Início » Aplicativos e Software » Como usar o DaVinci Resolve

Como usar o DaVinci Resolve

Pós-produção em um aplicativo; saiba como usar o DaVinci Resolve e reunir as ferramentas de vídeo em uma única aplicação

Por

Se originou como um software para correção de cor em produtos audiovisuais. Veja abaixo, como usar o DaVinci Resolve e concentrar todas as necessidades de pós-produção em uma única ferramenta. Além das funções de correção de cor, os cortes em material bruto, edição final, fusões e efeitos e exportação estão presentes nas soluções do aplicativo.

Tela de edição Davinci Resolve
Como usar o DaVinci Resolve (Imagem: Black Magic Design/Divulgação)

De onde veio o DaVinci?

A origem do aplicativo DaVinci Resolve veio da empresa Blackmagic Design, a empresa tem crescido rapidamente, ganhando destaque, tentando se tornar uma das maiores inovadoras e fabricantes mundiais de tecnologias de vídeo criativo.

Com experiência extensiva em televisão, cinema e pós de alta qualidade, a empresa é focada em mudar a indústria, com soluções ao mesmo tempo simples mas de grande capacidade para profissionais.

O objetivo do DaVinci Resolve é ser a solução do mercado combinando edição profissional, correção de cores, efeitos visuais, gráficos em movimento e pós-produção de som em uma mesma ferramenta de software.

Resumindo, pode-se trabalhar com as imagens na qualidade original da câmera ao longo de todo o processo. É como ter o próprio estúdio de pós-produção em um único aplicativo.

Funções presentes no DaVinci Resolve

Edição

É um editor não linear profissional bem avançado. O layout familiar em trilhas, o design de monitoramento duplo e o fluxo de trabalho tradicional facilitam a aprendizagem para novos usuários, sem deixar de torná-la potente para editores profissionais acostumados a outros softwares.

Possui a montagem do tipo “arrastar e soltar”, atalhos de teclado personalizáveis para trabalhar mais rápido e uma biblioteca com centenas de títulos, transições e efeitos para integrar e animar. Outros pontos são: as ferramentas de gerenciamento de mídias, organização e linhas de tempo completas.

Corte

Para trabalhos mais rápidos que exigem menos detalhes, quem trabalhou antigamente com audiovisual pode comparar a ferramenta com as antigas máquinas de edição Sony BVE — “máquina à máquina”.

A página Corte é ideal para projetos com prazos apertados que deve-se entregar rapidamente. Ela também é ótima para trabalhos de documentário. A página de cortes possui uma interface simplificada e de fácil compreensão para novos usuários com foco na agilidade.

Recursos como a fita de origem, linhas de tempo duplas, visionamento rápido e as ferramentas de edição inteligentes ajudam a trabalhar mais rápido.

Cor

O produto principal também está presente, a correção de cor. A página Cor do DaVinci Resolve é o corretor de cores mais usado em Hollywood e vem colorindo e finalizando mais longas-metragens e programas televisivos do que outros sistemas.

A versão também é descomplicada com novos recursos projetados para facilitar que novos usuários obtenham resultados enquanto aprendem as ferramentas mais avançadas.

Operadora realizando correção de cores no DaVinci Resolve (Imagem: Black Magic Design/Divulgação)
Operadora realizando correção de cores no DaVinci Resolve (Imagem: Black Magic Design/Divulgação)

Fusion

Muitas ferramentas 2D e 3D para efeitos visuais e gráficos em movimento, além de editores de animação de curvas e quadros-chave avançados que permitem criar animações naturais e realistas.

O Fusion inclui tudo, desde rastreamento de ponto, planar e câmera 3D até rotoscopia e uma ferramenta de chaveamento para criar compostos fotorrealistas, títulos animados, sistemas de partículas 3D, entre outras funções.

Fairlight

O pacote de ferramentas de pós-produção de som profissionais do DaVinci Resolve. É como ter uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) integrada ao sistema de edição e colorização. As ferramentas de edição baseadas em teclado comuns permitem trabalhar mais rápido.

O novo Fairlight Audio Core permite trabalhar com até 2.000 trilhas ao mesmo tempo com processamento de efeitos, EQ e dinâmica em tempo real.

Mídias e entrega

A página é ideal para antes e depois de finalizado o trabalho. Serve para importar, gerenciar e entregar projetos finais. A página Mídias oferece uma área de trabalho em tela cheia para maior concentração na preparação de imagens, sincronização de clipes, organização de filmagens em ficheiros e adicionar metadados antes de iniciar a montagem.

A ferramenta de exportação rápida permite carregar arquivos no YouTube, Vimeo e Twitter a partir de qualquer lugar do software, mas a página de entrega oferece controle total sobre as opções de codificação e formatos, além de uma fila de renderização para exportar múltiplos trabalhos.

Gratuito e pago

Existem duas versões do sistema, o DaVinci Resolve que é grátis e o DaVinci Resolve Studio, que é a versão paga do software. Ambas as versões, normalmente, atendem os usuários iniciantes ou “caseiros”, a diferença para o Studio são algumas funções adicionais.

O Studio Inclui tudo da versão gratuita, mais o DaVinci Neural Engine, ferramentas de estereoscopia 3D, dezenas de filtros Resolve FX adicionais e plug-ins de áudio Fairlight FX, além de gradação HDR avançada e escopos HDR.

O DaVinci Resolve é a fusão de todas as ferramentas necessárias para uma boa pós-produção para trabalhos audiovisuais. Se as necessidades são supridas apenas com a versão grátis, é só baixar e aproveitar.

Com informação: Black Magic Design.