Como baixar uma nota fiscal com Chave de Acesso

Saiba como baixar uma Nota Fiscal Eletrônica; o documento é usado para comprovar transações comerciais como a compra e venda de um produto

Janaína Dantas
Por
• Atualizado há 7 meses
Digitando em notebook (imagem ilustrativa: Christin Hume/Unsplash)
Pessoa digitando em um notebook. (Imagem: Christin Hume/Unsplash)

A Nota Fiscal Eletrônica comprova transações comerciais feitas por uma empresa, inclusive, a venda de produtos. Assim, todo consumidor deve receber o documento fiscal após adquirir um produto. Normalmente, o que se recebe é o Danfe (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica). Com ele, é possível consultar e baixar a sua NF-e. Veja como fazer:

Tempo necessário: 3 minutos

É possível baixar uma Nota Fiscal Eletrônica gratuitamente no Portal Nacional da Fazenda, no entanto, desde julho de 2020, a ação só é possível se o usuário possuir um certificado digital — espécie de identidade que garante a autenticidade de uma transação para pessoas físicas e jurídicas. Se você já possui um, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Consultar NF-e”

    No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;Home do Portal da Nota Fiscal Eletrônica

  2. Digite a Chave de Acesso do seu Danfe

    A Chave de Acesso é uma sequência de 44 números localizada no canto superior direito do Danfe; após digitá-la no campo “Chave de Acesso da NF-e”, clique em “Continuar”;Campo de consulta da NF-e

  3. Baixe a Nota Fiscal

    Acima das informações da NF-e, selecione o botão de “Download do documento”, clique em “Ok” no pop-up que abrirá para confirmar o uso do certificado digital.Botões de download da Nota Fiscal

Como baixar o Danfe usando a Chave de Acesso ou XML

Como já dito, o Danfe é um documento auxiliar e contém as principais informações da sua NF-e como dados do destinatário, emitente, descrição do produto e valores. Se você precisa do documento em mãos, mas por algum motivo está só com a Chave de Acesso ou tem o arquivo XML — enviado normalmente também após uma compra — existem alguns sites que podem te ajudar a baixar o arquivo, como é o caso do Danfe Online.

Chave de acesso

  1. Digite a Chave de Acesso
    Após abrir o site no seu navegador, clique em “Chave”, segunda opção da esquerda para a direita na parte superior da tela, e preencha o campo com a sequência numérica.
  2. Instale ou ative a extensão do site no seu navegador
    Para fazer a consulta do seu Danfe gratuitamente, é necessário ativar a extensão do próprio site. Para isso, clique na frase vermelha, abaixo do campo da Chave de acesso, e siga as recomendações da página; Link para ativar extensão do Danfe Online
  3. Baixe o arquivo
    Com a extensão ativada, clique em “DANFE/DACTE/CC-E”; você terá a opção de baixar como Danfe e Danfe simplificado (gerado como modelo de etiqueta).

No site, é possível também imprimir o XML, arquivo oficial da NF-e, caso tenha um certificado digital.

XML

Você também pode utilizar um arquivo XML para baixar um Danfe. Assim como no tutorial anterior, você precisa ativar a extensão do site:

  1. Selecione “XML”
    Após abrir o site no seu navegador, clique em “XML”, primeira opção da esquerda para a direita na parte superior da tela; 
  2. Anexe o arquivo
    Clique em “Escolher arquivos” para anexar a sua Nota Fiscal em XML;Caminho para anexar arquivo
  3. Gere o Danfe
    Escolha entre “Danfe/DACTE” ou “Danfe simplificado” e, após o arquivo abrir, faça o download.

Você pode escolher também validar a sua Nota Fiscal. Nesse caso, aparecerá algumas informações como quem foi o emissor do documento e qual a data de validade.

Como baixar a Nota Fiscal em XML

Se você precisa do arquivo XML de uma compra e possui a Chave de Acesso, é possível baixá-lo no site Fsist sem ter um certificado digital:

  1. Consulte a nota
    Acesse a página do Fsist e digite a Chave de Acesso; em seguida, clique em “Consultar Nota”; você será redirecionado para o Portal da Fazenda para validar o captcha;caminho para consultar nota fiscal
  2. Baixe o arquivo
    Clique em “Download XML sem certificado” e conclua a operação. botão de download do XML
Qual a diferença entre Nota Fiscal Eletrônica, Danfe e XML?

É comum a dúvida sobre esses três arquivos, principalmente em relação ao seu uso, então vamos lá: a Nota Fiscal Eletrônica, como viu, é um documento com validade jurídica armazenada digitalmente. As Notas Fiscais são importantes para comprovar a regularidade das transações em uma empresa. 

O Danfe surge, portanto, como um documento auxiliar sem valor fiscal, mas importante na hora de transportar mercadorias, por exemplo. Além disso, o arquivo também armazena a Chave de Acesso usada para consultar uma NF-e e confirmar sua validade. 

Seguindo um padrão nacional de escrituração fiscal, o XML é a conversão da Nota Fiscal Eletrônica em arquivo digital. Nele, é possível ver todos os detalhes de uma transação, porém sua leitura é feita por programas específicos. Mesmo assim, tanto empresas quanto consumidores devem guardar o documento por até 5 anos, período pelo qual a Receita pode solicitar uma verificação.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Nota Fiscal Eletrônica na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Janaína Dantas

Janaína Dantas

Ex-analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2021 e 2023. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Canal Exclusivo

Relacionados