Visão geral do Opera 11 | Clique para ampliar

A Opera Software liberou na semana passada mais uma versão do seu navegador. Chegando bem a tempo do Natal, o Opera 11 traz novas funcionalidades que certamente vão agradar seus usuários. A começar por uma nova maneira de gerenciar as abas que estão abertas nesse momento, graças ao que a organização chamou de Empilhamento de Guias (Tab Stacking, no nome em inglês).

Download | Opera 11
Baixatudo | Opera

Empilhamento de Guias

Hoje em dia muitos de nós passam o dia inteiro com pelo menos um navegador aberto – no meu caso, o Google Chrome -, realizando as mais variadas tarefas, que vão desde trabalhar até consultar sites de entretenimento para programar o fim de semana. Para facilitar a nossa vida, a Opera lançou o Empilhamento de Guias, que permite agrupar várias abas relacionadas a somente um assunto, de forma que a navegação seja mais contextual.

“O melhor recurso que você vai encontrar somente no Opera 11 é o Empilhamento de Guias. Nós não somos os únicos a atacar essa questão do gerenciamento de várias abas, mas eu acredito que nós desenvolvemos a forma mais fácil e intuitiva de lidar com a bagunça das muitas abas abertas”, disse Thomas Ford, estrategista de mercado da Opera Software para as Américas, ao TB.

Digamos que você está em seu horário de almoço e começa a fazer as compras natalinas (de última hora, como manda o figurino), passando vários minutos nessa árdua tarefa. Com o fim desse período, é hora de voltar ao trabalho, mas o que fazer com aquelas várias abas relacionadas a compras particulares, que nada têm a ver com a empresa? No Opera 11 é só clicar em uma aba – ou guia – e arrastar para aquela que será a principal.

Empilhamento de Guias no Opera 11 | Clique para ampliar

Esse novo recurso tem sido visado por outras fabricantes de navegadores, como a Fundação Mozilla, mas é a primeira que aparece de forma funcional em um browser importante. Mais uma vez é o Opera quem lidera a implementação de algo que os usuários estavam esperando, para alegria geral de seus defensores. Agora é esperar para que o Agrupamento de Guias também apareça no Firefox, Chrome e demais navegadores, caso você não esteja tentando a dar uma chance ao navegador da Opera Software.

Barra de endereços

Visado a segurança de seus usuários, o Opera 11 adotou novas medidas relacionadas à barra de endereços. Esse espaço na interface de um navegador não costumava receber muita atenção das fabricantes, mas a OmniBox do Google Chrome mostrou que muita coisa pode melhorar a partir dessa área, inclusive a segurança. No caso do Opera, a partir de agora há formas de alertar o usuário sobre a qualidade de sua navegação. Ao acessar o site de um banco, por exemplo, ali vai aparecer “Seguro” caso o site seja realmente confiável.

Os parâmetros da URL só aparecem quando o cursor está na barra

Outra novidade é a omissão de dados supostamente desinteressantes para o usuário. Ao entrar na página inicial do Google buscar por “tecnoblog”, o usuário normalmente percebe que a barra de endereços é preenchida por um monte de parâmetros referentes àquela solicitação. Mas não no Opera 11, navegador no qual essa parafernália de busca não aparece a menos que o usuário pouse o cursor do mouse sobre a barra de endereços. É uma forma de tornar a navegação mais limpa, sem sombra de dúvida.

Gestos do mouse

Lá em 2000, a Opera Software adotou os gestos de mouse para controlar a navegação. Isso existe até hoje, então não é exatamente uma novidade, mas foi aperfeiçado no Opera 11. Ao pressionar o botão direito do mouse e arrastar o cursor para baixo, por exemplo, o navegador automaticamente cria uma nova e já leva o usuário para o Speed Dial, com os sites preferidos ou mais acessados. Isso facilita a vida de quem abre muitas abas ou precisa constantemente voltar para uma aba anterior.

Gestos de mouse no Opera 11 (divulgação/Opera)

Extensões

Parece mentira, mas é somente agora que o Opera ganha extensões. Recurso que está presente faz séculos no Firefox e que apareceu numa das primeiras versões do Chrome, a partir de agora os desenvolvedores poderão intervir no comportamento do navegador. Esperamos que ampliando suas capacidades, naturalmente.

Abaixo estão as 5 extensões mais baixadas no Opera:

  • NoAds – Elimina os anúncios publicitários dos sites visitados.
  • LastPass – Sincroniza logins e senhas.
  • FastestTube – Permite download de vídeos do YouTube.
  • Image Preview Popup – Amplia as imagens sem que o usuário tenha que clicar nelas.
  • Translate – Traduz a página.

O curioso é que, como bem notou o leitor Rafael Luik, as extensões não podem interferir nos menus de contexto, links e imagens. É interessante perceber que a Opera Software está aproximando-se aos poucos das extensões, para evitar uma liberação exageradas das funções do navegador, o que atualmente acontece no Firefox (onde o desenvolvedor da extensão pode fazer praticamente o que quiser).

Performance

De acordo com a Opera Software, o Opera 11 é 30% menor que a versão anterior. Com isso, seu download é mais rápido, bem como sua performance foi melhorada. O carregamento sob demanda de plugins, que permite acionar plugins somente em dados momentos, pode garantir um desempenho 30% no uso do navegador, também segundo a fabricante.

Minha experiência

Depois de usar o Opera 11 por uns tempos, a principal conclusão a que cheguei é que o navegador continua sendo vagaroso, ao menos em sua versão para Mac. Ele é lento para abrir, se comparado ao Chrome, e não foi raro perceber que o navegador travava enquanto realizava suas funções. Ele não chegava a fechar completamente, mas eu ficava por vários segundos vendo apenas a rodinha do cursor do mouse rodando, enquanto o navegador tentava dar conta das abas que eu tentava abrir (nada muito pesado). Portanto, eu continuo com o Chrome.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados