Início » Aplicativos e Software » Nokia N900 recebe Android 2.3 extra-oficialmente (vídeo)

Nokia N900 recebe Android 2.3 extra-oficialmente (vídeo)

Avatar Por

Que o N900, celular que a Nokia lançou somente esse ano no Brasil é muito mais que um smartphone, todo mundo já sabe. Basta ler sobre ele em qualquer site ou fórum especializado e descobrir milhares de truques e hacks para o bicho. Emuladores, sistemas operacionais, aplicativos diversos, o que você quiser em um celular pode acabar encontrando uma versão disponível para o N900, variando bastante em termos de qualidade. Mas um hack específico chamou atenção nos últimos dias. Pouco depois do Google liberar o Android 2.3, o N900 se tornou o segundo celular a rodá-lo. De forma não-oficial, obviamente.


(YouTube)

Isso foi possível graças ao trabalho do hacker russo Alexey Roslyakov, que já avisa: essa build no momento é muito mais uma prova de conceito do que um sistema operacional em estado "utilizável" (partindo do princípio de que você usa seu celular para outras coisas além de instalar sistemas operacionais diferentes nele). No momento, somente o WiFi e o som estão funcionando sem maiores problemas. Todo o resto ou funciona precariamente, ou não funciona. De qualquer forma pode ser que ainda vejamos novas versões do Android para N900 nas próximas semanas, dessa vez com menos bugs.

Vale lembrar mais uma vez que essa instalação não é oficial e muito menos aprovada pela Nokia ou pelo Google, então se você é um sortudo dono de um N900 e está pensando em fazer a instalação, lembre-se de que você precisa ter certeza absoluta do que está fazendo. Na dúvida, fique com as atualizações do Maemo ou aguarde versões mais novas do MeeGo.

Com informações: Engadget

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

andre dalmoro
olha me falarao que o nokia s900...quando colocado o android ele naum funciona nem a camera e nem o gps...iiissoo e verdade//
@Fireballmaker_
Dúvida: por que alguém quereria colocar o Android 2.3 num N900? Até onde eu sei, o Maemo 5 é um SO bastante superior (em termos de personalização e possibilidades) ao Android 2.3.

Só por poder instalar o Firefox com extensões (Flashblock, que me faz muita falta no smartphone), já é um enorme ganho de desempenho.
Daniel Luiz
Corrigindo, ele ja rodava o android 2.2, agora ele foi o 2° aparelho a receber a atualizaçao para o android 2.3
Daniel Luiz
Essa é a beleza da tecnologia desse aparelho, ja vi ele rodar MAEMO, MEEGO, WIMO e WinXP, SYMBIAN, LINUX, e agora ANDROID!!!

SÓ NAO PUSERAM A PORCARIA DO IOS NELE, PQ SENAO ELE PERDERIA AS FUNCIONALIDADES DO BLUETOOTH, OS APP DISPONIVEIS SERIAM APENAS OS QUE O TITIO STEVE (BLOW)JOBS LIBERASSE, NAO TERIA MAIS A FUNÇAO DE RADIO FM, NAO PODERIA MAIS SER PERSONALIZADO, ENTRE OUTRAS COISAS...
@brunogdb
Ai Nokia, já é uma oportunidade :P
@brunogdb
Seu Defy vai sofrer...
@danrocha_
Chorei de rir quando li essa matéria...
Poxa logo um Nokia! O pessoal nao tá dando bobeira.
Bota NÃO-oficial.
:)
Daniel Luiz
SEGUNDO SMART??
Defina primeiro smartphone para voce... Acho dificil encontrar algo melhor que o N900 hoje em dia, no que diz respeito a funcionalidades e personalizaçao.
Daniel Luiz
ME VENDE ELE ENTAO!!!
SOU LOCCO COM UM MUTANTE DESSES!!!
Caio Furtado
O grande (e único) problema da Motorola com as atualizações android, na minha opinião, é o inútil - sim, eu penso nele como inútil - MotoBlur.
¬¬'
Mike Metralha
Estou passando pela mesma coisa com o Motorola Backflip. Já há pessoas instalando a versão 2.1 do Android, extra-oficialmente também. Eu mesmo devo esperar mais um pouco, isto se eu fizer. Pois devo passa-lo pra frente logo mais!. #motofail
refux
cara, eu sei como voce se sente, eu tinha um galaxy spica (fiquei com ele por quase 1 ano) e quando vi que o update do 1.6 para 2.1 teria que ser feito na mão, fiquei meio apreensivo... mas se voce olhar bem os tutorias na net e talz, fazer backups e etc... o maximo que voce pode perder é as informações que estão no cel (contatos, apps, etc.)... logico que sempre pode dar uma zica... não sei tambem qual é o processo pra por android no n900... e tambem ainda nem é a hora pra isso, mas se realmente for algo parecido com o galaxy spica (tive que flashar ele 3 vezes, 1 pra por do 1.6 para o 2.1, e depois novamente para ter root e ai sim para colocar o 2.2) não corre risco nenhum... mas ainda assim, vale a pena esperar apenas acompanhando de perto a novidade...
refux
acho que ainda não seria a hora pra tentar instalar... mas sem medo de errar, vai ser uma otima opção quando estiver 100% funcional... e com certeza vai ter algum loco por ai fazendo o mesmo esquema de "cozinhar" firmwares com as opções desejadas... o que da muitas opções bacanas... ter meego e android no mesmo cel me parece uma opção muito boa =D... seria um otimo segundo smart... quem sabe eu ate nao pegue um...
Murdock
Tenho o N900 mas tenho dúvidas se sou sortudo já que não sou um geek típico e não sei usar o terminal do dispositivo. Quer dizer, qualquer coisa além do básico pode ser bem difícil.