Fan page do TB | Clique para ampliar

O Facebook vem pouco a pouco modificando como as coisas são apresentadas em suas páginas. Primeiro foram os perfis dos usuários, que passaram por uma cirurgia plástica, a fim de ficarem mais elegantes e agradáveis de visualizar. E agora é a vez das páginas de empresas, perfis corporativos e as fan pages, como são chamadas pela rede social liderada por Mark Zuckerberg.

Numa primeira olhada, pouca coisa foi modificada nas fan pages do Facebook. A mudança é semelhante àquela ocorrida faz dez dias com os perfis de pessoas: a navegação por abas chega ao fim, com a substituição desses botões por links mais fluídos, que permitem ao usuário publicar suas atualizações.

Como exemplo temos a fan page do Tecnoblog dentro da rede social. Veja só:

Ao acessar essa página, você imediatamente já vai parar no mural do TB, com a localização perfeitamente indicada depois do nome do site (mas poderia ser uma empresa, instituição de ensino ou whatever).

Escrever atualizações continua sendo simples, com a publicação de status, formulários de perguntas, fotos, links e vídeo. Tudo isso continua como era antes, porém com direito a uma nova roupagem, que preza principalmente pelo visual clean, como você pode ver na captura de tela.

Antes as várias abas ficavam acima da barra com as opções de atualização (da qual falei no parágrafo acima). A partir de agora, esse tipo de navegação fica embaixo da marca da empresa. Mais uma vez tendo a fan page do TB como exemplo, lá estão: mural, informações, fotos, links, eventos e promotions que são publicados dentro do perfil do blog, na rede social.

Visualização de fotos diferente?

Verificando as novidades no layout de fan pages do FB, eu reparei que a visualização de imagens está ligeiramente diferente. Depois de abrir o álbum de fotos do TB na rede social, eu cliquei em uma das fotos. O curioso é que, em vez de carregar a página que contém aquela foto, a rede social carregou a foto diretamente na página do álbum.

Visualização de foto nova?

O recurso faz com que uma espécie de slideshow seja carregada. O usuário pode avançar para a foto seguinte ou voltar para a anterior, adicionar marcações, entre diversas outras coisas. Bacana, não?

Porém, eu não sou um usuário costumaz do Facebook, então não sei se esse recurso é realmente novo ou se somente agora eu o descobri. Aguardo seu comentário me chamando de gênio do Jornalismo Investigativo por ter descoberto uma nova ferramenta da rede social, ou de burro por nunca ter percebido algo que já existe faz tempo. :B

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados