Nesse ano que está acabando nós iniciamos aqui no TB alguns projetos que, modéstia à parte, nos dão bastante orgulho. Além da intensificação dos artigos de opinião dos nossos colunistas, criamos um canal focado em dicas e tutoriais, na tentativa de ajudar nossos leitores em suas dúvidas mais comuns. Não é que deu certo?

Com um público tão variado, não podemos nos dar o luxo de publicar os tutoriais apenas para um ou outro sistema, então decidimos abordar todos eles. E nisso foram dicas e mais dicas para os mais variados sistemas, plataformas etc. A resposta, claro, foi bastante positiva.

Abaixo você confere a lista dos 10 tutorais que você tem que ler antes do ano acabar. Tem dicas para Windows, Linux e Mac, então escolha o sistema que mais lhe agrada e mande bala nos testes. Caso alguma coisa dê errado, pode reclamar nos comentários!

1. Como instalar o Windows a partir de um pendrive

Você acaba de comprar um netbook novinho em folha e quer arriscar usar o sistema mais recente da Microsoft no equipamento. Mas como realizar a instalação do Windows 7 se os netbooks não têm leitor de DVD? O Rafa mostrou como fazer essa proeza bastando ter apenas um pendrive com espaço suficiente em disco.

2. Como calibrar a bateria do MacBook

Faz tempo que eu não ouço falar do “efeito memória”, uma terrível falha nas baterias de notebooks que fazia com que perdessem sua capacidade com o passar do tempo. Ainda não existem memórias perfeitas, então é sempre bom zelar pela manutenção do seu notebook. Nos casos dos MacBooks, o Rodrigo Muniz explicou como manter a bateria calibrada. E o melhor é que essa dica também vale para os notebooks de outras marcas.

3. Como abrir duas instâncias do Live Messenger

Quem tem mais de uma conta do Live/MSN Messenger sempre precisou recorrer a alguns aplicativos meio suspeitos para rodar várias instâncias do aplicativo simultaneamente. Até que, em 2009, a Microsoft decidiu liberar esse recurso para todos os usuários. Dá um certo trabalho para rodar dois Messengers ao mesmo tempo, mas o nosso editor Rafael Silva mostrou que não é uma tarefa impossível.

4. Como desativar o Live Messenger dentro do Hotmail

A Microsoft segue na luta para ter um serviço de e-mail competitivo. Seguindo a tendência do Google, que integrou o Gtalk ao Gmail, a empresa liderada por Steve Ballmer lançou uma nova versão do Hotmail que oferecia chat em tempo real e diretamente no navegador, integrado ao Hotmail. Pena que não ficou muito claro como desativar essa nova ferramenta. Até que eu fui fuçar nas opções do webmail e descobri como desativar o Messenger

5. Como deixar o Ubuntu com cara de Windows 7

O novo sistema operacional da Microsoft é uma beleza visual. Pensando nisso, o Graveheart fez um tutorial que tinha tudo para gerar polêmica: como deixar a aparência do Ubuntu semelhante ao sistema das janelas. Teve gente que disse que a ação macularia o Ubuntu, enquanto alguns se limitaram a dizer que o visual do Linux é mais bonito e deveria ser mantido. Se você usa Ubuntu, mas sempre teve uma queda pelo design do W7, é melhor dar uma lida nesse tutorial.

6. Como remover o Flash Player do seu Mac

Não é de hoje que as reclamações relacionadas ao Flash Player frequentam essa internets. O software é lento e cheio de brechas de segurança, que a Adobe não consegue resolver nunca. Para completar, faz a bateria dos notebooks acabar muito mais rápido que o normal. Ainda bem que o nosso redator Rodrigo Muniz explicou o passo a passo de como desinstalar completamente o Flash dos Macs.

7. Como recuperar fotos e arquivos do cartão de memória ou pendrive

Já aconteceu com todo mundo: você bate um monte de fotos na sua câmera digital novinha, depois descarrega apenas aquelas que te chamaram mais a atenção. Aí dois dias depois, publicando essas fotos no Facebook, descobre que uma das suas favoritas não foi copiada para o computador e se perdeu no limbo digital, pois o cartão de memória já foi formatado. Ainda bem que o Rafael Silva mostrou como desfazer essa burrada.

8. Como solicitar emissão de segunda via de certidão de nascimento e de casamento

Se a burocracia brasileira é terrível, temos a internet para nos ajudar na hora de agilizar as coisas. Se você está precisando da segunda via da sua certidão de nascimento ou de casamento, por exemplo, já existe um website que facilita bastante a solicitação desses documentos. Nesse tutorial eu explico como o site funciona.

9. Como instalar somente alguns componentes do iTunes

O iTunes é o aplicativo fundamental para quem é dono de um iPod, iPhone ou iPad. Tudo bem, existem as alternativas, mas não há dúvida de que o iTunes continua sendo o aplicativo mais completo para essa atividade. O problema é que, ao instalar o iTunes, a Apple entope o computador de outros aplicativos que não são interessantes – como o Bonjour ou o Software Update. Se você usa Windows e quer instalar somente o iTunes, é melhor dar uma lida nesse tutorial.

10. Como carregar a bateria do iPad via USB de um computador com Windows

Existe uma grave limitação nos computadores convencionais: nem todos eles oferecem a quantidade de energia necessária nas portas USB para carregar equipamentos. Devido a isso, normalmente não tem como carregar o iPad em um computador com Windows, sendo que o mesmo problema não acontece no Mac OS. Felizmente já existe uma forma de burlar essa limitação e fazer com que o iPad receba carga elétrica diretamente a partir de uma porta USB.

TB Retrô é a série especial com os melhores posts de 2010:

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados