Chrome 95 é liberado com visual Material You e função para pagamentos

Chrome 95 tem cores do Material You no Android 12, nova extensão para confirmar compras e recurso para salvar e reutilizar grupos de abas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 9 meses
Google deve eliminar cookies de terceiros apenas em 2023 (Imagem: Tati Tata/Flickr)
Google Chrome no iPhone (Imagem: Tati Tata/Flickr)

A atualização deste mês do navegador do Google traz novidades no visual e nos recursos. O Chrome 95 se integra ao Material You do Android 12, traz confirmações de pagamentos usando biometria e dá a opção de salvar grupos de abas. Além disso, há uma nova API que é útil para aplicativos de edição de imagem, web apps podem abrir URLs e o suporte ao FTP foi totalmente removido.

Material You no Android 12

Primeiro, vamos às novidades de design. O Chrome para Android agora se integra à linguagem do Material You do Android 12. Assim, o navegador fica com a paleta de cores escolhida pelo usuário para o sistema.

Seção de abas do Chrome 95 para Android com o visual Material You
Seção de abas do Chrome 95 para Android com o visual Material You (Imagem: Reprodução/Android Police)

Esses recursos vem sendo testados desde julho — antes, era preciso ativar algumas flags para mudar o visual do aplicativo. Agora, a novidade está liberada para todo mundo com a versão mais recente do sistema operacional.

Barra de endereços do Chrome 95 para Android com Material You
Barra de endereços do Chrome 95 para Android com Material You (Imagem: Reprodução/Android Police)

Pagamentos com mais facilidade

Em relação aos pagamentos, o Google colocou uma extensão para esse tipo de autenticação. Ela pode ser usada por bancos para confirmar requisições feitas por vendedores e lojas online.

No exemplo dado no Github do W3C (consórcio que define padrões para a web), o Chrome para Mac pede para o cliente autorizar com o Touch ID o uso de seu cartão de crédito e o pagamento.

Confirmação de pagamento usando Touch ID do Mac
Confirmação de pagamento usando Touch ID do Mac (Imagem: Github/W3C)

Salvar grupos de abas

Outra novidade do Chrome 95 é a possibilidade de salvar grupos de abas. Assim, você pode usar estas mesmas páginas mais tarde, sem precisar entrar em cada site individualmente e recriar o grupo.

Por enquanto, esse recurso não vem liberado por padrão. Para usá-lo, é preciso acessar chrome://flags/#tab-groups-save, ativar a opção e reiniciar o navegador.

Preview da API EyeDropper, que ajuda web apps de edição de imagem a usar o seletor de cores
Preview da API EyeDropper, que ajuda web apps de edição de imagem a usar o seletor de cores (Imagem: Reprodução/Github)

Outras novidades do Chrome 95

A nova versão do navegador do Google ainda traz algumas pequenas novidades espalhadas pela atualização. Uma delas é a API EyeDropper, que ajuda web apps de edição de imagem a selecionar cores de imagens ou páginas.

Preview da API EyeDropper, que ajuda web apps de edição de imagem a usar o seletor de cores
Preview da API EyeDropper, que ajuda web apps de edição de imagem a usar o seletor de cores (Imagem: Reprodução/Github)

Outra mudança por baixo do capô é a permissão para web apps manipularem URLs. Assim, se você tem um aplicativo web instalado, ele poderia aparecer entre as sugestões para abrir um link, por exemplo. O resultado final é que esse tipo de programa vai ficar mais parecido com um software completo.

Por fim, o Google encerrou de vez o suporte ao FTP. Isso já tinha começado lá no começo do ano, com o Chrome 88, mas ainda restava parte do código. Agora, está tudo limpo, e não há nenhum resquício do antigo padrão.

Com informações: XDA Developers, Android Police

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados