Os e-books chegaram definitivamente para ficar e o iPad trouxe com ele um formato que não era muito comum no nosso dia-a-dia, o ePub. A maior vantagem dele é ser um formato aberto e bem flexível. O que me deixa mais chateado com o PDF no iOS é que você só pode dar zoom na página inteira, como uma imagem. Sem a opção de aumentar apenas a fonte, como acontece no caso do ePub.

Esse problema existe porque a estrutura do próprio PDF usa medidas fixas para posicionar tudo na página, com isso pode acontecer do fluxo do conteúdo de um PDF ser diferente de outros formatos de documentos, como o ePub.

Mas há uma solução para converter seus PDFs no formato ePub sem muita dor de cabeça, usando o aplicativo Calibre. Ele tem versão para Mac, Windows e Linux.

Faça o download e instale o Calibre. Com o programa aberto escolha, o arquivo PDF que você quer converter e arraste para a lista da biblioteca do programa. Selecione na lista o arquivo adicionado e clique no ícone de conversão, como mostra a imagem a seguir:

O aplicativo vai abrir uma janela informando o formato original e o formato que será salvo. Verifique se está como na imagem a seguir, com PDF e ePub respectivamente:
Na mesma tela você pode personalizar uma imagem para a capa do livro ou deixar que o programa gere-a automaticamente, com base na primeira página do arquivo. Também é possível adicionar informações como título e autor. Você não precisa configurar mais nada nas opções que ficam na lateral esquerda, apenas clique em OK e aguarde até que a conversão seja feita.

Com o livro convertido, agora é preciso agora conectar o calibre ao iTunes. Clique na seta ao lado do seguinte ícone:

E escolha Connect to iTunes. Agora você pode enviar seus ePubs para a área de Books do iTunes direto do aplicativo. Clique com o botão direito do mouse no livro que deseja enviar para o iTunes, no menu escolha Send to device > Send to main memory.

Não é muito intuitivo, mas depois disto o livro estará lá na parte de Books do seu iTunes, pronto para ser sincronizado com o iPad/iPhone/iPod:

Veja como ficou o resultado no iBooks do iPhone/iPod Touch:

E no iPad:

É importante notar que a conversão de PDF para ePub tem resultados melhores em PDFs com estrutura simples e com mais textos que imagens. Ou seja, por enquanto não pense em converter aquelas suas HQs em PDF, dê preferências a arquivos realmente com conteúdo num perfil mais de livros, com bastante texto e menos “figurinha”, com todo respeito a minhas queridas HQs. 🙂

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre iPhone na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rodrigo Muniz

Rodrigo Muniz

Ex-redator

Rodrigo Muniz estuda arquitetura da informação desde 2002. É pós-graduado em Design da informação pela Universidade Federal de Pernambuco e trabalha como UX Designer. Atuou como redator no Tecnoblog, especializado na produção de tutoriais sobre aplicativos de produtividade e do ecossistema da Apple. Também oferece mentorias na PretUX, para ajudar pessoas pretas a serem inseridas no mercado de UX.

Canal Exclusivo

Relacionados