Início » Internet » Skype encontra culpado pela queda no serviço

Skype encontra culpado pela queda no serviço

Avatar Por

Enquanto que a empresa por trás do conhecido programa de chamadas via VoIP Skype fez um bom trabalho de remediar a interrupção do serviço ocorrida na semana passada, eles ainda não tinham divulgado os detalhes técnicos da queda. Até o momento sabíamos apenas que diversos supernodes saíram do ar, o que causou a interrupção de chamadas de milhões de usuários ao redor do mundo. Mas hoje a empresa revelou a peça inicial que causou o efeito dominó: uma versão do Skype para Windows.

Segundo o post no blog oficial da empresa, no dia 22 um servidor ficou sobrecarregado e isso fez com que os clientes do Skype recebessem respostas atrasadas. A grande maioria das versões do Skype conseguem processar esse atraso, mas a versão 5.0.0152 do programa para Windows tem uma falha de programação que não o processa direito e trava o aplicativo. Tanto as versões mais novas ou mais antigas para a plataforma da Microsoft quanto as versões para as demais plataformas não foram afetadas por esse problema.

Versão não afetada pela falha

Como 50% dos computadores com Skype roda essa versão falha do programa, houve um travamento em massa que tirou em torno de 25 a 30% dos supernodes do ar. Mas o que causou o efeito cascata veio depois. Apesar do Skype ter supernodes o bastante para redirecionar o tráfego e manter o serviço estável, o fato da queda ter ocorrido em um horário de pico fez com que outros supernodes ficassem com até 100 vezes mais carga do que o normal e isso fez com que outros deles também acabassem indisponíveis.

Resumindo: um evento catastrófico que deixou milhões de pessoas incomunicáveis ao redor do mundo foi causado por uma sucessão de problemas cada vez maiores e que só podem ser explicados por uma coisa. A lei de Murphy.

A empresa ainda diz que vai se esforçar mais para que os clientes do programa sejam atualizados com mais frequência, o que evitaria a ocorrência de falhas colossais como essa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Sem estágiario demitido? No pain no gain!
gsctt
Por essa e outras, o sistema de atualizações automáticas do Google Chrome é considerado um sucesso. Aliás, é um pouco criticado por alguns que o consideram invasivo ou sub-reptício, mas de modo geral, é eficiente.
simas
po, eu nao ganhei os meus minutos de graça depois do apagao alguem ai ganhou?
@Fireballmaker_
A maioria das distribuições Linux e (acredito que) o Mac OS X atualizam todos os programas com frequência, através de um assistente de atualizações. Então, de certa forma, a culpa é do Windows sim, cuja fabricante, a Microsoft, ainda não se deu ao trabalho de copiar a ideia.
Enivelton Tigre
Pelo menos foi uma dia só, a Oi foi uma semana e 3 dias (pelo menos na minha cidade).
Denis
Você leu o post ???? se sim você sabe que foi erro de programação do skype se não leu você, recomendo que leia antes de comentar :)
Denis
Eu tb :)
Renyer
Sempre o rWindow$! kkkkkkkkkkkkkkkkkk Depois dizem que é perseguição.
Daniel Drumond
IDEM, xD!
Matheus
Se fomos ver o Skype da bem menos problemas que algumas operadoras no Brasil como aquela que foi incendiada (leia-se Oi)
Matheus
Eu tbm, achei que ia ter a foto de um programador todo borrado. HAHAHAHHA
@brunogdb
Amigo, não sei se tem essa função, mas eu vejo atualização pelo Orbit, ele me avisa de tudo, até do Chrome, depois você vai e atualiza pelo Orbit ou vai no site do Skype, ou sei lá :P
@brunogdb
Eu também APASKPOAKS
Fabiano
Acabo de atualizar o meu! Caramba, o programa podia avisar quando tem atualizações disponíveis, não? #skypefail
@bernardomed
Atualização ao iniciar o programa, como nos Macs.
Exibir mais comentários