iPhone 13 tem atraso em entregas da pré-venda e falta de estoque

Clientes compraram iPhone 13 na pré-venda, mas pedidos não foram entregues no dia de lançamento; produto também não está disponível em lojas físicas

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
iPhone 13 (Imagem: Divulgação / Apple)

O iPhone 13 chegou às lojas brasileiras nesta sexta-feira (22) — ou, ao menos, era isso que deveria ter acontecido. Clientes se queixam de que lojas online ainda não faturaram seus pedidos feitos na pré-venda e que, em alguns casos, a entrega ficou para novembro. Mesmo no site da Apple a espera pode chegar a cinco semanas.

O Tecnoblog conversou com quatro clientes que fizeram seus pedidos na pré-venda, mas não receberam o aparelho nesta sexta (22), a data prometida de entrega. Em um dos casos, a Americanas remarcou a chegada para dia (26), enquanto em outro, ficou para novembro.

Atendimento da Americanas diz que iPhone 13 comprado na pré-venda
Atendimento da Americanas diz que iPhone 13 comprado na pré-venda (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Em dois pedidos feitos na Vivo, a companhia não chegou nem a emitir a nota fiscal. Respondendo a um dos clientes, ela disse que os produtos só são faturados quando saem para entrega, o que ainda não aconteceu devido à grande procura.

Resposta da Vivo a cliente que não recebeu iPhone 13 comprado na pré-venda
Resposta da Vivo a cliente que não recebeu iPhone 13 comprado na pré-venda (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Poucos aparelhos para uma demanda alta

De acordo com informações obtidas pelo iHelp BR, as lojas brasileiras receberam uma quantidade pequena de aparelhos da nova linha, especialmente do modelo Pro. Por outro lado, a demanda pelo iPhone 13 foi maior que a procura pelo iPhone 12 no ano passado, segundo fontes ouvidas pela publicação.

Some-se a isso a crise global de chips, que tem dificultado a produção de eletrônicos de todo o tipo — informações deste mês já davam conta de que a Apple fabricaria 10 milhões de aparelhos a menos por causa da falta de componentes para as telas OLED. A própria empresa já avisava que o estoque inicial seria bastante limitado.

Mesmo no site da Apple não há produtos para envio imediato — são cinco a sete dias úteis para a entrega dos modelos regulares e quatro a cinco semanas para o envio das versões Pro.

A falta de aparelhos atinge também as lojas físicas. Um cliente de Belo Horizonte disse não ter encontrado o iPhone 13 Pro nas unidades da iPlace na cidade nem mesmo para mostruário. Ao perguntar sobre o assunto, ele ouviu dos funcionários que não há previsão para receber modelos de 128 GB, só os de 256 GB.

Ao iHelp BR, TIM e Vivo disseram estar trabalhando com seus fornecedores para atender a demanda.

Com informações: iHelp BR

Receba mais sobre Apple na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Canal Exclusivo

Relacionados