Início » Computador » O que é Hi-Res Audio?

O que é Hi-Res Audio?

Áudio em alta definição; saiba o que é Hi-Res Audio, suas características e principais diferenças para o Lossless Audio

Por

O Hi-Res Audio, em teoria, soa melhor e mais nítido. Possui faixa dinâmica superior e melhor separação de instrumentos, além de baixo ruído. Veja abaixo, o que é Hi-Res Audio e quais são as características que definem esse segmento, além das principais diferenças entre o outro formado de alta definição — chamado lossless —, onde não existem perdas de compressão.

o Hi-Res Audio é uma coleção de tecnologias digitais que resultam na reprodução de música com uma qualidade que supera os CDs tradicionais (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
O que é Hi-Res Audio (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

É um formato estático?

Apesar de ser uma definição, as características do Hi-Res Audio estão sempre mudando. Por exemplo, quando o áudio de 8 bits era o padrão, 16 bits / 44,1 kHz eram considerados de alta qualidade. E hoje, quando 16 bits / 44,1 kHz é o padrão, 24 bits / 96 kHz está no território do Hi-Res Audio.

O conceito de Hi-Res Audio é um esforço de padronização e definição de taxas. Para evitar confusão, as marcas e grupos mais influentes na indústria de áudio cooperaram para padronizar as especificações técnicas de áudio de alta resolução.

Em sua definição mais simples, o áudio de alta resolução é uma coleção de tecnologias digitais que resultam na reprodução de música com uma qualidade que supera os CDs tradicionais. Para ingressar nesse hall os requisitos rígidos de desempenho devem ser atendidos para que equipamentos de audição, como alto-falantes, fones de ouvido, sejam considerados dispositivos de áudio de alta resolução.

Conceito muito relativo

As duas especificações de alta resolução mais comuns são 24 bits / 96 kHz e 24 bits / 192 kHz. Na verdade, essas duas especificações transmitem 3,2 e 6,5 vezes mais informações de áudio digital em comparação com os CDs. Como resultado, o Hi-Res Audio oferece uma experiência de audição mais completa, com a reprodução musical mais detalhada e envolvente.

Formatos Hi-Res Audio

Alguns dos formatos mais conhecidos incluem FLAC, AIFF, WAV e ALAC. Todos esses formatos suportam áudio de alta resolução compactados com ou sem perdas. A Apple usa o ALAC para streaming de alta resolução no Apple Music.

ALAC é um formato sem perdas, o que significa que sua compressão não prejudica a qualidade do som. Também é incrivelmente eficiente em termos de espaço. Se o compararmos com o WAV, que não aplica compactação, o ALAC ocupa a metade do espaço de armazenamento.

Diferenças entre Hi-Res Audio e Lossless

Áudio Lossless não é o mesmo que Hi-Res Audio. Onde o primeiro define o efeito de compressão na amostra de áudio, o segundo é a medida de fidelidade do áudio. Portanto, o áudio lossless pode ser de baixa ou alta resolução, são conceitos distintos.

Acredita-se que o lossless oferece o melhor de cada aspecto — áudio de alta resolução sem comprometimento, combinado com tamanhos de arquivo que ainda são adequados para streaming, por isso o conceito vem chamando tanta atenção.

Com informação: Edifier, Make use of.