Início » Jogos » 8 jogos de investigação para PC e consoles

8 jogos de investigação para PC e consoles

Confira uma lista com 8 jogos de investigação que podem ser curtidos nos PCs e consoles e acorde o detetive que vive em você

Por

Você não precisa procurar muito se quer assumir o papel de alguém que conduz algum tipo de investigação nos jogos. Desde nomes como Sherlock Holmes ao Cavaleiro das Trevas, são muitos títulos que trazem mistérios e momentos de tensão nos quais a inteligência precisa ser ainda mais usada. Confira uma lista com 8 jogos de investigação para PC e consoles.

L.A. Noire é um jogo de investigação
L.A. Noire (Imagem: Divulgação)

1. Murder by Numbers

Um jogo de investigação que mistura quebra-cabeça no estilo Picross com exploração e interrogatórios. Murder By Numbers foi desenvolvido pelo estúdio Mediatonic. A narrativa traz a protagonista Honor Mizrahi, uma atriz que se vê envolvida em um mistério de assassinato e conspiração. Ela passa a investigar e fazer de tudo para limpar o seu nome enquanto conhece personagens que podem ou não ser aliados.

2. Batman: Arkham Origins

Ocorrendo alguns anos antes dos acontecimentos principais da série Arkham, Batman: Arkham Origins traz o Homem-morcego enfrentando 8 vilões que chegam a sua cidade com a intenção de matá-lo. Mesmo com muita ação, há momentos nos quais o herói precisa investigar cenas de crimes, mostrando os motivos de ser considerado o maior detetive do mundo.

  • Data de lançamento: 25 de outubro de 2013
  • Plataformas: Windows, Nintendo Wii U, Xbox 360, PlayStation 3

3. The Wolf Among Us

Baseado na série de quadrinhos da DC / Vertigo, The Wolf Among Us traz o bom e velho Lobo Mal em uma jornada cheia de personagens icônicos e um mistério difícil de solucionar. O jogo com elementos de investigação foi lançado primeiramente em forma de episódios, eventualmente chegando de forma completa aos consoles e PC. Vale o destaque para a arte e os diálogos muito bem escritos.

  • Data de lançamento: 11 de outubro de 2013
  • Plataformas: Android, iOS, Windows, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Xbox 360, Xbox One

4. L.A. Noire

L.A. Noire é um jogo de investigação que se passa na cidade de Los Angeles em 1947. Você joga como um policial que aos poucos sobe em sua carreira resolvendo crimes distintos em divisões diferentes da polícia americana. Há muitas partes nas quais há a necessidade de coletar evidências, interrogar testemunhas e suspeitos, além de realizar perseguições contra criminosos. A temática tem cara de filmes noir das décadas de 40 e 50.

  • Data de lançamento: 17 de maio de 2011
  • Plataformas: Windows, Nintendo Switch, Xbox 360, Xbox One, PlayStation 3, PlayStation 4

5. Disco Elysium

Trazendo uma jogabilidade que lembra bastante os jogos de RPG de mesa, Disco Elysium coloca o protagonista detetive em uma investigação de assassinato enquanto precisa se recuperar de um trauma emocional. O destaque da obra passa por seus diálogos intensos e suas decisões que afetam tanto mundo do jogo quanto personagens. Para os fas de leitura criminal, este é um prato cheio.

  • Data de lançamento: 15 de outubro de 2019
  • Plataformas: Windows, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4

6. Backbone

Desenvolvido pelo estúdio independente EggNut, Backbone é o jogo mais recente dessa lista. Essa é uma aventura noir na qual o protagonista é um guaxinim humanoide que realiza várias investigações enquanto entra em um mistério cada vez maior e perigoso. A jogabilidade traz elementos do gênero point & click ao mesmo tempo em que lança ao jogador a necessidade de muita exploração e conversas com outros personagens.

  • Data de lançamento: 8 de junho de 2021
  • Plataformas: Windows, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4

7. Layton’s Mystery Journey: Katrielle and the Millionaire’s Conspiracy

Seguindo muito da fórmula estabelecida pela série Professor Layton, este jogo de investigação traz a filha do personagem em uma série de mistérios que precisam ser resolvidos. Sua jogabilidade é intuitiva, trazendo dezenas de quebra-cabeças que giram em torno da narrativa da aventura. Este é o tipo de jogo que pode ser curtido em pequenas doses enquanto o jogador desvenda cada segredo da envolvente história.

  • Data de lançamento: 8 de novembro de 2019
  • Plataformas: Nintendo Switch, Nintendo 3DS

8. Sherlock Holmes: Crimes and Punishments

Jogar como a lenda Sherlock Holmes é um dos ápices de um jogo de investigação. Em Sherlock Holmes: Crimes and Punishments, o personagem se vê trabalhando em seis casos que podem ou não ter alguma relação no decorrer da jogatina. Tudo é baseado em histórias originais escritas por Arthur Conan Doyle, o criador do investigador icônico.

  • Data de lançamento: 5 de março de 2020
  • Plataformas: Windows, Nintendo Switch, Google Stadia

Jogos de investigação trazem uma narrativa densa, cheia de reviravoltas e personagens interessantes. Qual game deixei passar na lista acima? Deixe sua sugestão nos comentários!

Com informações: PC Gamer.