Atualizações do Windows vão expirar para melhorar desempenho e segurança

Microsoft explica que pacotes de atualizações do Windows são reavaliados periodicamente para evitar downloads desnecessários

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Microsoft (Imagem: Tadas Sar/ Unsplash)

A Microsoft avalia as atualizações do Windows e coloca uma data de vencimento nelas para que não se acumulem. A política foi explicada em um blog técnico da empresa pela gerente de programas Christine Ahonen, em resposta a dúvidas de usuários. Ela conta que a prática serve para impedir que o tamanho cada vez maior afete o processo de update e, por tabela, prejudique o desempenho e a segurança do sistema.

Ahonen explica que os pacotes publicados são avaliados regularmente. Depois de muitos candidatos estarem listados, a empresa põe em prática o vencimento e os remove do Windows Update, do Microsoft Update Catalog e de outros canais de distribuição. A empresa publica duas ou três atualizações por mês, em média, então dá para imaginar o tamanho do acúmulo.

No entanto, nem todo pacote velho vence. Em alguns casos, a avaliação demora mais tempo, ou os pacotes não cumprem os critérios de expiração. Também existe o cenário em que dependências de um update em específico ainda sejam necessárias, fazendo com que ele permaneça disponível.

Outro caso é dos pacotes de segurança para Windows 8.1, Server 2012 SP2, Server 2012, 7 SP 1, Server 2008 R2 e Server 2008 SP2. Eles não são cumulativos e contêm apenas as correções de um mês de trabalho.

Como verificar se sua atualização do Windows está vencida

A gerente ensina como saber se a versão que você tem do Windows já venceu. Primeiro, você tem que saber qual é a build que está rodando no seu equipamento. No Windows 10, dá para descobrir isso indo em Configurações, Sistema, Sobre. O número da build estará ao lado de Compilação do SO. Depois, vá até o site de suporte da Microsoft e jogue aquele número na busca. Você encontrará a página correspondente à atualização. Se houver um “EXPIRADO” ao lado, quer dizer que o update venceu.

Blog da Microsoft indica que atualização está vencida
Blog da Microsoft indica que atualização está vencida (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Nesses casos, também há um aviso no topo da página recomendando instalar a atualização mais recente.

Início do post recomenda atualização
Início do post recomenda atualização (Imagem: Reprodução/Microsoft)

Updates do Windows 11 devem ser mais rápidos

Para facilitar a instalação de atualizações do Windows 11, a Microsoft quer distribuir pacotes menores nos intervalos entre as atualizações mensais ou de recursos do sistema operacional. Isso é possível graças a um recurso chamado Update Stack Package. Ele distribuirá arquivos de sistema desenvolvidos de forma independente do resto do SO — e, por isso, é mais limitado que uma atualização completa.

Outra mudança anunciada pela Microsoft foi o redesign dos updates cumulativos de segurança e qualidade do Windows 11, que serão aproximadamente 40% menores devido a um empacotamento mais eficiente. A promessa é de que o download e a instalação sejam mais rápidos.

Com informações: Windows IT Pro Blog 1, 2, Bleeping Computer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados