Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve

Opção para publicar fotos e vídeos pelo computador, integração com o Facebook Messenger e mais; conheça as novidades do Instagram em 2021

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 9 meses
Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Instagram revelou diversas melhorias ao longo de 2021. Além da opção para publicar fotos e vídeos pelo computador, a rede social também se aproximou do Facebook Messenger e levou a versão Lite do app para Android ao Brasil. Confira, a seguir, as novidades do Instagram que já estão disponíveis ou serão liberadas no futuro.

Publicação de fotos e vídeos pelo computador

O Instagram, enfim, passou a permitir a publicação de fotos e vídeos pelo computador. A novidade deu as caras pela primeira vez em maio quando o desenvolvedor Alessandro Paluzzi revelou as primeiras capturas de tela da função. Depois, a rede social oficializou o recurso em meados de outubro.

Na ocasião, a companhia também revelou o Instagram Collabs. A ferramenta, que estava em testes desde julho, permite que criadores conteúdos compartilhem a autoria de uma publicação. Assim, uma foto ou vídeo podem trazer o nome de dois usuários, em vez de apenas um só, e aparecer nos dois perfis simultaneamente. 

Rede social de fotos e vídeos do Facebook recebe opção para publicar fotos pelo computador (Imagem: Divulgação)
Rede social de fotos e vídeos do Facebook recebe opção para publicar fotos pelo computador (Imagem: Divulgação)

Conversão de voz para texto e tradução de stories

O Instagram implementou algumas melhorias nos Stories. Em maio, a rede social anunciou a função de legendas automáticas através de um sticker para tornar os conteúdos mais acessíveis. A plataforma também ganhou uma opção para traduzir as fotos e vídeos efêmeros para mais de 90 idiomas em julho.

Outras mudanças ainda seguem em teste. É o caso da alteração na opção “Amigos Próximos”, para editar quem pode ver cada publicação feita na plataforma, que já está em andamento no Brasil desde setembro. A rede social também liberou a figurinha de link para todos em outubro e está trabalhando em rascunhos de stories.

Stories ganham adesivo com legendas automáticas (Imagem: Reprodução)
Stories ganham adesivo com legendas automáticas (Imagem: Reprodução)

Mudanças no Instagram Reels e IGTV

O ano mal começou e o chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o Reels e IGTV ainda tinham um longo caminho para percorrer até alcançar o TikTok. De lá para cá, algumas novidades foram levadas aos usuários. É o caso do Mix, que permite o uso de 10 clipes de áudio em um vídeo do Reels, apresentado em julho.

Também houve outras mudanças nas duas plataformas. Ainda em julho, a rede social começou a destacar os vídeos nos perfis e sumiu com o botão IGTV. Depois, em outubro, a seção que une o IGTV e vídeos do feed foi oficializada. Além disso, a companhia começou a testar anúncios no Reels em abril.

Mix permite a criação de playlists para tocarem no Reels (Imagem: Instagram/ Divulgação)
Mix permite a criação de playlists para tocarem no Reels (Imagem: Instagram/ Divulgação)

Instagram Lite no Brasil

O Instagram Lite é uma versão otimizada da rede social. Através dela, é possível acessar a plataforma até mesmo em celulares Android de baixo custo e que tenham ficha técnica de entrada. Neste ano, o aplicativo foi liberado para mais de 170 países em março, e, depois, para os usuários brasileiros em abril de 2021.

Mas esta não é a única novidade envolvendo o aplicativo. Em fevereiro, a versão Lite começou a receber a opção para exibir Reels, a plataforma de vídeos da rede social para competir com o TikTok. Na época, no entanto, os usuários ainda não contavam com a opção para publicar novos conteúdos.

Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)
Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

Integração com o Facebook Messenger

O Instagram ficou mais próximo de outros serviços do Facebook neste ano. As mensagens diretas da rede social, por exemplo, se integraram ao Facebook Messenger em abril. Além disso, a plataforma recebeu novos recursos, como a opção para responder mensagens específicas, enviar reações com emojis, entre outras.

No mês seguinte, outras novidades chegaram. É o caso das enquetes em conversas e chats em grupo com usuários do Facebook Messenger. O Instagram Direct também facilitou o acesso a quais contatos leram as suas mensagens enviadas pela rede social de fotos e vídeos.

Direct agora mostra na lista de conversas se mensagem foi lida ou não (Imagem: Divulgação)
Direct agora mostra na lista de conversas se mensagem foi lida ou não (Imagem: Divulgação)

O polêmico Instagram para crianças

Em março, um comunicado interno veio a público. O informe indicava que o Instagram queria criar uma versão da plataforma voltada para crianças com menos de 13 anos. Mas não demorou muito e a rede social começou a ser pressionada para cancelar a ideia, até que o projeto foi suspenso em setembro.

Nesse meio tempo, a rede social ainda limitou perfis de jovens para proteger os usuários. Além de pré-definir as contas de menores de 16 anos como “privadas” em julho, a rede social restringiu a busca. Em outubro, os responsáveis pela plataforma também anunciaram novos recursos para jovens “darem um tempo” da rede social.

Em dezembro, o chefe da rede social, Adam Mosseri, prestou depoimento sobre o assunto nos Estados Unidos.

Instagram vai alterar a configuração padrão de contas de menores de 16 anos (Imagem: Divulgação)
Instagram vai alterar a configuração padrão de contas de menores de 16 anos (Imagem: Divulgação)

Salas ao Vivo com 4 pessoas e Live sem vídeo

A ferramenta de transmissões ao vivo recebeu algumas melhorias no começo do ano. Em março, a companhia anunciou o recurso de Salas ao Vivo. Através dele, é possível reunir até quatro pessoas ao mesmo tempo para fazer uma live pela rede social de fotos e vídeos.

O sucesso do Clubhouse também resultou em outras funções para o Instagram Live. Em abril, a plataforma recebeu a opção de desligar o vídeo para criar salas de áudio. A rede social também disponibilizou uma opção para controlar o microfone durante uma transmissão ao vivo. 

Salas Ao Vivo do Instagram permitem a participação de até quatro pessoas (Imagem: Divulgação)
Salas Ao Vivo do Instagram permitem a participação de até quatro pessoas (Imagem: Divulgação)

Autenticação pelo WhatsApp, ocultar likes e mais

O Instagram liberou outras novidades neste ano. É o caso da opção para enviar o código de autenticação em duas etapas (2FA) pelo WhatsApp, que chegou à plataforma em julho. Os usuários também já podem escolher se desejam esconder ou mostrar o número de curtidas

No começo de outubro, a rede social e os demais produtos do Facebook ficaram fora do ar por horas. Após o incidente, o Instagram anunciou um aviso para alertar aos usuários quando o serviço estiver fora do ar. A companhia também facilitou o acesso a informações sobre moderação na plataforma.

O Instagram também voltou a exibir a prévia de imagens no Twitter em novembro depois de ter sido removida em 2012. Com a mudança, ao adicionar um link da rede social de fotos e vídeos em um tweet, os usuários da plataforma poderão ver uma miniatura da imagem na publicação. O problema é que ela é… mixuruca.

No mesmo mês, os usuários da plataforma ganharam o sticker “Use a sua” para criar corrente em Stories. “Com prompts personalizados e respostas públicas, você pode compartilhar o adesivo e ver quem responde a ele em suas próprias histórias”, afirmaram na época.

Em dezembro, a plataforma e o Facebook receberam recursos para os usuários criarem a sua Retrospectiva 2021. No caso do Instagram, é possível acessar uma ferramenta que sugere stories para montar a sua própria seleção com momentos mais significativos do ano. Saiba como usar a novidade da rede social de fotos e vídeos.

A rede social também ganhou uma opção para restaurar posts, stories e demais conteúdos apagados em fevereiro. Além disso, o aplicativo para iPhone (iOS) recebeu um novo menu para enviar fotos como post, story ou DM. A lista de novidades fica completa com as novas opções para bloquear contasanúncios na aba Loja para produtos patrocinados e o filtro para esconder mensagens com conteúdo abusivo.

Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução)
Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução)

O que está por vir?

A rede social ainda está experimentando outros recursos. É o caso da navegação entre stories na vertical, tal como o TikTok, e o recurso de música em fotos do feed. A plataforma também está trabalhando em uma seção de stories exclusivos pagos como resposta ao Twitter Super Follow. A previsão de lançamento das melhorias para Stories, no entanto, ainda é um mistério.

A ferramenta de buscas da rede social também vai receber melhorias. Em agosto, o chefe da rede social, Adam Mosseri, anunciou que a aba “Explorar” também vai apresentar fotos e vídeos ao fazer pesquisas. Além disso, em depoimento ao Senado dos Estados Unidos, o executivo afirmou que o feed cronológico vai retornar em 2022.

A Meta, empresa por trás do Facebook, também adiou seus planos para criptografar seus apps de mensagens. Agora, tanto o Instagram Direct quanto o Facebook Messenger só receberão o recurso por padrão em 2023. O WhatsApp, vale lembrar, já traz o sistema de segurança como base há alguns anos.

Publicada originalmente em 20 de outubro de 2021. Atualizada em 10 de dezembro de 2021 às 15h48.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados