Google Agenda ganha tempo de foco para manter a concentração no trabalho

Tempo de Foco do Google Agenda permite que os usuários indiquem um horário para não serem incomodados durante o trabalho

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Agenda (Imagem: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Agenda recebeu uma nova função para manter a atenção plena na hora do trabalho. Conhecida como Tempo de Foco, a função permite que os usuários estipulem um horário para evitar distrações e até recusar convites automaticamente. A novidade começou a ser liberada gradualmente nesta quarta-feira (20) a contas elegíveis.

A ferramenta visa impedir distrações indesejadas. Ao criar um novo evento, o usuário consegue escolher a opção “Tempo de Foco”, assim como o modo “Fora do Escritório”, para se dedicar a uma atividade sem incômodo. Também é possível ativar uma opção para recusar reuniões automaticamente dentro desse período de tempo.

“Com as mudanças em nossos ambientes de trabalho no ano passado, ter mais bate-papos e reuniões torna mais difícil para as pessoas reservar tempo para seu trabalho individual principal”, explicaram. “Com o novo recurso de Tempo de Foco, esperamos tornar mais fácil criar um tempo dedicado para reflexão e trabalho principal.”

A visualização no calendário também é diferente. Além do nome, há um ícone de headphone para indicar a necessidade de se evitar distrações naquele momento. Os usuários também conseguem escolher uma outra cor para o bloco de tempo. “Seu Tempo de Foco programado também será rastreado pelo Time Insights”, informaram.

Visualização de um evento com o Tempo de Foco habilitado (Imagem: Reprodução/Google)
Visualização de um evento com o Tempo de Foco habilitado (Imagem: Reprodução/Google)

Google Agenda: como usar o Tempo de Foco?

O Tempo de Foco está disponível tanto na versão web quanto nos apps para Android e iOS (iPhone e iPad). Mas só é possível adicionar novos eventos com a designação pelo computador. Nas demais plataformas, o usuário pode editá-los e excluí-los normalmente. Saiba como criar eventos eventos com o Tempo de Foco:

  1. Abra o Google Agenda pelo computador;
  2. Clique sobre o horário que você deseja programar o tempo de foco;
  3. Entre “Evento” e “Fora do Escritório”, clique em “Tempo de Foco”;
  4. Escolha um horário;
  5. Para declinar convites automaticamente, ative a opção “Recusar reuniões automaticamente”;
  6. Clique em “Salvar” para finalizar.
Painel para criar um evento com o Tempo de Foco (Imagem: Reprodução/Google)
Painel para criar um evento com o Tempo de Foco (Imagem: Reprodução/Google)

A nova inserção será exibida no calendário junto aos demais eventos. Mas vale ressaltar que apenas assinantes dos seguintes planos do Google Workspace podem utilizar o recurso:

  • Business Standard e Business Plus;
  • Enterprise Standard e Enterprise Plus;
  • Education Fundamentals, Education Teaching & Learning Upgrade, Education Standard e Education Plus;
  • Nonprofits.

“Não disponível para o Google Workspace Essentials, Business Starter, Enterprise Essentials e Frontline, bem como para clientes do G Suite Basic e Business”, informaram.

Com informações: Google Workspace Updates Blog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados