Fone Bluetooth Anker Soundcore Q30: quando o premium tem preço de básico

Anker Soundcore Q30 é um headphone Bluetooth com cancelamento de ruído ativo, modo de transparência, som de excelente qualidade e um bom custo-benefício

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 11 meses
Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

A Anker é uma fabricante muito conhecida por baterias externas, cabos e outros acessórios, mas também tem presença respeitável no segmento de áudio. O Soundcore Life Q30 é um headphone Bluetooth com cancelamento de ruído ativo, modo de transparência e bateria para até 60 horas.

Ainda sem venda oficial pela Anker no Brasil, o Soundcore é facilmente encontrado em marketplaces e também pode ser importado de sites chineses. Vale a pena, o som é bom, é confortável? Usei o Q30 nas últimas semanas e vou te contar essas respostas nos próximos instantes.

Análise do Anker Soundcore Q30 em vídeo

Aviso de ética

O Tecnoblog é um veículo jornalístico independente que ajuda as pessoas a tomarem sua próxima decisão de compra desde 2005. Nossas análises não têm intenção publicitária, por isso ressaltam os pontos positivos e negativos de cada produto. Nenhuma empresa pagou, revisou ou teve acesso antecipado a este conteúdo.

O Anker Soundcore Q30 foi adquirido pelo Tecnoblog no varejo. Para mais informações, acesse tecnoblog.net/etica.

Design, acabamento e conforto

Quem vê o Soundcore Q30 de longe consegue entender que é um fone de ouvido comum. O design é bastante discreto, aposta bastante nas curvas e nas bases redondas, que conseguem disfarçar o formato oval das conchas.

Almofadas do Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Pegando o Q30 na mão pela primeira vez dá para entender que não se trata de um fone de ouvido muito caro: o acabamento é quase todo em plástico, e apenas a parte externa da alça leva algum tipo de material metálico. Mas isso não chega a ser um demérito tão grande: o produto demonstra robustez para aguentar o batidão do dia a dia.

Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Alça do Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

As almofadas e o apoio de cabeça utilizam algum tipo de couro sintético, e garantem conforto de uso do fone de ouvido por muitas horas prolongadas. Confesso que tenho um pouco de dificuldade de usar headphones durante muito tempo por conta do calor, mas acredito que o Q30 esteja dentro da média.

Sobre botões e conectividade: no lado esquerdo ficam as teclas de liga/desliga e para ativar o cancelamento de ruído, além de uma porta USB-C (aleluia!) para carregamento. Na parte direita tem o controle de volume e play/pause, além da entrada 3,5 mm para usar o Q30 via cabo P2, que acompanha o produto.

Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Ainda há outro tipo de controle, mas que fica escondido: ao repousar a mão sobre a concha direita se ativa o modo Transparência, que combina o som ambiente com o áudio que você está ouvindo. E nesse mesmo local fica a antena de NFC, que possibilita o pareamento rápido com smartphones Android.

Por sinal, o Q30 acompanha um estojo muito elegante, que é rígido e tem acabamento em tecido. Ali também fica um saquinho de pano para guardar o cabo USB para carregamento e o fio P2, e essa é uma solução que não gostei muito: seria muito melhor se existisse algum bolso interno para guardar esses acessórios, como no case de diversos outros headphones.

Anker Soundcore Q30 com estojo (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Um ponto que considero negativo é que as almofadas do Q30 não são removíveis, e provavelmente o couro sintético vai começar a descascar depois de alguns anos de uso. Isso compromete a vida útil do fone de ouvido.

Recursos, conectividade e bateria

O SoundCore Q30 é um fone Bluetooth relativamente fácil de usar: basta ligar pela primeira vez, abrir o menu do dispositivo e parear com o headphone. Quem tem um smartphone Android com NFC pode fazer isso de forma mais rápida, aproximando o celular à concha esquerda.

Um extra é o app Soundcore, disponível para iOS e Android. Ele permite controlar o equalizador do fone de ouvido e ajustar o modo de cancelamento de ruído. Também tem um modo chamado “Sono avançado”, que toca sons de chuva, vento, mar e até mesmo ruídos que algumas pessoas juram ser relaxantes, como barulho de ventilador ou trem.

  • O que é o ruído branco e como ele afeta seu sono [4 apps para testar]
Presets de equalização do Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Presets de equalização do Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Falando de bateria, a Anker promete autonomia de 40 horas em reproduções com o cancelamento de ruído ativo ou 60 horas com o ANC desligado. Sendo assim, o Q30 vai ficar muito tempo longe da tomada, especialmente considerando que cinco minutos de carga conseguem suprir até quatro horas de uso contínuo.

Outra coisa interessante é que o Q30 consegue se manter conectado em mais de um dispositivo ao mesmo tempo, e por aqui eu deixei ligado tanto no notebook como no celular. A transição de áudio entre diferentes equipamentos não é perfeita e demora alguns segundos, mas é muito mais cômodo do que ter que trocar o pareamento manualmente.

App do Anker Soundcore Q30 traz ruídos brancos (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
App do Anker Soundcore Q30 traz ruídos brancos (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Por fim, é importante lembrar que o Q30 tem microfone embutido. Como em qualquer fone Bluetooth, a qualidade não impressiona muito e vai lhe permitir atender ligações telefônicas ou participar de reuniões online sem muitos percalços.

Cancelamento de ruído

Um dos grandes atrativos do SoundCore Q30 é o cancelamento de ruído ativo, e posso dizer que ele é bem honesto. Pelo app é possível alternar entre três modos:

  • Transporte: cancelamento de frequências baixas, como ruídos de motores e barulhos de estradas
  • Interior: cancelamento de frequências médias em ambiente indoor, como escritórios e cafeterias
  • Exterior: para uso em ambientes externos de rua e barulhos de carros.
App do Anker Soundcore Q30 traz ruídos brancos (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Por aqui, tive melhores resultados de cancelamento com o modo Exterior, uma vez que por diversas vezes conseguia escutar barulho do teclado do computador quando a opção Interior estava ativada.

De forma geral, posso dizer que o ANC do Q30 é satisfatório: não impressiona, mas também não decepciona. Eu costumo ter experiências melhores com cancelamento de ruído ativo em outros fones como AirPods Pro e Bose QC35, mas seria covardia esperar o mesmo desempenho num fone que custa muito menos que a metade do preço.

Ativação do modo se transferência no Anker Soundcore Q30: basta repousar a mão na concha direita (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O Q30 também tem o modo de transparência, que é útil para você que precisa usar o fone de ouvido em ambiente de trabalho e quer ficar por dentro das fofocas dos coleguinhas de escritório. É possível ativá-lo tanto pelo app como no próprio fone, repousando a mão sobre a concha direita. Eu não sou muito fã desse tipo de solução porque todos os ruídos do ambiente acabam se misturando com a música, mas para quem gosta: vá em frente, funciona bem.

Mas tem um porém…

O Anker Q30 também pode ser utilizado como um fone de ouvido com fio, o que é ótimo para usar no sistema de entretenimento a bordo de aviões, por exemplo. Se não fosse um grande revés: dependendo da versão do firmware, não é possível usar o cancelamento de ruído ativo com a conexão P2.

É algo algo que considero muito frustrante, porque nem todo mundo quer usar Bluetooth – especialmente se você trabalha com um computador sem essa conectividade ou não quer lidar com o suporte problemático do Windows com o padrão de conectividade sem-fio.

Quando um cabo P2 está conectado, o fone ignora os comandos da tecla liga-desliga. Tentei de outra forma, mantendo o Q30 ligado para depois colocar o fio e… o fone desligou. 🤡

Pesquisei um pouco mais sobre esse problema e encontrei relatos de usuários que tinham o recurso funcionando na versão 02.10 do firmware, enquanto na versão 02.30 era impossível ativar o ANC com o fone conectado via cabo.

É estranho que a Anker tenha removido esse recurso numa atualização incremental. Enquanto isso, resta a esperança que um futuro upgrade permita o uso do cancelamento de ruído com o Q30 conectado via cabo.

Som

Essa é a parte que mais importa do review, e posso dizer que o Q30 não decepciona no som. Muito pelo contrário, eu achei a qualidade impressionante e que consegue colocá-lo no patamar de fones muito mais caros.

Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

O que eu notei por aqui é que o Q30 tende a priorizar os graves, mas os médios e agudos não ficam muito para trás. Isso é reforçado também com o equalizador padrão Assinatura Soundcore, e deve agradar a maior parte das pessoas. No entanto, pelo app é possível colocar outros estilos pré-definidos ou mesmo personalizar as frequências – eu preferi o Deep, que acentua mais os médios.

Dificilmente alguém não vai gostar do som do Q30. E é muito gostoso ouvir músicas que puxam para ambos os extremos, como The Bay, de Metronomy, que tem instrumentais tanto agudos como graves enquanto as vozes têm o seu destaque merecido.

Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Com os graves em destaque, o Q30 é um bom fone para ouvir música pop e eletrônica e garantem uma imersão nas batidas e no vocal. Digo o mesmo para uma pegada mais rock, como Starlight de Muse, que teve os instrumentais mais acentuados e envolventes, ou 1901 de Phoenix, cujos graves ficaram bem definidos e sem exageros.

E aqui abro parênteses para Happier Than Ever da Billie Eilish. É uma música que eu considero dificílima de ouvir em fones de ouvido por conta da distorção dos instrumentais da segunda parte (que existem por decisão da artista, quem sou eu pra não concordar), mas soou muito bem no Q30.

Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Por fim, não percebi que o cancelamento de ruído ativo afetasse tanto a qualidade da música. Também não obtive latência alta no Q30, e assistir filmes e outros tipos de mídia não causaram atrasos significativos que deixassem o áudio dessincronizado com o vídeo.

Vale a pena?

O Q30 tem alguns pontos negativos relevantes: o fato das almofadas não serem trocáveis é um problema que vai limitar a vida útil do dispositivo, e é vergonhoso que não seja possível utilizar o cancelamento de ruído quando o fone está conectado via cabo.

Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)
Anker Soundcore Q30 (Imagem: Lucas Braga / Tecnoblog)

Por outro lado, o som do Q30 me impressionou muito. Eu não esperava que um headphone de menos de R$ 600 reais fosse soar como fones de ouvido topo de linha com cancelamento de ruído ativo.

Sendo assim, dá para cravar que o Soundcore Q30 tem um custo-benefício excelente. Mesmo com os pontos negativos, considero que é uma compra que vale a pena e a Anker consegue entregar um produto com qualidade superior em comparação com outros fones de preços similares.

Uma pena é que o Soundcore Q30 não é vendido oficialmente pela Anker no Brasil, mas dá para encontrá-lo em diversos marketplaces nacionais com valores em torno de R$ 600. O preço sugerido para o mercado norte-americano é de US$ 79,99, mas sites chineses que entregam por aqui costumam fazer boas promoções.

Fone Bluetooth Anker Soundcore Q30

Prós

  • Qualidade do som equivalente a de fones muito mais caros
  • Cancelamento de ruído com modo de transparência
  • Bateria dura muito
  • Preço muito competitivo

Contras

  • Almofadas não são intercambiáveis
  • ANC não funciona com o fone conectado via cabo
Nota Final 8.6
Agudos
8
Bateria
10
Conectividade
9
Conforto
9
Design
8
Graves
9
Isolamento
8
Médios
7
Recursos
9

Receba mais sobre Bluetooth na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados