sincronizada também com um iPhone, iPad ou até mesmo com outro Mac.

As demais novidades anunciadas em junho ficam pelo Controle Universal, que permite controlar o iPad pelo Mac. Já o AirPlay chegou aos computadores da Apple até mesmo para reproduzir sons pelos alto-falantes do dispositivo. O FaceTime e o app de Notas também contam com melhorias na nova versão do sistema operacional.

MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Reprodução / Apple)
MacBook Pro de 16 polegadas (Imagem: Reprodução / Apple)

Apple lança novos MacBook Pro, AirPods e mais

A data de lançamento do macOS Monterey veio durante o anúncio de novos produtos da Apple. Nesta segunda-feira (18), a fabricante do iPhone também apresentou a nova geração do MacBook Pro, que conta com um modelo de 14 polegadas e outro de 16 polegadas. A dupla ainda traz o processador Apple M1 Pro e M1 Max no interior.

Além do novo chip, que promete desempenho superior ao Apple M1, os notebooks contam com mudanças no visual. Entre elas, está a tela, que agora possui um notch para abrigar a webcam que filma em 1080p. A Apple também deixou a Touch Bar de lado e trouxe de volta o conector MagSafe, entrada para cartões de memória e HDMI.

Os AirPods também foram atualizados. A terceira geração de fones de ouvido sem fio da Apple conta com um visual mais próximo da edição Pro e traz suporte ao áudio espacial. Além disso, o wearable ganhou resistência à água e suor com certificação IPX4. A fabricante também apresentou novidades para o HomePod Mini e o Apple Music.