Google Chrome prepara novo truque para abrir páginas mais rápido

Ainda em desenvolvimento, novo recurso do Google Chrome incrementa o processo de renderização para agilizar o carregamento de páginas

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Chrome em um MacBook (Imagem: Caio/Pexels)

Google está trabalhando em um novo recurso para acelerar o carregamento de sites pelo Google Chrome. A nova ferramenta promete reduzir o consumo de recursos ao rasterizar somente os elementos necessários de páginas da web. A novidade ainda está em desenvolvimento e, portanto, não está disponível a todos os usuários.

O protótipo do recurso é conhecido como RawDraw. De acordo com a descrição da função no Chrome Flags, quando habilitada, “o conteúdo da web será rasterizado na superfície de saída diretamente”. A plataforma de ferramentas experimentais ainda indica que é possível utilizá-lo no Android, Chrome OS, Linux, macOS e Windows.

Os detalhes sobre a função foram revelados pelo Android Police. O site explica que o RawDraw foca em melhorar o processo de carregamento de páginas. Isto porque, ao acessar um site, o navegador divide a página em uma grade blocos de 256 x 256 pixels cada. Depois, os recursos são alocados para esses ladrilhos. E é aí que a novidade entra.

A nova função faz com que o Viz, processo por trás da GPU, deixe de alocar as texturas em cada bloco. Assim, os ladrilhos necessários poderão ser rasterizados mais rápido enquanto a carga na memória RAM e CPU (processador) é diminuída. Em consequência, o tempo de carregamento é reduzido e o consumo de recursos se torna mais eficiente.

Opção para ativar o RawDraw no Chrome Flags (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Opção para ativar o RawDraw no Chrome Flags (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Google Chrome: RawDraw ainda está em desenvolvimento

É importante ressaltar que o RawDraw ainda está em desenvolvimento e, portanto, há muita instabilidade Noah momento que podem dificultar ou até inviabilizar o uso do browser. Caso queira testá-lo antes do lançamento (por sua conta e risco), é preciso ter o Chrome Beta instalado: na manhã desta terça-feira (26), consegui habilitá-lo na versão 96.0.4664.18 do beta para macOS Monterey (Intel). O recurso ainda não está disponível no Chrome Flags da versão estável do navegador do Google.

Saiba como habilitar o recurso experimental a seguir:

  1. Abra o Chrome Beta e verifique se há atualizações disponíveis;
  2. Acesse a página “chrome://flags/” pela barra de endereços;
  3. Pesquise por “Enable raw draw”;
  4. No menu de contexto que corresponde à opção “Enable raw draw”, altere de “Default” para “Enabled”;
  5. Reinicie o navegador.

Após a reabertura do navegador, o recurso estará ativado. Para desativá-lo ou restaurar as configurações originais, basta repetir o processo e escolher a opção “Disabled” para o primeiro caso ou “Default” para o segundo. Em seguida, é só reiniciar o Google Chrome para que os novo ajustes entrem em funcionamento.

Com informações: Android Police

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados