Início » Aplicativos e Software » Opera 11: tudo sobre o navegador

Opera 11: tudo sobre o navegador

Avatar Por

A Opera Software liberou na semana passada mais uma versão do seu navegador. Chegando bem a tempo do Natal, o Opera 11 traz novas funcionalidades que certamente vão agradar seus usuários. A começar por uma nova maneira de gerenciar as abas que estão abertas nesse momento, graças ao que a organização chamou de Empilhamento de Guias (Tab Stacking, no nome em inglês).

Visão geral do Opera 11 | Clique para ampliar

Download | Opera 11
Baixatudo | Opera

Empilhamento de Guias

Hoje em dia muitos de nós passam o dia inteiro com pelo menos um navegador aberto - no meu caso, o Google Chrome -, realizando as mais variadas tarefas, que vão desde trabalhar até consultar sites de entretenimento para programar o fim de semana. Para facilitar a nossa vida, a Opera lançou o Empilhamento de Guias, que permite agrupar várias abas relacionadas a somente um assunto, de forma que a navegação seja mais contextual.

"O melhor recurso que você vai encontrar somente no Opera 11 é o Empilhamento de Guias. Nós não somos os únicos a atacar essa questão do gerenciamento de várias abas, mas eu acredito que nós desenvolvemos a forma mais fácil e intuitiva de lidar com a bagunça das muitas abas abertas", disse Thomas Ford, estrategista de mercado da Opera Software para as Américas, ao TB.

Digamos que você está em seu horário de almoço e começa a fazer as compras natalinas (de última hora, como manda o figurino), passando vários minutos nessa árdua tarefa. Com o fim desse período, é hora de voltar ao trabalho, mas o que fazer com aquelas várias abas relacionadas a compras particulares, que nada têm a ver com a empresa? No Opera 11 é só clicar em uma aba - ou guia - e arrastar para aquela que será a principal.

Empilhamento de Guias no Opera 11 | Clique para ampliar

Esse novo recurso tem sido visado por outras fabricantes de navegadores, como a Fundação Mozilla, mas é a primeira que aparece de forma funcional em um browser importante. Mais uma vez é o Opera quem lidera a implementação de algo que os usuários estavam esperando, para alegria geral de seus defensores. Agora é esperar para que o Agrupamento de Guias também apareça no Firefox, Chrome e demais navegadores, caso você não esteja tentando a dar uma chance ao navegador da Opera Software.

Barra de endereços

Visado a segurança de seus usuários, o Opera 11 adotou novas medidas relacionadas à barra de endereços. Esse espaço na interface de um navegador não costumava receber muita atenção das fabricantes, mas a OmniBox do Google Chrome mostrou que muita coisa pode melhorar a partir dessa área, inclusive a segurança. No caso do Opera, a partir de agora há formas de alertar o usuário sobre a qualidade de sua navegação. Ao acessar o site de um banco, por exemplo, ali vai aparecer "Seguro" caso o site seja realmente confiável.

Os parâmetros da URL só aparecem quando o cursor está na barra

Outra novidade é a omissão de dados supostamente desinteressantes para o usuário. Ao entrar na página inicial do Google buscar por "tecnoblog", o usuário normalmente percebe que a barra de endereços é preenchida por um monte de parâmetros referentes àquela solicitação. Mas não no Opera 11, navegador no qual essa parafernália de busca não aparece a menos que o usuário pouse o cursor do mouse sobre a barra de endereços. É uma forma de tornar a navegação mais limpa, sem sombra de dúvida.

Gestos do mouse

Lá em 2000, a Opera Software adotou os gestos de mouse para controlar a navegação. Isso existe até hoje, então não é exatamente uma novidade, mas foi aperfeiçado no Opera 11. Ao pressionar o botão direito do mouse e arrastar o cursor para baixo, por exemplo, o navegador automaticamente cria uma nova e já leva o usuário para o Speed Dial, com os sites preferidos ou mais acessados. Isso facilita a vida de quem abre muitas abas ou precisa constantemente voltar para uma aba anterior.

Gestos de mouse no Opera 11 (divulgação/Opera)

Extensões

Parece mentira, mas é somente agora que o Opera ganha extensões. Recurso que está presente faz séculos no Firefox e que apareceu numa das primeiras versões do Chrome, a partir de agora os desenvolvedores poderão intervir no comportamento do navegador. Esperamos que ampliando suas capacidades, naturalmente.

Abaixo estão as 5 extensões mais baixadas no Opera:

  • NoAds - Elimina os anúncios publicitários dos sites visitados.
  • LastPass - Sincroniza logins e senhas.
  • FastestTube - Permite download de vídeos do YouTube.
  • Image Preview Popup - Amplia as imagens sem que o usuário tenha que clicar nelas.
  • Translate - Traduz a página.

O curioso é que, como bem notou o leitor Rafael Luik, as extensões não podem interferir nos menus de contexto, links e imagens. É interessante perceber que a Opera Software está aproximando-se aos poucos das extensões, para evitar uma liberação exageradas das funções do navegador, o que atualmente acontece no Firefox (onde o desenvolvedor da extensão pode fazer praticamente o que quiser).

Performance

De acordo com a Opera Software, o Opera 11 é 30% menor que a versão anterior. Com isso, seu download é mais rápido, bem como sua performance foi melhorada. O carregamento sob demanda de plugins, que permite acionar plugins somente em dados momentos, pode garantir um desempenho 30% no uso do navegador, também segundo a fabricante.

Minha experiência

Depois de usar o Opera 11 por uns tempos, a principal conclusão a que cheguei é que o navegador continua sendo vagaroso, ao menos em sua versão para Mac. Ele é lento para abrir, se comparado ao Chrome, e não foi raro perceber que o navegador travava enquanto realizava suas funções. Ele não chegava a fechar completamente, mas eu ficava por vários segundos vendo apenas a rodinha do cursor do mouse rodando, enquanto o navegador tentava dar conta das abas que eu tentava abrir (nada muito pesado). Portanto, eu continuo com o Chrome.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@oliveiraev
Reforçando: LOL aplicações!!! Vi um tweet que dizia assim: “Antigamente, os ChromeApp's eram conhecidos como ‘favoritos’”
Rodrigo Fogagnolo
Você talvez não sinta falta do autocomplete, mas muita gente sente. Por isso "o melhor browser" é um conceito muito relativo
Rafael
LOL barra de marcadores!!! Até o IE6 tem!
Rafael
E continuo sem sentir falta do autocomplete... (Mas tem uma extensão / userJS pra isso.
João José
Em parte pois os browsers comportam-se diferentemente em vários sistemas operativos. Eu prefiro o Chrome no Ubuntu.
Rodrigo Fogagnolo
Eu não disse em parte alguma que o Safari é o melhor browser! Acho que não se deve utilizar esses termos absolutos para um programa, pois o que é melhor para um é pior para outro, tudo é relativo e depende do usuário. Eu só discuto quando as pessoas negam que o Safari tomou a iniciativa de fazer uma interface simples e clean, ocupando pouco visual na tela, na qual o Chrome se baseou, isso é fato. Esse tipo de coisa. Assim como discutiria com alguém falando que o Safari foi o primeiro a implementar processos separados nas abas, o que é uma novidade proposta pelo Chrome. Mas dizer que é melhor ou pior no geral, é diferente, e sempre acho que isso depende. Sei que o Chrome atualmente é mais leve e rápido que o Safari (no Windows a diferença de performance é grande, no Mac nem tanto), mas por outro lado o sistema de favoritos do Safari realmente é mais completo, a busca de histórico tem Cover Flow, o que me ajuda a encontrar o que quero. Uso o Chrome como segundo browser e sei que é excelente, e o conceito que eles propuseram de fazer buscas a partir da barra de endereços é formidável, queria que o Safari tivesse isso também
@ajisma
Para os fãs da Maça é natural que o Safari é melhor. Desculpa mas a Maça não me convence.
Tiago Celestino
A discussão sai dos browsers para o sistema operacional. rs rs Ou melhor: Apple vs Windows.
João José
Infelizmente sei isso. Mas não consigo parar de odiar. Não sei porquê mas pronto. Quanto aos sistemas operativos, eu pessoalmente jogo bastante por isso Mac e Linux como sistemas operativos principais estão fora de questão. Também sei que a Apple fez algumas coisas acertadas... Mas não consigo dar mais valor a isso do que às que fez mal. Mas pronto, chegou a uma altura em que a maçã numa caixa de computador já vale umas centenas de euros. Que a competição continue que é melhor para nós.
Rodrigo Fogagnolo
p.s.: o simples fato de odiar a Apple já afeta o seu senso ao julgar coisas que tenham a empresa como assunto, assim como uma pessoa que a idolatra incondicionalmente (o outro extremo, e igualmente tosco) também tem o senso afetado ao racionalizar sobre.
Rodrigo Fogagnolo
É um direito seu detestar a Apple, tendo motivos justificados ou não. Concordo que no mercado de jogos o Mac deixa muito a desejar em relação ao Windows, mas isso não o faz ser um sistema operacional pior. Ser melhor ou pior depende das necessidades da pessoa. Para alguns, o Windows supre melhor o que o usuário precisa, enquanto para outros quem faz isso melhor é o Mac. Acho que essa briga boba está longe de acabar, assim como as brigas entre geração pai e filho, pois, como dizem, "cada geração se acha mais inteligente que anterior e mais sábia que a próxima". Também odeio a febre do iPod e iPad, é ridículo pessoas com esse desejo consumista, para mostrar status (pois são produtos caros). Tem gente que compra e nem sabe usar direito... também não gosto disso. Mas há que reconhecer que são produtos de qualidade e inovadores (inovadores, não revolucionários). Pode não suprir as necessidades de alguém como o Galaxy Tab em algumas coisas, para determinadas pessoas (pois isso depende da pessoa), mas são bons produtos. E não há como negar que o Chrome é bom, além do ótimo trabalho do Google sobre ele, devido ao trabalho de anos da Apple com o WebKit. A Apple desenvolvia o WebKit há 5 anos quando o Google pegou o código e o imbutiu no Chrome. E também, se não fosse pelo Mac, o Windows não seria como é hoje. Sendo ou não uma empresa detestável, tem grandes méritos no mercado tecnológico. E me desculpe pelo último comentário, não pretendia que ficasse tão agressivo
João José
Tens razão. Menos nas porcarias e na inveja. Tenho o Windows por uma grande razão. Jogos. E além disso para trabalho sem jogos tenho o Linux. As porcarias são mais do que as que referes. Tenta instalar num Windows limpo e vês uma carrada de "Apple Plugin Addon Mobile Device" e tretas do género. Quanto ao basear julguei o contrário mas ok. Quanto à Apple desprezo-a com todas as fibras do meu ser. Mas tento bastante não deixar isso afectar o meu senso. E também detesto as febres do iPad e iPod.
Rodrigo Fogagnolo
Onde está a barra de marcadores do Safari???? Por que não experimenta usá-lo antes de dar sua opinião? O Safari tem um gerenciamento de favoritos muito mais completo que o do Chrome, que só ganhou o Bookmarks Manager há pouco tempo
Rodrigo Fogagnolo
Todo aquele software? Quando você instala o Safari, ele instala o Apple Software Update, para poder fazer as atualizações. E instala também o Bonjour, mas isso é opcional, pode escolher não instalar durante o processo. Você chama tudo isso de "todo aquele software"? até parece que vem 1 GB de instalações adicionais. "...o Safari é baseado no Chromium e não ao contrário." Já experimentou se informar antes de fazer um comentário? É bom, porque assim você não paga o mico de falar besteira. O Chromium é o projeto de código aberto que dá origem ao Chrome, porém é muito mais recente que o Safari sim amigo, 5 anos mais recente, se considerarmos o ano de lançamento deles. O Chromium pegou todo o trabalho da Apple no WebKit e o inseriu no Chrome. Não defendo a Apple a todo custo, tem muita coisa que ela faz que acho uma porcaria (veja o Ping por exemplo, que lixo), fora algumas atitudes dela que são toscas também. Mas outra coisa é saber reconhecer os méritos dela, que não são poucos. Isso é difícil para gente mal informada e invejosa como você.
João José
Todo aquele software que o Safari instala. Sim, o Safari, porque o Chrome nem o Chromium instalam. Nem o Opera. Nem o Firefox. Credo nem o Internet Explorer. Se o Safari não existisse o Chromium continuaria bem bom, pois o Safari é baseado no Chromium e não ao contrário. Pensa antes de defenderes a Apple a todo o custo.
@ajisma
Desculpa que lhe diga mas bem se vê que não percebe nada. Eu não vejo nada disso que vejo no Chrome no Safari. Onde está a barra de marcadores no Safari? Será que fala do mesmo Safari da Apple que eu conheço? A única coisa que o Safari tem de bom é o Webkit pois, em termos gráficos, não chega aos calcanhares do Chrome. E depois o Chrome tem uma coisa que se chama APLICAÇÕES para além dos já famosos EXTRAS que foram novidade no FIREFOX.
Tiago Celestino
O Chrome ditou uma questão de usabiliade incrivel: a aba fica em cima dos favoritos. Com isso, o Firefox 4 e o IE9 deve vim assim. Agora, eu digo que o Chrome em relação ao Safari é melhor, sem dúvidas. Pelo menos pra mim, porém continuo usando o Firefox no Mac e no Windows estou usando o Chrome já tem duas semanas, vamos ver no que vai rolar.
Rodrigo Fogagnolo
"A pouca ocupação do Chrome na tela é algo que os outros esboçam, copiando. Até mesmo o IE9 está na cópia mas sem qualidade nenhuma em muitas funções." O Chrome copiou isso do Safari, é fato. Antes do Chrome existir, o Safari já exibia um visual simples e clean para maior visualização do conteúdo do site em si, enquanto que Firefox, Internet Explorer e Opera eram atulhados de botões e barras. O Chrome se inspirou nessa simplicidade
alexandre
Melhor esperar o ffx4 sair, nao me adaptei ao opera
@Fireballmaker_
Uso o Opera no celular, é um bom browser no geral. Mas como eu uso sempre dois browsers, prefiro a dupla Google Chrome/Chromium, porque a similaridade entre eles é maior.
@ajisma
Simplesmente digo uma coisa. Para mim, o Chrome é o melhor BROWSER do mercado. Tem extensões, tem aplicações, tem sincronização de marcadores, tem temas. É excelente. Como tudo tem seus problemas quando tem uma sessão aberta por muito tempo. Há que limpar todos os dados de navegação sempre que se possa. O defeito maior do Chrome é esse mesmo. Ao nível dos dados de navegação! Mas acho que isso é problema de todos os BROWSERS. Estou ansioso que saia o CHROME 9. Eu usei o Opera à uns anos atrás e nunca fui fã. Antes do Chrome usava o Firefox. Com o Chrome ainda usei o Firefox umas vezes até aparecerem os EXTRAS no Chrome. A pouca ocupação do Chrome na tela é algo que os outros esboçam, copiando. Até mesmo o IE9 está na cópia mas sem qualidade nenhuma em muitas funções. O que eu adoro no Chrome é barra de marcadores. É excelente, com alguns bugs quando tento alterar a ordem dos marcadores adicionados, mas muito boa. Quem precisa de XMarks com essa opção do Chrome? Faz falta algo aos marcadores do Chrome sim. Faz falta uma página onde possamos editar com qualidade estes marcadores, quem sabe até adicionar Favicons a links sem marcadores. Algo que eu acho fundamental num site para ser rodado no Chrome.
@ambiss
Sou usuário de Mac e não tem nada a ver a instabilidade ou falta de performance dele no Mac, meu Navegador padrão sempre foi o Safari, mas confesso que estou balanceando a utilização dos dois, pois trabalho sempre com muitas abas e além disso sempre gostei do trabalho da OPERA Software e de seu Navegador, vcs já imaginaram agora com o empilhamento de abas, categoriazar suas ABAS, imaginem criar uma pilha para abas de sites de noticias como Terra, Globo outra para somente Blogs outra para somente pesquisas do Google outra para somente Games. Isto é Sensacional nota 11 para o OPERA 11
@tiagosantana
Eu uso tanto o Opera quanto o Chrome. Único problema é que o Opera dá uns crash louco, mas mesmo assim prefiro-o. E também curto o visual dele. :]
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Nada contra os usuários dos outros navegadores, mais continuo preferindo meu sempre bom e velho Firefox amigo.
@brucedentada
e ainda continua sem o autocomplete. opera #sucks.
Rodrigo Fogagnolo
que tipo de porcaria extra da Apple?? Me dê algum exemplo para eu saber o que é uma porcaria, e que não tenha no Chrome além do mais, faça o teste do Safari 5 contra o Chrome 9 no Kraken, teste da Mozilla, o Safari é aproximadamente 30% superior se o Safari não existisse, ou o Chrome não existiria, ou ele seria bem pior, tendo o mesmo motorzinho do Firefox, ao invés do WebKit
Tiago Celestino
O Opera no Mac pra mim é melhor que o Safari.
@chpsoares
Nunca tive problemas com o Opera. Utilizo-o há um bom tempo porque sempre fui viciado em abas - essa função de empilha-las veio a calhar - e o firefox sempre travava quando eu chegava lá pela 20a aba. Sei que ainda tem algumas coisas que não estão funcionando muito bem no Opera, mas ae eu abro o firefox, resolvo o problema e volto pro conforto que o Opera sempre me deu.
João José
Mas que raio tem isso a ver com o Chrome e Opera? Apesar de ser o mesmo motor do que o Chrome o Safari nem devia existir. Trás consigo todas aquelas porcarias extra da Apple que só ocupam espaço.
Rafael
Quem tirou o dia pra ficar dando thumbs down em todos os meus comentários?
Rafael
Thássius eu quis dizer que as extensões não podem adicionar comandos em menus de contexto (de imagens e links por exemplo, aquele menu que aparece quando você clica com o botão direito do mouse em uma imagem por exemplo seria útil para a extensão do TinEye ser desenvolvida) e não que elas não podem interferir em links e imagens, pelo contrário tem extensões que exibem links encurtados em sua forma original por exemplo. Queria saber se um dia eles vão liberar o menu de contexto para as extensões, que no momento atual só pode ser customizado por meio de edição de arquivos .ini o que não é muito amigável aos usuários que não são geeks.
Rafael
Hahaha! Pelo que? O que tem de mais?
Rafael
kkkkkkk
Rodrigo Fogagnolo
haushasu o tplayer abandonou o Opera, e agora é partidário do Chrome ^^
R.
Opera é o melhor navegador, sem dúvida!
Alisson Melo
Ele traiu o movimento, mano.
@oliveiraevandro
Mais um ponto para o Opera. Nada de processos, sites baseados em AJAX e flashes animados de propagandas nas abas empilhadas!
William Kennedy
Opera é o melhor navegador que tem, disso não se tem dúvidas. Só acho estranho o manolo cabeludo maior evangelizador do Opera, ainda não ter aparecido aqui nos comentários (esqueci o nome dele xD).
@professorateu
Sem dúvida, o melhor navegador é o Opera! A disputa dos navegadores, para quem entende mesmo, está agora entre o Opera (código fechado) e o Chrome (baseado no Chromium, aberto). Desde que comecei a usar o Opera, há alguns anos (estava na versão 8.algumacoisa!), me tornei dependente dele! Depois das versões 9 e 10, não posso mais ficar sem ele. Trata-se do navegador mais completo que se pode conseguir com uma instalação "limpa", sem ter que adicionar algum complemento. Isso tem impacto na performance do software. É o calcanhar de Aquiles do Firefox, tendo sido pensado para ser seu ponto forte. Somente uso Firefox para algumas funções específicas. É a maior desvantagem do navegador de código aberto: qualquer curioso pode programar uma extensão e entulhar os repositórios, dificultando achar o que é bom. O Chrome estava quase rivalizando em funcionalidades, por isso, também acabo usando, principalmente em serviços Google. Mas as poucas coisas que imagino poderem ser melhoradas no Opera são recursos que (ainda!) só existem nele, sem extensões, como salvar sessões (o Firefox apenas esboça este recurso). Tenho uma biblioteca de notas do Opera, que uso para postar na Internet de modo inteligente. Ele é meu editor de posts. Sem contar a verificação ortográfica mais completa e atualizada entre todos os navegadores. Pode conferir! Quando quero um português impecável, sempre uso o Opera. O porém é que ter muitos recursos num mesmo programa também impacta seu desempenho um pouco, requerendo uma otimização da engenharia de software que poucos conseguem. Acho admirável que eles ainda não tenham desistido de tocar este projeto. Acho que vale a pena esperar um segundo e meio a mais para carregar o Opera.
@GuiHarrison
Eu quis dizer o exemplo de arrastar o mouse para baixo, com o botão direito pressionado. Este comando é antigo, a melhoria é o painél. Da forma que está dito, me deu a impressão de que alguns gestos são novos, o que não é o caso. Não houve alteração nos gestos.
Felipe Cepriano
Curioso, aqui no Mac o Opera 11 tem se comportado bem. E sinto o Chrome meio estranho, com coisas do tipo "digito endereço e dou enter", ai o endereço some da barra mas o Chrome tá carregando a página - e a URL só volta quando a pagina acaba de carregar. Bug besta, mas que sempre me faz achar que ele não tá funcionando... Meu único problema com o Opera é que ele ficava imensamente lerdo se eu o deixasse aberto e colocasse o computador pra dormir. Quando voltava, o sistema todo estava uma carroça. Curiosamente, depois de desinstalar o Flash, isso sumiu. E olha que eu já deixava os plug-ins desabilitados no Opera....
@marcusrlemos
que bom! '-'
Petter
Eu passei pelos mesmos problemas com o Opera 10 e depois tentei a versão 11 e os problemas de processamento (especialmente de JavaScript) persistem. Tirando que a versão 11 que baixei diretamente do site da Opera como versão final estava definido como pt-BR e a linguagem estava na verdade como pt-PT, acho que eles precisam estudar mais geografia.
Marcos
"Maccrap"?....Ô inveja que esse povo tem viu! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas voltando ao Opera. Bacaninha.
hcvenceslau
Quando disseram q o Xmarks ia morrer, eu acabei trocando o firafox pelo opera com seu sensacional opera link. O Xmarks já tá salvo mas nem dá vontade de voltar pro FF hahahahaha Pro Tab Stacking ficar perfeito ele bem q poderia ser automatico em alguns casos. Por Exemplo se eu abrir links de varias páginas dentro do msm dominio ele bem q poderia já empilhar tudo e me poupar o esforço....fico na espera de uma extensão pra isso:D
@MatthawsRdC
eu tou com o opera desde o beta dessa versão 11 e ele aqui é muito rápido...esses travamentos mencionados ai não acontecem aqui e esses gestos de navegação e o speed dial parecem que vão me ajudar bastante qndo eu comprar um tablet com windows...e quanto ao tamanho, ele é o navegador mais compacto que eu já vi...aqui eu uso um addon chamado popup status bar, removi a barra de baixo e coloquei o botão de menu sem o nome; fica parecendo navegador de smartphone...ponto pro opera. não tenho plano nenhum de sair dele até testar o firefox 4. outra coisa que vocês não mencionaram ai é uma opção em que o ato de correr pela página fica mais suave, como se recebesse ajuda da placa de vídeo.
Kadu
É verdade! Uma das coisas que me fez pular fora do Chrome foram os probleminhas que ele dá no Google Reader! Não exibir o número de ítens não lidos no painel lateral do Reader é um deles.
@adaorossi
Olha, eu estava usando o Chrome faz bastante tempo depois que saí do Firefox, mas o bicho começou a ficar beeem lerdo pra navegar, até pra baixar a barra de rolagem... limpei cache e tudo que dava pra limpar e nada, como não queria reinstalar, mudei pro Opera 11 e está sensacionalmente rápido, é o meu navegador oficial agora. PS: Eu já tinha o Opera instalado e usava ocasionalmente, assim como ainda uso o Firefox vez ou outra.
@eubrunno
estou testando o opera 11 desde o lançamento (windows e linux) e deixo aqui minha opinião. Tão veloz quanto o Chrome, não apresentou qual quer problema de travamento e retirando a barra de status e usando uma extensão, ocupa tão pouco espaço na tela quanto o Chrome. Resumindo, está tão bom quanto. Continuarei no Chrome simplesmente por estar acostumado a ele, mas o Opera 11 não perde em nada. Ficam aqui meus parabéns aos desenvolvedores.
JoseRenan
carai, agora vi, se fosse uma cobra!
Eryck
Muito bom o review do Opera 11. Mas tem algumas coisas nele que ainda me incomodam. O google reader sempre abre com uns probleminhas.
Rodrigo Fogagnolo
O Safari avisava quando a navegação é segura, e fornecendo os certificados digitais de segurança, bem antes do Chrome fazer isso
Caio Furtado
Opera é mágica *-*
Ivanildo
Opera 11 + skin do Chrome + algumas extensões está matador. Respondendo a essa pergunta do Thássius: "Digamos que você está em seu horário de almoço e começa a fazer as compras natalinas (de última hora, como manda o figurino), passando vários minutos nessa árdua tarefa. Com o fim desse período, é hora de voltar ao trabalho, mas o que fazer com aquelas várias abas relacionadas a compras particulares, que nada têm a ver com a empresa?" Caso sejam muitas abas, a melhor alternativa para isso no Opera é salvar a sessão, fechar a pilha de abas e continuar com o trabalho. Quando precisar novamente, basta abrir a sessão salva.
Thássius Veloso
Gui, no texto eu deixo claro que os gestos já existiam, mas foram melhorados.
Felipe Silva
interessante, mas ainda fico com chrome >:
Turdin
Quero ver o Rafael tendo um infarto lendo essa notícia =P
Marcell Almeida
Opera é bom, o 11 então nem se fala. Mas o Chrome ainda está imbativel.
@GuiHarrison
Só uma correçãozinha aí: O exemplo que você deu do gesto com o mouse sempre existiu, a novidade é este painél de ajuda que aparece quando se segura o botão direito por uns 2 segundos. Opera sempre foi meu navegador preferido (desde o 7, que foi quando eu descobri ele). Recentemente o Chrome destronou ele, por ser muito mais leve e as extenções maravilhosas que ele tem. Agora já tô voltando pro Opera.
Thássius Veloso
Talvez seja isso mesmo. De qualquer forma, melhor continuar com o Chrome, ao menos no Mac. :B
Thiago Sabaia
Eu não sabia dessa parada do atalho no Mouse.
@faiil
Pô, Opera no Windows é coisa de Deus, rodar no tal Maccrap nem deve valer a pena.
@brunogdb
Cadê o @tplayer? HAHAA, eu também prefiro o meu Chrome
João José
Temos pena mas isso é culpa do MAC. Aqui o Opera abre muito mais rápido que o Chrome em todos os computadores que testei em Ubuntu e em Windows 7. Esse sistema operativo mais avançado do mundo está com problemas em acompanhar o browser mais rápido do mundo.
JoseRenan
tenho esse baixador de vídeos do Youtube instalado aqui mas não entendi como funfa. oO
Patrick
Engraçado, que eu nunca tive esse tipo de problema com o Opera no Mac. Aqui ele roda suave e rápido.
Sr. Sem Papo
Chrome 4 Ever!