Como fazer collab no Instagram para publicar uma foto em duas contas

Ferramenta permite compartilhar post com outras pessoas em mais de um perfil no Instagram; recurso pode ser usado na aba "Marcar Pessoas" na hora de publicar

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 1 semana
Imagem mostra um exemplo de post collab no Instagram entre o perfil Tecnoblog e do personagem fictício Chandler
Saiba como criar e como aceitar participar de uma collab no Instagram (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Fazer collab no Instagram é compartilhar a autoria de uma postagem na rede social entre duas contas diferentes. Com a ferramenta, uma publicação aparece para seguidores de ambas as contas, aumentando a visibilidade mútua.

Para adicionar um usuário como collab é necessário fazer o convite na hora de postar no Instagram. O processo é concluído quando a outra pessoa aceita o convite.

A seguir, entenda detalhes sobre como fazer posts colaborativos no Instagram pelo Android ou iOS, já que a ferramenta não está disponível no PC.

Como adicionar um colaborador em uma foto no Instagram

1. Inicie uma publicação no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular Android ou no iPhone. Então, toque no botão “+”, no centro da parte inferior da tela, para criar uma publicação.

Captura de tela do Instagram mostra como criar uma publicação

2. Escolha uma foto ou vídeo para postar em conjunto

Selecione a opção “Publicação”, na barra na parte inferior da tela, e escolha uma foto ou vídeo da galeria do seu celular para postar em conjunto no Instagram. Depois, toque em “Avançar”, no canto superior direito da tela, para continuar.

Capturas de tela do Instagram mostram como selecionar um conteúdo para publicar no feed da rede social

3. Edite a mídia antes de publicar a collab com outra pessoa no Instagram

Se desejar, edite a foto ou o vídeo selecionado e, depois, toque no botão azul “Avançar”.

Captura de tela do Instagram mostra a tela para editar um conteúdo

4. Toque em “Marcar Pessoas” para adicionar um colaborador à publicação

Toque na opção “Marcar Pessoas” para abrir o menu para mencionar perfis ou convidar um colaborador para a publicação no Instagram.

Captura de tela do Instagram indica como acessar a área "Marcar Pessoas"

5. Toque em “Convidar Colaborador” para compartilhar publicação com outra pessoa

Selecione a opção “Convidar Colaborador” e toque no campo “Pesquisar um usuário” para buscar pela pessoa que participará da publicação em conjunto. Então, toque em cima do perfil dela para enviar o convite da collab.

Capturas de tela do Instagram indicam como buscar um usuário para realizar collab

6. Confirme o envio do convite de colaboração

Toque no ícone azul de check (✓), no canto superior direito da tela, para terminar de enviar o convite para compartilhar a publicação com outra pessoa no Instagram.

Capturas de tela do Instagram indicam como confirmar o envio do convite para a collab

7. Compartilhe a publicação em conjunto no Instagram

Escreva uma legenda e edite o restante das informações para postar a collab no Instagram. Por fim, toque no botão azul “Compartilhar” para concluir.

Captura de tela do Instagram indica como compartilhar uma collab

Como aceitar um convite de colaboração no Instagram

1. Abra as suas DMs do Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular e toque no ícone de mensagens diretas (DMs), no canto superior direito da tela, para ver os bate-papos e convites para aceitar ser o colaborador.

Captura de tela do Instagram mostra como acessar a área de Mensagens Diretas (DMs)

2. Abra a conversa com o convite para aceitar ser colaborador

Toque na conversa com a pessoa que convidou você para ser o colaborador de uma publicação no Instagram. Então, toque na opção “Ver solicitação” para avançar.

Capturas de tela do Instagram mostram como acessar uma DM com o convite para o collab

3. Toque em “Aceitar” para fazer a publicação aparecer em dois perfis do Instagram

Toque na opção “Analisar” para abrir uma janela pop up do Instagram. Então, toque na opção “Aceitar” para postar a foto e ela aparecerá no seu perfil como um post colaborativo.

Capturas de tela do Instagram mostram como aceitar o convite para o collab

Posso fazer collab no Instagram depois de postar uma foto?

Não dá para adicionar um colaborador após postar uma foto no feed do Instagram. O recurso de collab está disponível somente nas opções de edição antes de realizar uma publicação na rede social da Meta.

Depois do conteúdo ir ao ar, você só pode editar a publicação no Instagram e marcar pessoas na foto. Contudo, os perfis mencionados não terão a foto ou o vídeo compartilhado diretamente no feed.

Até quantos colaboradores eu posso adicionar no Instagram?

Você pode enviar convites para até três pessoas serem colaboradores da publicação no Instagram. Isso significa que a foto ou vídeo publicado pode ter até 4 autores no total (incluindo você).

É importante lembrar que você também pode marcar outras pessoas no Instagram. É possível mencionar até 20 perfis em uma publicação na rede social, mas eles não serão listados como colaboradores.

É possível adicionar um collab em uma foto no Instagram pelo PC?

Você não consegue adicionar colaboradores em uma publicação ao postar no Instagram pelo PC. Isso ocorre porque o recurso para criar collab é exclusiva do app para Android e iOS.

Contudo, você ainda pode publicar fotos e vídeos e marcar pessoas em seus posts criados pelo PC. Lembrando que a versão web tem recursos mais limitados do que a versão para celulares.

Dá para fazer collab com um perfil privado no Instagram?

Sim, é possível fazer collab com um perfil privado no Instagram. Porém, há algumas regras para cada caso:

  • Perfis públicos: podem postar fotos no Instagram e convidar outros perfis públicos ou privados para serem colaboradores. Não é necessário que os perfis sigam um ao outro na rede social;
  • Perfis privados: só podem fazer collabs com perfis públicos ou privados, desde que sejam seguidores aprovados pela conta privada.

É possível remover um colaborador de uma foto no Instagram?

Sim, você pode remover um colaborador sem apagar a foto do Instagram. Basta acessar o post no seu perfil, tocar no ícone de três pontos no canto superior direito da tela e escolher a opção “Editar”. Ao abrir a página de edição da imagem, selecione o ícone de marcação e remova o colaborador pelo ícone “X”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados