RG pelo celular: Detran lança app Identidade Digital RJ para iPhone e Android

Identidade Digital RJ é o novo aplicativo do Detran do Rio de Janeiro para ter acesso à carteira de identidade (RG) pelo celular

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Aplicativo Identidade Digital RJ permite acessar o RG pelo celular (Imagem: Divulgação/Detran-RJ)
Aplicativo Identidade Digital RJ permite acessar o RG pelo celular (Imagem: Divulgação/Detran-RJ)

Detran do Rio de Janeiro revelou um novo aplicativo nesta quarta-feira (20). Conhecido como Identidade Digital RJ, o app permite que cidadãos fluminenses consigam acessar o RG pelo celular com validade em todo país. A plataforma já está disponível para download em smartphones Android e no iPhone (iOS).

O aplicativo facilita o acesso ao documento de identificação. Através dele, cidadãos fluminenses com 18 anos ou mais conseguem visualizá-lo diretamente pelo celular. Além disso, a plataforma oferece validade em todo o território nacional e vai trazer mais serviços no futuro.

“Nossa meta é deixar o Detran.RJ cada vez mais digital”, afirmou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, durante o anúncio do aplicativo. “Posteriormente, vamos disponibilizar outros serviços no app, como marcação de serviços de identidade e localização das unidades de atendimento mais próximas.” 

Mas é preciso ter uma versão mais recente do documento para utilizar o app Identidade Digital RJ. Apenas quem emitiu o RG a partir de 5 de abril de 2019 têm acesso devido ao QR Code necessário para a autenticação. “Os que tiverem a carteira sem QR Code poderão fazer a segunda via do documento e, depois, acessar o aplicativo”, explicaram.

Novo app do Detran do RJ acessa o RG pelo celular

Para usar o app, é preciso abri-lo, tocar em “Adicionar Identidade”, concordar com os termos de uso e ler o código QR que está dentro do RG. A plataforma também vai solicitar o reconhecimento facial e a criação de uma senha para gerar o documento digital. Vale lembrar que é preciso refazer a autenticação ao cada doze meses.

Confira os links de download do aplicativo: 

A instalação, vale ressaltar, é gratuita e opcional.

Com informações: Detran RJ e Mobile Time

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados