Os e-books chegaram definitivamente para ficar e o iPad trouxe com ele um formato que não era muito comum no nosso dia-a-dia, o ePub. A maior vantagem dele é ser um formato aberto e bem flexível. O que me deixa mais chateado com o PDF no iOS é que você só pode dar zoom na página inteira, como uma imagem. Sem a opção de aumentar apenas a fonte, como acontece no caso do ePub.

Esse problema existe porque a estrutura do próprio PDF usa medidas fixas para posicionar tudo na página, com isso pode acontecer do fluxo do conteúdo de um PDF ser diferente de outros formatos de documentos, como o ePub.

Mas há uma solução para converter seus PDFs no formato ePub sem muita dor de cabeça, usando o aplicativo Calibre. Ele tem versão para Mac, Windows e Linux.

Faça o download e instale o Calibre. Com o programa aberto escolha, o arquivo PDF que você quer converter e arraste para a lista da biblioteca do programa. Selecione na lista o arquivo adicionado e clique no ícone de conversão, como mostra a imagem a seguir:

O aplicativo vai abrir uma janela informando o formato original e o formato que será salvo. Verifique se está como na imagem a seguir, com PDF e ePub respectivamente:
Na mesma tela você pode personalizar uma imagem para a capa do livro ou deixar que o programa gere-a automaticamente, com base na primeira página do arquivo. Também é possível adicionar informações como título e autor. Você não precisa configurar mais nada nas opções que ficam na lateral esquerda, apenas clique em OK e aguarde até que a conversão seja feita.

Com o livro convertido, agora é preciso agora conectar o calibre ao iTunes. Clique na seta ao lado do seguinte ícone:

E escolha Connect to iTunes. Agora você pode enviar seus ePubs para a área de Books do iTunes direto do aplicativo. Clique com o botão direito do mouse no livro que deseja enviar para o iTunes, no menu escolha Send to device > Send to main memory.

Não é muito intuitivo, mas depois disto o livro estará lá na parte de Books do seu iTunes, pronto para ser sincronizado com o iPad/iPhone/iPod:

Veja como ficou o resultado no iBooks do iPhone/iPod Touch:

E no iPad:

É importante notar que a conversão de PDF para ePub tem resultados melhores em PDFs com estrutura simples e com mais textos que imagens. Ou seja, por enquanto não pense em converter aquelas suas HQs em PDF, dê preferências a arquivos realmente com conteúdo num perfil mais de livros, com bastante texto e menos “figurinha”, com todo respeito a minhas queridas HQs. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Milton Feitosa
Clique no canto esquerdo sobre o ciclo, que você ver o progresso da conversão. No meu PC demora, em média, 4 minutos para conversão. Não sei se 4 minutos é um tempo infinito, mas nunca converti um livro de 500 páginas em maior tempo que isso. A meu ver o Calibre faz uma conversão precária, com demasiados espaços vazios, frases e palavras soltas, além de colocar a numeração das notas de rodapé junto com as palavras, o que torno certas palavras com letras e números, o que inadmissível. Ainda busco um bom conversor de PDF to EPUB.
Daniel Argento
Amigo, onde ajusto isso? Sempre fica sem acento...
Nataly Gonçalves Togeiro
cara, vc salvou minha vida! hasuhash não sei como iria fazer pra ler meus livros em pdf com aquelas letrinhas minusculas! Tutorial ótimo! Ajudou MUITO!
Antonio Marcos
Oi, eu estou convertendo um livro do formto odt para epub no Calibre, mas estou com dois problemas. Há uma imagem que não aprece na conversão de jeito nenhum! Há outras e elas aparecem normalmente. Já tentei de tudo. Excluí e colei, inseri no odt e salvei, ancorei como caractere, não tem jeito. O interessante e´que sempre que o calibre faz a conversão, essa imagem já aparece como capa do livro convertido! O outro problema é que tenho fontes no livro Old Time English, fontes em árabe e em grego, e elas não são convertidas. Alguém sabe como manter as fontes?
Beatriz Santos
Post excelente! Foi minha salvação.
Veditto
Ótimo tutorail, realmente muito interessante e prático.
Anaufabeto
Epub no ipad é 100 milhões de vezes melhor do que PDF. Só acho que uma opção não deve excluir a outra como a apple tentou impor. PDF, Flash, USB. Não se deve restringi-los.
landipaula
muito bom !
Cida
Obrigada pelas dicas. Estava perdida e me encontri aqui. Já baixei meu 1° livro. Que Deus te abençoe.
Inácio
Não baixem esse arquivo. É um site russo. É fria.
Inacio Dantas
Amigos, Fiz exatamente o que foi recomendado. Acontece que o programa fica "gerando" o arquivo Epub ("Tarefas") por longo e longo tempo, como se tivesse num ciclo infinito. Como faço para resolver esse problema, pois sei que a conversão é rápida. Grato Inácio
Cicero
Tambem tenho problema com graficos e tabelas . . . Alguem saberia inidicar um progrma melhor para converters pdfs que tenham tabelas, planilhas e graficos ?
felipe
NOSSA, epub é MUITO melhor que pdf. Eu sempre lia livros em PDF, mas quando descobri o epub... não da pra ler sem ele hahaha
Leonardo
O problema não é o tamanho do arquivo a ser transformado e sim do aplicativo usado. Resolvi com o software "Xilisoft PDF to EPUB Converter", que além de converter perfeitamente qualquer arquivo pdf (de qualquer tamanho), também converte em lote (mais de um arquivo ao mesmo tempo). Consegui o programa no link: http://letitbit.net/download/54618.5978c5676b00629b3599d4665880/Xilisoft_PDF_to_EPUB_Converter_1.0.3.0113.rar.html. Boa leitura a todos...
@mzingarelli
Muito legal! Mas ainda não achei um bom pra converter os artigos de pesquisas (mtos gráficos e imagens) de pdf pra epub :(
Exibir mais comentários