Início » Celular » Como fazer fotos em HDR com o iPod Touch

Como fazer fotos em HDR com o iPod Touch

Avatar Por

Na última grande atualização de software para iPhone no lançamento do iPhone 4, a Apple anunciou que o aplicativo de câmera ganharia este novo recurso: HDR. O que o recurso HDR (High Dynamic Range imaging) faz? São tiradas, automática e rapidamente, duas fotos em diferentes exposições, uma super-exposta e outra bem escura. Com base nelas cria-se uma outra imagem de forma que seja possível ver detalhes das áreas que normalmente ficariam muito escuras ou muito claras numa foto comum.

O triste é que o iPod Touch de 4ª geração, que também tem câmera, ficou de fora. Se você pensou que “there’s an app for that”, você acertou. É o HDR Fusion ($0.99) que faz seu iPod com câmera aprender essa técnica.

O aplicativo vai direto ao ponto e faz praticamente tudo sozinho, mas também apresenta um modo manual. Quando você o abre já nota que é bem semelhante ao app oficial da câmera. A diferença é que, na hora de fotografar, ele vai fazer duas fotos e processá-las para gerar uma terceira imagem. Por isso é bom ter mãos firmes ou não usar para fotos de objetos em movimento, por conta do intervalo entre as duas fotos (mesmo sendo muito pequeno).

Ao tocar no pequeno botão do lado esquerdo inferior, você alterna entre modo manual e automático. No modo manual ele apresenta duas marcações, uma mostrando o ponto mais claro e outra o mais escuro da imagem. Para brincar com os resultados é só arrastar os marcadores e fazer seus testes. Eu prefiro ficar no modo automático por enquanto. 🙂

Veja a comparação da foto tirada sem HDR (esquerda) e com HDR (direita). Clique nas imagens para ampliá-las.

Apesar de nesse caso ter perdido um pouco da força das cores e contraste, o resultado foi que os prédios e as árvores ficaram com uma exposição melhor. Fiz alguns testes e notei que fotos de lugares escuros com um ponto de luz mais forte (como uma TV, monitor ou janela) deram resultados muito bons com o HDR Fusion.

Para mim, o único defeito do programa é não salvar uma imagem sem o efeito. Provavelmente isso virá em versões futuras. Mesmo assim o download vale à pena.

Download | HDR Fusion (iTunes; US$ 0,99)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

EDI LOPES
perdao pelo erro... algumas SÃO o que chamamos de “falso HDR”
EDI LOPES
Se alguem quizer ver umas HDR de verdade olha so o portifolio desse cara http://www.calvinhollywood-blog.de/portfolio/ algumas eh o que chamamos de "falso HDR"
EDI LOPES
tenho sim www.flickr.com/edilopes
Hernani
O que seria HDR para um pobre mortal que não sabe nada de fotos
Jairo
Edil vc tem conta no Flickr ?
Jairo
Valeu Rodrigo, abs !
Rodrigo Fante
Opa, valeu a resposta, eu tinha uma ideia do que é HDR sim, mas queria uma explicação um pouco melhor, quis abusar da sua paciência mesmo, obrigado. Ainda sobre o aplicativo, talvez fosse mais honesto mesmo não usar o termo HDR então.
Jairo
Com relação a 3 fotos eu disse "pelo menos 3 fotos", quanto mais fotos melhor fica o HDR, é uma mesclagem de 3 ou mais fotos, essa junção de fotos tem como finalidade mostrar detalhes de áreas de pouca luz e também detalhes de áreas com muita luz, tudo na mesma foto, na mesma imagem, e não é essa brincadeira instantânea gerada com 2 cliques não, é um conceito fotográfico "chato" mesmo. Apenas como já conheço a técnica não acho justo quererem deturpar ela em nome do lucro fácil. No Google existem uma infinidade de artigos sobre esta técnica, mostrando o passo a passo, a necessidade do tripé ou de a câmera estar imóvel (sobre uma superfície estável que seja) quando for captar a cena entre outros detalhes que TEM que ser seguidos senão não é HDR. Tem gente satisfeita com o aplicativo ? com certeza tem mas amigo não se iluda se vc perguntar a qualquer um que trabalhe profissionalmente com fotografia verás que isso não passa de um fake fantasioso. HDR não é isso... como vc disse usaram o termo HDR de forma mundana e incorreta, no MEIOBIT tem um artigo bem superficial chamado "HDR para iniciantes" que ilustra o que digo aqui, esse artigo é até bem antigo com data de 2008. Espero estar contribuindo para o esclarecimento correto do termo HDR.
EDI LOPES
e pq de tres fotos? pq o dhr eh como se toda luz fosse visivel e nitida. entao se faz assim, a foto com a iluminacao normal, depois vc tira uma foto onde as luzes ficam mais evidentes e depois tia uma onde os sombras ( pretos) ficam mais evidentes. e pode se tirar ate 9 fotos que o Bridge trabalha numa boa. Pode-se tb fazer isso com apenas uma foto mas ai vai da sensibilidade do artista digital saber controlar manualmente as luzes.
Rodrigo Fante
procura HDR for free na App store que está cheio de aplicativos
Rodrigo Fante
Não vejo porque fazer de graça, o cara fez o software pensando em ganhar dinheiro, é tudo legal, compra quem quer sabendo como funciona. Claro, como você disse, tem uma pegadinha do HDR sem fake, embora traga algum resultado, mas é aquilo, se não for bom o pessoal que comprar vai avaliar de forma ruim e os demais não compram. Pelo que vi as análises do aplicativo na App Store são muito boas, 4 estrelas das 5 possíveis. Coisas do tipo: "-Fantástico, adoro a simplicidade e a forma como o aplicativo funciona" "-Este aplicativo faz um excelente trabalho juntando as imagens e compondo a imagem final, melhor que os similares " E segue nessa linha.. Concluindo, sim, podem ter usado o termo HDR de forma mundana e incorreta, mas se atende a espectativa dos usuários então fica tudo certo. Apenas uma pergunta, pelo que você disse precisariam de 3 fotos para formar o HDR, a Apple faz com 2, logo, o HDR oficial da Apple não é HDR também?
EDI LOPES
EU sou suspeito pra falar de feitos em fotos, pois sou detalhista d+e esse aplicativo ai nem de graca eu quero alias nem esse nem um outro que promete milagrosamente fotos em HDR
Vinicius Manga
esse app tava de graça semana passada, já tou usando desde que peguei, é muito bom mesmo, estou achando melhor que o próprio HDR fornecido pela apple no iOS.
Jairo
Até concordo contigo em parte, pois o que não acho justo é criar um "marketing" em cima de um termo fotográfico como é o caso do HDR e querer enganar o público leigo, como vc disse se for para brincar de "efeitinho" com 2 ou 3 cliques faça de graça...
Rodrigo Fante
Isso vai do bolso da pessoa e da paciência de tirar foto, jogar no computador, em um site e então usar, ou apenas clicar, tirar foto e estar pronto. Por isso o instagr.am fez sucesso, tira a foto, escolhe um efeitinho e está lá no facebook, tudo simples com 2,3 cliques.
Exibir mais comentários