Início » Aplicativos e Software » Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve

Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve

Opção para publicar fotos e vídeos pelo computador, integração com o Facebook Messenger e mais; conheça as novidades do Instagram em 2021

Por

O Instagram revelou diversas melhorias ao longo de 2021. Além da opção para publicar fotos e vídeos pelo computador, a rede social também se aproximou do Facebook Messenger e levou a versão Lite do app para Android ao Brasil. Confira, a seguir, as novidades do Instagram que já estão disponíveis ou serão liberadas no futuro.

Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Instagram em 2021: as novidades que você já pode usar e o que virá em breve (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Publicação de fotos e vídeos pelo computador

O Instagram, enfim, vai permitir a publicação de fotos e vídeos pelo computador. A novidade deu as caras pela primeira vez em maio quando o desenvolvedor Alessandro Paluzzi revelou as primeiras capturas de tela da função. Depois, a rede social oficializou o recurso em meados de outubro.

Na ocasião, a companhia também revelou o Instagram Collabs. A ferramenta, que estava em testes desde julho, permite que criadores conteúdos compartilhem a autoria de uma publicação. Assim, uma foto ou vídeo podem trazer o nome de dois usuários, em vez de apenas um só, e aparecer nos dois perfis simultaneamente.

Rede social de fotos e vídeos do Facebook recebe opção para publicar fotos pelo computador (Imagem: Divulgação)
Rede social de fotos e vídeos do Facebook recebe opção para publicar fotos pelo computador (Imagem: Divulgação)

Conversão de voz para texto e tradução de stories

O Instagram implementou algumas melhorias nos Stories. Em maio, a rede social anunciou a função de legendas automáticas através de um sticker para tornar os conteúdos mais acessíveis. A plataforma também ganhou uma opção para traduzir as fotos e vídeos efêmeros para mais de 90 idiomas em julho.

Outras mudanças ainda seguem em teste. É o caso da alteração na opção “Amigos Próximos”, para editar quem pode ver cada publicação feita na plataforma, que já está em andamento no Brasil desde setembro. A rede social também liberou a figurinha de link para todos em outubro e está trabalhando em rascunhos de stories.

Stories ganham adesivo com legendas automáticas (Imagem: Reprodução)
Stories ganham adesivo com legendas automáticas (Imagem: Reprodução)

Mudanças no Instagram Reels e IGTV

O ano mal começou e o chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que o Reels e IGTV ainda tinham um longo caminho para percorrer até alcançar o TikTok. De lá para cá, algumas novidades foram levadas aos usuários. É o caso do Mix, que permite o uso de 10 clipes de áudio em um vídeo do Reels, apresentado em julho.

Também houve outras mudanças nas duas plataformas. Ainda em julho, a rede social começou a destacar os vídeos nos perfis e sumiu com o botão IGTV. Depois, em outubro, a seção que une o IGTV e vídeos do feed foi oficializada. Além disso, a companhia começou a testar anúncios no Reels em abril.

Mix permite a criação de playlists para tocarem no Reels (Imagem: Instagram/ Divulgação)
Mix permite a criação de playlists para tocarem no Reels (Imagem: Instagram/ Divulgação)

Instagram Lite no Brasil

O Instagram Lite é uma versão otimizada da rede social. Através dela, é possível acessar a plataforma até mesmo em celulares Android de baixo custo e que tenham ficha técnica de entrada. Neste ano, o aplicativo foi liberado para mais de 170 países em março, e, depois, para os usuários brasileiros em abril de 2021.

Mas esta não é a única novidade envolvendo o aplicativo. Em fevereiro, a versão Lite começou a receber a opção para exibir Reels, a plataforma de vídeos da rede social para competir com o TikTok. Na época, no entanto, os usuários ainda não contavam com a opção para publicar novos conteúdos.

Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)
Instagram Lite (Imagem: divulgação/Instagram)

Integração com o Facebook Messenger

O Instagram ficou mais próximo de outros serviços do Facebook neste ano. As mensagens diretas da rede social, por exemplo, se integraram ao Facebook Messenger em abril. Além disso, a plataforma recebeu novos recursos, como a opção para responder mensagens específicas, enviar reações com emojis, entre outras.

No mês seguinte, outras novidades chegaram. É o caso das enquetes em conversas e chats em grupo com usuários do Facebook Messenger. O Instagram Direct também facilitou o acesso a quais contatos leram as suas mensagens enviadas pela rede social de fotos e vídeos.

Direct agora mostra na lista de conversas se mensagem foi lida ou não (Imagem: Divulgação)
Direct agora mostra na lista de conversas se mensagem foi lida ou não (Imagem: Divulgação)

O polêmico Instagram para crianças

Em março, um comunicado interno veio a público. O informe indicava que o Instagram queria criar uma versão da plataforma voltada para crianças com menos de 13 anos. Mas não demorou muito e a rede social começou a ser pressionada para cancelar a ideia, até que o projeto foi suspenso em setembro.

Nesse meio tempo, a rede social ainda limitou perfis de jovens para proteger os usuários. Além de pré-definir as contas de menores de 16 anos como “privadas” em julho, a rede social restringiu a busca. Em outubro, os responsáveis pela plataforma também anunciaram novos recursos para jovens “darem um tempo” da rede social.

Em dezembro, o chefe da rede social, Adam Mosseri, vai depor nos Estados Unidos sobre o assunto.

Instagram vai alterar a configuração padrão de contas de menores de 16 anos (Imagem: Divulgação)
Instagram vai alterar a configuração padrão de contas de menores de 16 anos (Imagem: Divulgação)

Salas ao Vivo com 4 pessoas e Live sem vídeo

A ferramenta de transmissões ao vivo recebeu algumas melhorias no começo do ano. Em março, a companhia anunciou o recurso de Salas ao Vivo. Através dele, é possível reunir até quatro pessoas ao mesmo tempo para fazer uma live pela rede social de fotos e vídeos.

O sucesso do Clubhouse também resultou em outras funções para o Instagram Live. Em abril, a plataforma recebeu a opção de desligar o vídeo para criar salas de áudio. A rede social também disponibilizou uma opção para controlar o microfone durante uma transmissão ao vivo.

Salas Ao Vivo do Instagram permitem a participação de até quatro pessoas (Imagem: Divulgação)
Salas Ao Vivo do Instagram permitem a participação de até quatro pessoas (Imagem: Divulgação)

Autenticação pelo WhatsApp, ocultar likes e mais

O Instagram liberou outras novidades neste ano. É o caso da opção para enviar o código de autenticação em duas etapas (2FA) pelo WhatsApp, que chegou à plataforma em julho. Os usuários também já podem escolher se desejam esconder ou mostrar o número de curtidas.

No começo de outubro, a rede social e os demais produtos do Facebook ficaram fora do ar por horas. Após o incidente, o Instagram anunciou um aviso para alertar aos usuários quando o serviço estiver fora do ar. A companhia também facilitou o acesso a informações sobre moderação na plataforma.

O Instagram também voltou a exibir a prévia de imagens no Twitter em novembro depois de ter sido removida em 2012. Com a mudança, ao adicionar um link da rede social de fotos e vídeos em um tweet, os usuários da plataforma poderão ver uma miniatura da imagem na publicação. O problema é que ela é… mixuruca.

No mesmo mês, os usuários da plataforma ganharam o sticker “Use a sua” para criar corrente em Stories. “Com prompts personalizados e respostas públicas, você pode compartilhar o adesivo e ver quem responde a ele em suas próprias histórias”, afirmaram na época.

A rede social também ganhou uma opção para restaurar posts, stories e demais conteúdos apagados em fevereiro. Além disso, o aplicativo para iPhone (iOS) recebeu um novo menu para enviar fotos como post, story ou DM. A lista de novidades fica completa com as novas opções para bloquear contas, anúncios na aba Loja para produtos patrocinados e o filtro para esconder mensagens com conteúdo abusivo.

Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução)
Instagram agora envia código de login pelo WhatsApp (Imagem: Reprodução)

O que está por vir?

A rede social ainda está experimentando outros recursos. É o caso da navegação entre stories na vertical, tal como o TikTok, e o recurso de música em fotos do feed. A plataforma também está trabalhando em uma seção de stories exclusivos pagos como resposta ao Twitter Super Follow. A previsão de lançamento das melhorias para Stories, no entanto, ainda é um mistério.

A ferramenta de buscas da rede social também vai receber melhorias. Em agosto, o chefe da rede social, Adam Mosseri, anunciou que a aba “Explorar” também vai apresentar fotos e vídeos ao fazer pesquisas. Mas ainda não se sabe quando o recurso chegará a todos os usuários.

A Meta, empresa por trás do Facebook, também adiou seus planos para criptografar seus apps de mensagens. Agora, tanto o Instagram Direct quanto o Facebook Messenger só receberão o recurso por padrão em 2023. O WhatsApp, vale lembrar, já traz o sistema de segurança como base há alguns anos.

Publicada originalmente em 20 de outubro de 2021. Atualizada em 26 de outubro de 2021 às 14h47.