O que é Cortana?

Definida como uma assistente de produtividade pessoal pela Microsoft, esse serviço pode ser configurado pelo usuário; saiba o que é Cortana

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
A Cortana é uma assistente digital (Imagem: Tecnoblog)

Oferecendo uma quantidade de serviços de suporte para o usuário, a Cortana foi disponibilizada pela primeira vez em 2 de abril de 2014 pela Microsoft. É possível configurar muitos de seus serviços e opções, abrangendo desde usos mais casuais como calendários a mais profissionais como localização de dados e informações. Entenda o que é Cortana.

Desenvolvida pela Microsoft com a intenção de oferecer ao usuário a oportunidade de economizar tempo no seu dia a dia, a Cortana funciona como uma assistente virtual. O aplicativo permite que a pessoa realize perguntas usando consulta digitada ou falada para obter informações de forma rápida e direta.

Algumas das coisas que a Cortana pode responder são:

  • Gerenciamento de calendário e agenda;
  • Adquirir informações sobre reuniões do Microsoft Teams;
  • Criar e gerenciar listas personalizadas;
  • Configurar lembretes e todo o tipo de alarme;
  • Abrir aplicativos no computador;
  • Localizar informações, dados e qualquer tipo de definições no computador.

Como configurar a Cortana?

Para ativar o modo Cortana de seu computador, vá para a opção “Configurações”. Em seguida, clique em “Conversar com a Cortana”. Por último, defina a ativação para a palavra “Ativado”. Depois que o aplicativo estiver ativo, é só clicar no botão ao lado da barra de pesquisa do Windows.

A partir daí, tudo o que o usuário precisa é abrir a Cortana e definir a pergunta sobre o assunto que quer saber. É possível digitar ou simplesmente falar diretamente pelo microfone para obter a resposta.

O que é Cortana
A Cortana no desktop (Imagem: Ricardo Syozi / Tecnoblog)

Vale a pena usar o aplicativo?

Os serviços deste app estão disponíveis em mais de 10 línguas e países diferentes, sendo o Brasil um deles. Para um uso casual e diário, há muito do que usufruir, porém apenas em pequenas doses. Não é muito incomum um usuário realizar questões mais complexas que não serão respondidas pela Cortana, por exemplo.

Com isso em mente, o uso do aplicativo é válido para quem deseja se programar de uma forma mais dinâmica e digital para o seu dia a dia. Especialmente se a pessoa passa a se acostumar a utilizar a Cortana via microfone, diminuindo ainda mais o tempo gasto em digitar para obter informações como clima, calendário ou lembretes diários de sua agenda.

Você usa esse aplicativo da Microsoft? Conta pra gente como é a sua experiência!

Com informações: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Cortana na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados