Os robôs já fazem boa parte do trabalho humano. Já estão em diversas linhas de fabricação, atuando em peças de teatro e até fazendo nossos serviços domésticos. Mas essa semana eles marcaram presença em um nada competitivo campo da raça humana: os programas de perguntas e respostas na TV. E a IBM foi a responsável.

O primeiro robô a participar desse tipo de competição será o Watson, criado pela IBM, que competirá contra dois participantes no programa de TV americano Jeopardy!. A sua participação no programa foi gravada essa semana e deve ir ao ar nos dias 14 a 16 de fevereiro do ano que vem. Segundo os engenheiros da IBM responsáveis pelo projeto, o formato do programa Jeopardy! foi escolhido “por ser um desafio, já que as dicas para as respostas precisam ser analisadas levando em conta o significado, ironias, charadas e outras complexidades […] que computadores tradicionalmente não são bons em decifrar”.

Tecnicamente, não se trata de um robô e sim de um sistema de computador que vai rodar em um servidor. Mas como ele vai ser representado por uma pequena bola brilhante ao melhor estilo HAL 9000, do filme 2001:Uma Odisséia no Espaço, achei que seria mais do que apropriado encaixá-lo nessa categoria. Caso o computador ganhe a competição, a IBM anunciou que doará o prêmio, US$ 1 milhão, para uma instituição de caridade. Mas a empresa não avisa o que será feito caso ele ganhe, resolva criar vida própria e eliminar a humanidade.

Você pode conferir mais informações sobre o Watson nessa página.

Com informações: CrunchGear.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme Mac
pessoal negativa por qualquer coisa =_= já estou quase me acostumando com coisas dessas
Caio
Uhuuuu...batalha de robos !!!
@brunogdb
Não entendo esse povo, porque Thumb down?
Gabriel Bemfica
Que sistema superavançado que nada, eles vão botar um 386 rodando o CleverBot. Sem mais.
Rafael Silva
Well, true.
Breno Brito
Sóoooo no ano q vem ainda? puuuts! vai demorar.
kylefurtado
Achei que ele ia passar por aquele teste para saber quem é robô e quem é humano.
kylefurtado
Claro que há, o Skynet da Google não vai permitir que um robô da IBM, domine a humanidade.
@alexgoblin
"Mas a empresa não avisa o que será feito caso ele ganhe, resolva criar vida própria e eliminar a humanidade." Isso porque não há nada a ser feito nesse caso.
JoseRenan
se ele for rápido em atender/responder a nossas perguntas.. uhuu!
bawlaw
bom para centrais telefonicas xD
@brunogdb
Que show *-*
Marcell Almeida
Ia fazer a mesma pergunta hehehe.
Guilherme Mac
Estilo Robô Ed da Petrobrás? :)