PowerPoint online: como fazer slides sem instalar nada

Você só precisa de um navegador e uma conta de e-mail Microsoft

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
PowerPoint Online

A Microsoft oferece uma versão grátis do seu editor de slides, o PowerPoint, como aplicativo web: o PowerPoint Online. Você só precisa de um navegador e uma conta de e-mail Microsoft para criar, compartilhar e colaborar em apresentações .ppt de qualquer lugar desde que conectado. A interface é muito similar a do app original.

Por se tratar de uma versão grátis, nem todos os recursos do Microsoft PowerPoint original estão disponíveis no PowerPoint Online. Mas você pode adaptar o editor de slides em casos de emergência ou de demandas simples, como fazer ajustes de última hora em uma apresentação. Vale lembrar que sempre é possível alternar entre o PowerPoint Online e os aplicativos completos do PowerPoint (desktop) sem sair do seu documento clicando em “editar no PowerPoint”, em vez de “Editar na Web”, no .ppt.

Formatos suportados no PowerPoint Online

Suporte para visualização e edição

  • Apresentação do PowerPoint (.pptx)
  • Exibição do PowerPoint (.ppsx)
  • Apresentação OpenDocument (.odp)

Suporte apenas para visualização

  • Modelo do PowerPoint (.potx)
  • Modelo do PowerPoint 97-2003 (.pot)
  • PowerPoint 97-2003 .ppt e .pps
  • Permissão para Macros do PowerPoint Macro .pptm, .potm e .ppsm

PowerPoint online não consegue abrir

  • Suplemento do PowerPoint (.ppam)
  • Formato RTF (Rich Format Text)
  • PDF (Portable Document Format)
  • Suplemento do PowerPoint 97-2003 (.ppa)
  • Arquivos IRM
  • Arquivos com senha
  • Arquivos com assinaturas digitais

Recursos do PowerPoint Online

PowerPoint Online Recursos
  • Criar apresentações usando modelos;
  • Adicionar animações, transições, fotos e vídeos online (links) nos slides;
  • Trabalhar em coautoria com uma equipe no mesmo PPT ao mesmo tempo;

Como usar o PowerPoint Online

  1. Acesse a página office.live.com/start/powerpoint.aspx;
  2. Se necessário, faça login na sua conta Microsoft;
  3. Comece a editar os seus slides;
  4. Veja também as dicas abaixo sobre algumas limitações de uso;

Recursos não disponíveis no PowerPoint Online

Para usar recursos que não estão disponíveis no PowerPoint Online, clique em “Abrir no PowerPoint”. Certamente, é necessário ter o Office (original e completo) instalado.

Apresentações com senhas
Apresentações protegidas com uma senha, assinadas digitalmente ou protegidas com o gerenciamento de direitos de informação só podem ser abertas no PowerPoint original.

Para controlar quem pode abrir sua apresentação no PowerPoint Online, use as configurações de compartilhamento da nuvem do OneDrive ou da biblioteca do SharePoint.

PowerPoint Online Interface

Vídeo e áudio

Você pode reproduzir vídeo e áudio para mídias que estão vinculada a um site como o YouTube — ou incluso via upload em slides editados no PowerPoint original. Você pode redimensionar, mover e excluir mídias também. Mas, se o seu interesse é incluir áudio e vídeo, fique atento: você só pode inserir vídeos online (por meio de links). Para inserir vídeo ou áudio do seu próprio computador, você precisará usar desktop PowerPoint.

Temas, efeitos e transições

Você pode escolher entre uma limitada galeria de temas, efeitos e transições quando você adiciona um novo slide à sua apresentação. Temas e transições adicionados a uma apresentação a partir o PowerPoint original serão preservados no PowerPoint Online.

Animações adicionadas usando o PowerPoint (que não estão disponíveis no PowerPoint Online) serão preservadas e reproduzidas nos slides, mas você não pode modificá-las.

Hiperlinks

Você pode inserir, editar e acessar os hiperlinks de texto. É possível adicionar um hiperlink a uma imagem ou uma forma. Você não pode, entretanto, editar links inseridos em outras versões do PowerPoint original no PowerPoint Online. A URL será mantida igual sempre.

Gráficos e equações

Não é possível inserir esses elementos no PowerPoint Online, mas se você inseri-los usando o PowerPoint Desktop, o PowerPoint Online os exibe conforme esperado.

Cabeçalhos e rodapés

Cabeçalhos e rodapés, incluindo data e números de slide, não podem ser inseridos, editados ou excluídos no PowerPoint Online, mas ele exibe conforme esperado se forem itens que vierem de outras apresentações. Como alternativa, você pode adicionar uma caixa de texto para agir como um cabeçalho ou rodapé em todos os seus slides.

Macros

Você pode exibir, editar, imprimir e compartilhar apresentações que contêm macros, mas para executar as macros, será necessário “Editar no PowerPoint”, no app original.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre PowerPoint na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados