Início » Jogos » 7 dicas para sobreviver em Back 4 Blood

7 dicas para sobreviver em Back 4 Blood

Está morrendo mais do que o normal em Back 4 Blood? Então vale conferir este guia com algumas dicas de sobrevivência

Por

Back 4 Blood traz algumas semelhanças com Left 4 Dead, especialmente no objetivo principal do jogo: quatro sobreviventes, encarando hordas de zumbis, e tendo que encontrar refúgios para completar cada etapa da campanha. Mas as semelhanças param por aí e você notará que o sucessor espiritual de L4D é bem mais desafiador. Por isso, dá uma olhada em algumas dicas de sobrevivência em Back 4 Blood.

7 dicas para sobreviver em Back 4 Blood (Imagem: Divulgação/Turtle Rock Studios)

1. Não jogue achando que é mais um Left 4 Dead

Se você jogou muito Left 4 Dead (ambos os jogos), ou ao menos passou por eles em algum momento, é até natural achar que Back 4 Blood é quase a mesma coisa. Pois bem, após alguns minutos de jogo você notará que há diferenças. A fórmula L4D é extremamente simples: pega uma arma, mate zumbis, complete um ou outro objetivo pelo caminho e chegue na safe house. Você pode fazer tudo isso sozinho, não se importando tanto com seus companheiros.

Se antes você era do tipo mais “lobo solitário” do que cooperativo, Back 4 Blood vai te fazer jogar em equipe na marra. Isso porque, ao contrário do jogo da Valve, os quatro sobreviventes (ou todos que estejam vivos) precisam estar dentro do refúgio para a fase ser concluída. Se alguém ficar caído para trás, ou alguém precisa ir salvá-lo ou alguém precisa convencer o moribundo a desistir da vida.

Manter o grupo unido também garante que os bônus de equipe, que podem ser conseguidos por meio de cartas, sejam aplicados a todos. Além do fato de ser mais rápido ajudar alguém caído.

2. Escolha bem o seu time

Enquanto que escolher um personagem para jogar em Left 4 Dead era apenas uma questão de gostar ou não de alguém, em Back 4 Blood cada sobrevivente tem habilidades únicas que podem ajudar a todo o time e a si próprio.

Há personagens, por exemplo, que quando estão na equipe aumentam a vida de todos, enquanto que outros melhoram a velocidade e estamina. Você pode ampliar ainda mais essas vantagens com combinações de cartas que favoreçam o ponto forte do seu personagem.

3. Faça melhorias em suas armas

Essa é mais uma diferença de Back 4 Blood. As armas agora podem receber upgrades com peças anexadas a cada equipamento. As melhorias podem ser em redução de recuo, mais munição, mais capacidade de dano e etc.

Você pode comprar esses upgrades num grande baú laranja dentro dos refúgios, ao iniciar uma nova parte da campanha. Há mais de 30 armas para escolher e, consequentemente, várias opções de melhorias.

Fique atento para algumas armas que encontrar pelo cenário, pois elas podem ter acessórios quebrados anexados a elas. Não há como apenas retirar esse upgrade quebrado e jogar fora (ao menos não por enquanto). Então, quando tiver a oportunidade, compre uma melhoria igual para o mesmo lugar.

7 dicas para sobreviver em Back 4 Blood (Imagem: Divulgação/Turtle Rock Studios)

4. Guarde dinheiro para comprar kits de cura

Entre uma horda e outra, você terá um rápido respiro para explorar um pouco a volta. Fique de olho por pequenos armários vermelhos nas paredes (e até em alguns refúgios). Você pode se curar nestes gabinetes médicos.

Cada jogador pode se curar uma vez gratuitamente por gabinete e depois é preciso pagar 400 cobres para curas extras. A vantagem de usar esses armários é que eles reduzem também o trauma do seu personagem, ou seja, aquela parte que fica bloqueada da sua barra de vida ao morrer alguma vez.

Agora vem a parte do trabalho em equipe: se notar que alguém do time está com o nível de trauma alto demais e o personagem pouco conseguirá se curar sozinho, o certo é alguém (melhor de vida) ceder sua cura grátis para este jogador. Mesmo assim, é sempre bom deixar reservado uns 400 cobres para esta necessidade.

5. Acerte os pontos fracos dos infectados especiais

Neste ponto, Back 4 Blood se parece bastante com Left 4 Dead. Assim como no jogo da Valve, há infectados de elite ou especiais no jogo. Alguns deles têm até comportamentos parecidos, como um tanker, o que explode e te cobre de bílis, os que te caça, o que chama a horda se for alertado e etc. Ah, existem uns enormes com barra de vida também; faz lembrar uma boss fight.

Com o tempo, você aprenderá o padrão de ataque de cada um e como tentar evitá-lo. A dica aqui é mirar principalmente em pontos vermelhos, que saltam ao restante do corpo, destes infectados de elite. Nestes locais, as criaturas recebem ainda mais dano e você pode desmembrá-los com um crítico.

PS: fique atento às paredes! Há um tipo bem peculiar de infectado especial que fica dentro de um casulo, grudado na parede, só esperando algum desavisado passar por perto para atacar.

6. Atenção às cartas de corrupção

Ao começar um novo nível, o jogo irá selecionar algumas cartas de corrupção que funcionam como modificadores da partida – geralmente dificultando ainda mais a sua vida.

Por mais que a tentação seja apenas pular essas cartas, é bom parar e dar uma olhada no que elas vão pesar na sua gameplay da vez. Assim, você e seu time podem se preparar melhor e escolher cartas que, dentro do possível, consigam contrabalancear mais esse inimigo no jogo.

7. Repita algumas fases e consiga mais cartas

Back 4 Blood não é só pegar sua arma e correr para o refúgio mais próximo com seus amigos de time, mas isso você já deve ter percebido se chegou até aqui. Montar um bom deck de cards é parte fundamental para sobreviver por mais tempo no jogo e você precisará voltar algumas vezes, em fases iniciais, para conseguir cartas diferentes e diversificar seu arsenal.

Sim, o jogo vai te incentivar com muita dor e sofrimento a fazer grinding e backtracking. Além de encontrar cartas em caixas espalhadas pelo mapa, você também pode comprá-las no acampamento, na mesa de suprimentos. Crie decks diferentes para tirar mais vantagem das características de cada personagem, por exemplo. Outra dica é montar decks que possam ajudar o grupo.

Monte um deck, coloque-o em prática, pegue mais cartas e vá melhorando. Em algumas idas e vindas, e alguns cards poderosos, e você conseguirá fechar a campanha principal do jogo. Boa sorte!