Início » Brasil » Nextel vira operadora de telefonia celular

Nextel vira operadora de telefonia celular

Avatar Por

A Anatel realizou nessa terça-feira o leilão da banda H, que é destinada à telefonia móvel. Sabe qual foi a grande ganhadora? A Nextel, que se tornou a mais nova operadora de telefonia celular do país. Anteriormente ela só podia oferecer a telefonia corporativa, mas agora está apta a oferecer pacotes para consumidores finais em quase todo o Brasil.

Você pode ter um

Para quem não sabe, a banda H é a última faixa de frequência que a Anatel destinou para a tecnologia 3G. Ou seja, a partir de agora as operadoras não tem mais como expandir sua operação, pelo menos não no que diz respeito à faixa de frequência. Pagando um total de cerca de R$ 1,2 bilhão, a Nextel fica livre para oferecer o 3G em todo o território nacional, com exceção de algumas cidades de Goiás, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Dos 13 lotes que a Anatel colocou à venda nessa semana, a Nextel conseguiu 11. Os demais foram adquiridos um pela Oi e o outro pela CTBC Telecom.

Quem não gostou muito dessa história foram as operadoras graúdas (leia-se Claro, Vivo e TIM). Por determinação da Anatel , empresas iniciantes na telefonia celular teriam preferência no leilão, o que de fato aconteceu, para alegria da Nextel. O ágio em relação ao valor mínimo de cada lote variou de 0% a 205% (em algumas cidades do interior de São Paulo).

Torçamos para que a entrada da Nextel na telefonia celular tradicional traga mais competição para o mercado. Os consumidores agradecemos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Patricia M de Almeida
Vejo que, não está muito Claro para muita gente, trabalho com telefonia móvel celular a 7 anos e, vale repassar que, a partir de Janeiro de 2014 a Nextel não ofertará mais o serviço de rádio. Uma vez que, ela começar a trabalhar com a tecnologia GMS não terá mais o serviço de rádio. Então não sei qual será a vantagem para os usuários da Nextel pois, eles serão tarifados em ligações locais e longa distância da mesma forma que, os clientes da Vivo, Claro, Tim e Oi. E detalhe com tarifas bem mais alta do que a concorrência vale a pena procurar outras opções no mercado.
Jordana Campos Vieira
A nextel é claro?? Pq pra arrumar um negocio de mensagens do facebook no seu celular la pede sua operadora ai eu quiria sabe pq tem oi, nextel, vivo e tim br
@
Gente eu ganhei um htc evo 4g (sprint), eu quero saber se da pra eu colocar um plano da nextel aqui no Brasil
Grazielle Lima
era excelente quando contratei. Migrei para RS e tive problemas, foi prontamente resolvido isso ha 3 anos. mas nem tudo são flores infelizmente dia 19/08/2012 cortaram meu serviço e nada está sendo feito para restabelecer... a empresa caiu no meu conceito.
Fernando
Lincoln,boa tarde, Graças a Deus tivemos a grata surpresa de ver o Nextel funcionar aqui em minha casa no Aeroporto Juiz de Fora. Percebí que o sinal pegou aqui em funçäo de ser alto e em areas baixas näo funciona.
Marcell Almeida
Acredito que depois dessa a Nextel possa chegar em Belém. Estou esperando, assim como estou esperando a GVT.
Danilo Arouca
Não vai ser CDMA por um motivo, alias, um detalhe. No coletiva ele diz que esta disposto a fazer acordo com outras operadoras para usar a rede deles e eles usar a nova rede nextel. Com isso, tiramos a conclusão que, não será CDMA pois não se "encaixaria" nos sistemas já instalados (Das outras operadoras)... Estou errado?
Arthur V.*
se o 3G da Nextel/NII for CDMA (como o da Sprint), aí alguns aparelhos vão ter rádio (alguns aparelhos CDMA e todos os iDEN da Sprint têm rádio, lá chamado "Nextel Direct Connect").
Arthur V.*
já eram operadora sim, mas do Serviço Móvel Especializado, ou SME. agora, com essas licenças, passa o operar também no Serviço Móvel Pessoal, ou SMP, onde as outras operadoras também atuam. resta saber se o novo serviço também vai usar a marca Nextel ou se vão licenciar a marca Sprint para ele (até porque a Sprint já licencia a marca Nextel pra NII Holdings, dona da Nextel Brasil).
JoseRenan
e nem é tão grande assim... *ctbc
JoseRenan
²
JoseRenan
tema da nextel? ??
Danilo Arouca
Está ai um coisa que eu gostaria de saber... Quais as regras serão válidas de agora em diante? A SME ou a SMP? Alguém sabe responder essa? abraços
Danilo Arouca
Pelo que deu pra entender na coletiva, sim! Basta saber se o Rádio vai ser oferecido a todos ou se continuará apenas para empresas... Se o rádio for oferecido para todos, como é lá fora, todas as outras operadoras vão precisar de uma solução rápida. Pois a maioria dos clientes vão migrar.
Sérgio Francisco
Ótima notícia :D Sou usuário de Nextel há alguns anos e sempre estive muito satisfeito por causa do custo/benefício e atendimento deles. A única coisa que eu começei a reclamar de uns tempos pra cá, tem sido de opções de aparelhos e o plano de dados (que atualmente é uma BOSTA!). Porém, creio que com essa aquisição, ficou bastante claro que a Nextel agora vai vir com tudo pra cima das outras operadoras e essas duas questões precárias até então, serão melhoradas. Fico muito feliz e torço pra que eles ofereçam mais esta melhoria no seu serviço, com o custo justo de sempre e sem perder a sua qualidade.
Exibir mais comentários