Elo lança solução para receber pagamentos por aproximação pelo celular

Solução da Elo dispensa a maquininha de cartão e permite receber pagamentos em débito ou crédito por meio do smartphone ou tablet com Android

Ana Marques
Por
• Atualizado há 2 anos
Pagamento por aproximação com celular (Imagem: Anete Lusina/Pexels)

A Elo anunciou nesta sexta-feira (15) uma solução que permite receber pagamentos por aproximação pelo celular. O recurso, desenvolvido para empresas, utiliza a tecnologia “Tap On Phone”, que dispensa maquininhas de cartão, e funciona em smartphones ou tablets com Android e suporte a NFC. Com ele, é possível aceitar transações em débito ou crédito, à vista ou parcelado.

O pagamento por aproximação é uma modalidade que ganhou popularidade durante a pandemia, com alta de 372%, segundo dados da Abecs, associação que representa as empresas de meios eletrônicos de pagamento.

O objetivo do recurso lançado pela Elo em parceria com a Fiserv é responder a essa demanda e facilitar transações para pequenos e médios negócios. Mas ela não é a única empresa a disponibilizar esse tipo de tecnologia: a Stone tem um app para este fim, que se chama TapTon.

Tecnologia transforma celular em maquininha

A solução funciona por meio de um aplicativo para dispositivos móveis que irá reconhecer o pagamento sem contato, via cartões Elo ou celulares que também tenham chip NFC e utilizem o Google Pay ou Apple Pay. Além disso, é necessário uma conexão com a internet e que o aparelho rode o Android 9 Pie ou superior.

Ao final da transação, o app permite emitir comprovantes de venda para compartilhamento via SMS ou e-mail, e possibilita o estorno, quando necessário. Outro recurso disponível é a emissão de um relatório completo de vendas.

Inicialmente, a novidade está disponível apenas para lojistas convidados e parceiros da Fiserv.

*Atualização: o título original da matéria afirmava que Elo havia lançado um app para celular. A matéria foi corrigida a pedido da empresa, que explicou que a Elo oferece apenas a tecnologia — o aplicativo é fornecido por empresas adquirentes, como a Fiserv, aos lojistas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.

Canal Exclusivo

Relacionados