Como baixar mods de jogos pela Oficina Steam [Workshop]

A fim de explorar novas possibilidades em seu game favorito? Veja como pesquisar e baixar um mod de jogo pela Oficina Steam

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano
Steam (Imagem: Divulgação/Valve)
Steam (Imagem: Divulgação/Valve)

Indispensáveis para quem gosta de explorar novas possibilidades de um game, personalizando alguma parte do seu conteúdo, os mods são muito populares entre os jogadores do Steam. Se você é usuário da plataforma e pretende usar uma dessas criações pela primeira vez, veja como baixar mods de jogos pela Oficina Steam (Workshop) de maneira rápida e fácil, e trazer ainda mais diversão ao seu jogo favorito.

Para encontrar um mod de um determinado jogo na Oficina Steam e baixá-lo, siga os passos:

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Abra a página do jogo na sua Biblioteca:

    Faça login na sua conta Steam e, no topo da página, clique em “Biblioteca” e depois em “Início”. Todos os seus jogos aparecerão em uma lista à esquerda. Escolha o jogo em questão e clique sobre ele para abrir sua página na Biblioteca;Como baixar mods de jogos pela Oficina Steam [Workshop] / Steam / Reprodução

  2. Acesse a Oficina Steam (Workshop):

    No menu do jogo em sua Biblioteca, clique em “Oficina” para abrir a página do game na Oficina Steam;Como baixar mods de jogos pela Oficina Steam [Workshop] / Steam / Reprodução

  3. Encontre e inscreva-se no mod desejado:

    Se você está à procura de um mod específico, digite seu nome no campo de busca para achá-lo. Se não, navegue pela página, filtrando a busca pelo tipo de mod que deseja encontrar. No final da página eles aparecem separados em mais populares, mais inscritos e mais recentes e, em uma coluna à direita, há filtros mais específicos que podem ser usados. Encontrado o mod que deseja, toque sobre ele e, em seguida, clique em “Inscrever-se”;Como baixar mods de jogos pela Oficina Steam [Workshop] / Steam / Reprodução

  4. Baixe o mod:

    Após inscrever-se no mod, clique novamente em “Biblioteca” e em “Início” e toque sobre o game em questão, na sua lista à esquerda. Será necessário clicar em “Jogar” para que o mod seja baixado. Após concluído o processo, clique novamente em “Jogar” e divirta-se.Como baixar mods de jogos pela Oficina Steam [Workshop] / Steam / Reprodução

Para abrir a página de um jogo na Oficina Steam, ao invés dos passos 1 e 2, você também pode fazer o seguinte caminho:

  1. Faça login no Steam e clique em “Comunidade” e, em seguida, em “Oficina”;
  2. No campo “Buscar uma Oficina” digite o nome do jogo e dê enter;
  3. Navegue pela sua página na Oficina e realize os passos 3 e 4 para baixar um mod na Oficina Steam.

Vale ainda ressaltar que, via de regra, alguns mods requerem que você acesse uma área específica do jogo para liberar seu conteúdo.

Mods da Oficina Steam

Para quem não conhece o termo, mods nada mais são do que alterações não oficiais de um jogo, ou seja, mudanças feitas no conteúdo de um game por um terceiro. Essas modificações podem ir desde novas armas e mapas, correções de bugs e atualizações de gráficos, até alterações completas, que criam praticamente um novo jogo.

A Oficina Steam é uma área da plataforma dedicada exclusivamente às criações de usuários da comunidade, o que permite que mods de inúmeros jogos estejam disponíveis nesse espaço. Há algumas regras de participação para que um usuário tenha seu trabalho publicado por lá, mas, a partir do momento que um mod é adicionado à Oficina, ele fica disponível para qualquer jogador baixá-lo e usá-lo.

É possível navegar pela Oficina ordenando seu conteúdo por ordem alfabética, em destaque, mais recentes e até mesmo games mais jogados, o que facilita a descoberta de jogos que o usuário talvez nem saiba que possuíam mods.

Mods famosos

Ao longo dos anos, alguns mods bastante complexos, que praticamente recriaram seus títulos originais, fizeram tamanho sucesso com o público que se tornaram eles mesmos muito populares.

Um dos casos mais clássicos é o do jogo Counter-Strike, que nasceu originalmente como um mod do título Half-Life e se tornou um fenômeno na comunidade. Outro exemplo é o Defense of the Ancients (DotA), que nasceu como um mod de Warcraft 3, e que com sua sequência, o DOTA 2, se tornou um dos principais esports da atualidade. Além disso, títulos como Team Fortress (mod de Quake) e DayZ (mod de Arma 2) também engrossam essa lista.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Steam na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Canal Exclusivo

Relacionados