Início » Brasil » Nextel vira operadora de telefonia celular

Nextel vira operadora de telefonia celular

AvatarPor

A Anatel realizou nessa terça-feira o leilão da banda H, que é destinada à telefonia móvel. Sabe qual foi a grande ganhadora? A Nextel, que se tornou a mais nova operadora de telefonia celular do país. Anteriormente ela só podia oferecer a telefonia corporativa, mas agora está apta a oferecer pacotes para consumidores finais em quase todo o Brasil.

Você pode ter um

Para quem não sabe, a banda H é a última faixa de frequência que a Anatel destinou para a tecnologia 3G. Ou seja, a partir de agora as operadoras não tem mais como expandir sua operação, pelo menos não no que diz respeito à faixa de frequência. Pagando um total de cerca de R$ 1,2 bilhão, a Nextel fica livre para oferecer o 3G em todo o território nacional, com exceção de algumas cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Dos 13 lotes que a Anatel colocou à venda nessa semana, a Nextel conseguiu 11. Os demais foram adquiridos um pela Oi e o outro pela CTBC Telecom.

Quem não gostou muito dessa história foram as operadoras graúdas (leia-se Claro, Vivo e TIM). Por determinação da Anatel , empresas iniciantes na telefonia celular teriam preferência no leilão, o que de fato aconteceu, para alegria da Nextel. O ágio em relação ao valor mínimo de cada lote variou de 0% a 205% (em algumas cidades do interior de São Paulo).

Torçamos para que a entrada da Nextel na telefonia celular tradicional traga mais competição para o mercado. Os consumidores agradecemos.

Comentários

Envie uma pergunta