Windows 11 começa a receber apps de Android em parceria com a Amazon

Windows Subsystem for Android será liberado nesta quarta-feira (20) para usuários do programa Insiders que estão com o Windows 11 beta

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Microsoft Store tem parceria com a Amazon Appstore para distribuir apps de Android para Windows 11

Um dos recursos mais esperados do Windows 11 está mais perto de se tornar realidade. A versão beta do sistema operacional vai começar a receber o suporte para apps para Android nesta quarta-feira (20). Por enquanto, a novidade só estará disponível para dispositivos elegíveis com processadores Intel, AMD e Qualcomm, apenas nos EUA.

A Microsoft vai liberar uma versão prévia do Windows Subsystem for Android, componente necessário para rodar apps do sistema operacional móvel.

A distribuição dos aplicativos ficará a cargo da Amazon Appstore, loja voltada principalmente para os tablets da linha Kindle Fire — eles rodam uma versão personalizada do sistema, sem acesso à Play Store. A Amazon Appstore vai ser integrada à Microsoft Store do Windows 11.

Neste início, a Amazon selecionou 50 aplicativos, que serão oferecidos para teste e validação. A lista inclui o Kindle, programas educacionais como Lego Duplo World e Khan Academy Kids e games populares como Lords Mobile e Coin Master.

Apps de Android são bem integrados ao Windows 11

Os aplicativos de Android vão funcionar como qualquer outro programa de Windows: dá para minimizar, rodar ao lado de outros softwares, dar Alt+Tab para alternar janelas, fixar na barra de tarefas — enfim, praticamente tudo que você esperaria de um suporte completo.

Além disso, as notificações são integradas com a Central de Ações, e a área de transferência é compartilhada com o resto do sistema. Muitos dos recursos de acessibilidade do Windows estarão disponíveis. É possível operá-los usando mouse e teclado, mas alguns ficam melhores com touchscreens, para quem tem essa opção.

Apps de Android, Windows e Linux rodam lado a lado no Windows 11
Apps de Android, Windows e Linux rodam lado a lado no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Subsistema tem kernel Linux e Android versão 11

Para rodar os apps de Android, o Windows 11 conta com o Windows Subsystem for Android. Esse subsistema tem um kernel Linux e um sistema operacional baseado no Android Open Source Project (AOSP) versão 11.

Ele roda em uma Hyper-V Virtual Machine — assim como outro subsistema, o Windows Subsystem for Linux — e entende como fazer as APIs se entenderem com o ambiente gráfico do sistema da Microsoft e com sensores, memória e dispositivos de entrada e saída do computador.

O subsistema será instalado como parte da Amazon Appstore e receberá atualizações para ficar sempre em dia com as APIs mais recentes e novos cenários de uso.

Aplicativo do Kindle para Android rodando no Windows 11
Aplicativo do Kindle para Android rodando no Windows 11 (Imagem: Divulgação/Microsoft)

O componente está disponível para as três principais fabricantes de processadores: Intel, AMD e Qualcomm. A Microsoft também conta que está trabalhando com a Intel para usar a Intel Bridge Technology para conseguir rodar aplicativos que são exclusivos das arquiteturas Arm.

E apesar da parceria com a Amazon, já há relatos de usuários que conseguiram fazer sideloading de APKs — nome dado ao processo de instalação feito por fora de lojas, diretamente com os arquivos do aplicativo. Mishaal Rahman, ex-editor do site XDA Developers, conta que conseguiu instalar o Firefox para Android em um Realme Book com Windows 11.

Falta de suporte no lançamento frustrou usuários

A compatibilidade com apps de Android é um dos recursos mais esperados pelos usuários do Windows — afinal de contas, abre ótimas possibilidades de produtividade e diversão, com mensageiros, redes sociais, games e muito mais, graças ao acesso a um ecossistema bastante consolidado.

No entanto, em agosto, a Microsoft anunciou que os usuários teriam que esperar mais um pouco, porque o recurso não estaria disponível no lançamento do sistema operacional. A expectativa é que a compatibilidade chegue para todos em 2022 — o lançamento de hoje, ainda bastante limitado, é mais um passo nessa direção.

Com informações: Microsoft, The Verge, Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados