Ainda não existe uma forma eficiente e segura de efetuar pagamentos pelo celular, mesmo com a tecnologia da qual dispomos em pleno 2010. No Brasil é bem comum que as coisas demorem para acontecer, mas já está levando muito tempo para o pagamento móvel se tornar uma realidade. Felizmente um grande player americano está chegando por aqui para tentar mudar as coisas.

A Vivo e o PayPal anunciaram uma parceria para o ano que vem que vai permitir que seus usuários efetuem compras usando o celular o sistema de pagamentos que somente o PayPal oferece atualmente (até existem algumas empresas brasileiras com serviços similares, mas o PayPal continua sendo a referência no assunto. Segundo a Vivo, toda a operação será bastante segura, uma vez que os dados do usuário serão armazenados pelo parceiro de finanças.

O funcionamento desse sistema de pagamentos será independente do acesso à internet, bastando ter apenas o serviço de SMS habilitado no celular. O cliente da Vivo poderá criar uma nova conta no PayPal a partir do dispositivo móvel. Depois será necessário cadastrar os cartões de crédito, cujos números serão armazenados apenas pelo PayPal, que funcionará como um intermediário nas transações.

Leia mais | Ideia de jerico: Bolsa Família pelo celular (coluna da Bia Kunze)
Leia mais | Posts sobre o PayPal

No exemplo dado pela Vivo, o cliente que precisa comprar créditos para o celular pode simplesmente mandar um SMS com a senha do PayPal. Pronto, os créditos são liberados! Resta saber se esse serviço de pagamento poderá ser utilizado em estabelecimentos comerciais convencionais, situação que a Vivo ainda não explicou. De qualquer forma, ele estará disponível a partir do primeiro trimestre do ano que vem, segundo informou a operadora.

Esse serviço depende apenas de SMS, o que significa que não estará restrito a apenas alguns modelos de celulares (normalmente os smartphones).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@xrenan
Muito bom saber disso... Concordo com o amigo John... não deve envolver nenhum tipo de cartão... quem sabe ele ser vinculado com sua conta em um banco.
@brunogdb
[2]
John
Será uma mão na roda se der pra você comprar créditos para seu Vivo e puder "mandá-los", o quanto quiser do seu saldo, diretamente para a conta no PayPal. E pra quem tiver pós-pago, viria na conta no fim do mês o valor que tiver "comprado" para o PayPal. Resumindo, será vantagem se não envolver diretamente nenhum cartão de crédito/débito na história; do contrário só vejo mais burocracia.
João Berdeville
Essa idéia de pagar já existe faz um bom tempo. Começou com a Oi e o Oi Paggo, que funciona por meio de dois telefones, o seu e um do vendedor, também por meio de SMS. Pelo que me lembre, o vendedor manda um SMS com valor da compra e o seu número de celular. Você só recebe uma confirmação caso a compra seja efetuada. Meu pai já uso esse sistema da Oi uma vez... Uma pena que não pegou por aqui. Agora espero que nas mãos da Vivo e do PayPal dê certo :)
Guilherme
Eu achei que seria pagar com os créditos, ou adicionar o valor na conta. Pra quem não tem cartão e quer usar o PayPal seria muito bom.
Juarez Lencioni Maccarini
Pois é, essa parte da segurança me deixa intrigado. Sendo uma parceria com o PayPal eu imagino que todas as precauções serão tomadas para dar total segurança ao sistema, mas vou aguardar mais informações.
Felipe Cepriano
É uma idéia interessante, mas se for só pra carregar o celular nem é tuuudo aquilo. Pelo menos vai ajudar a aumentar a base de usuários do PayPal por aqui. Mas agora, mandar a senha do PayPal por SMS? Aposto que vai ter gente esquecendo a mensagem enviada gravada no celular... :/
@vinimazz
Tem que ser possível a compra em estabelecimentos :D a ideia é legal e tem que se ampliar no Brasil.
Caio Furtado
Ponto pra Vivo.
@Felipe_Volpatto
Nossa, idéia muita boa! :D