Google defende Android 12 com novo botão “Internet” para Wi-Fi e 4G

Mudança nos atalhos para gerenciar o acesso à internet via Wi-Fi e 4G no Android 12 é alvo de críticas de usuários; Google explica alterações

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 traz um botão que unifica os ajustes do Wi-Fi e redes móveis na central de notificações. O novo atalho “Internet”, no entanto, tornou-se alvo de críticas de usuários do sistema operacional recentemente. Em resposta às queixas, o Google defendeu e deu explicações sobre a mudança nesta segunda-feira (25).

O episódio gira em torno do novo atalho para gerenciar a conexão com a internet. Tradicionalmente, o Android separava os botões para ativar e desativar o Wi-Fi e redes móveis com um único toque. Mas este comportamento foi alterado no Android 12 depois que as duas teclas foram unificadas em um painel conhecido como “Internet”.

O botão “Internet” leva os usuários a uma nova tela com ajustes rápidos do Wi-Fi e de redes móveis. Através dela, é possível ativar ou desativar o acesso à internet pelo3G, 4G e 5G. Mais abaixo, também há a opção para ligar ou desligar o Wi-Fi e acessar as redes encontradas nos arredores sem precisar abrir as configurações do sistema.

A novidade, no entanto, não foi muito bem recebida. Isto porque, conforme relatado pelas queixas, não é mais possível alternar entre as redes ou desativá-las com um único toque. Agora, ao contrário de como acontecia anteriormente, o ato de pressionar o novo botão leva os usuários a uma nova janela para, depois, fazer esses ajustes.

Novo painel "Internet" do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)
Novo painel “Internet” do Android 12 (Imagem: Reprodução/Google)

Mudança visa facilitar acesso aos ajustes, diz Google

O Google deu algumas explicações sobre a mudança nesta segunda-feira (25). Em uma página de suporte, a companhia afirmou que a mudança visa promover “uma experiência mais intuitiva aos usuários” ao alternar a conexão entre o Wi-Fi e redes móveis no Google Pixel. Eles também justificaram a mudança na mesma publicação:

“Em nossos estudos com usuários, descobrimos que a maioria dos usuários desativa o Wi-Fi para forçar a conexão do celular com redes móveis [em caso de instabilidade na conexão]”, explicaram. “Os usuários que desligam o Wi-Fi frequentemente se esquecem de ligá-lo novamente, resultando em um possível uso excessivo de dados móveis. Nossa pesquisa mostrou que isso tem sido um problema para os usuários, então tomamos a decisão de resolver isso com este lançamento. Com as mudanças que estamos fazendo, os usuários com problemas de conexão Wi-Fi podem simplesmente passar a usar sua operadora com dois toques rápidos.”

O Google ainda afirmou que pensa em levar melhorias ao painel “Internet” no futuro. É o caso da opção para alternar os dados móveis de uma linha para outra, se o celular utilizar dois chips de operadora (Dual SIM). A nova página também se tornará acessível a partir da tela de bloqueio em breve.

Usuários criticam mudança em atalho para gerenciar Wi-Fi e 4G do Android 12 (Imagem: Adrien / Unsplash)
Usuários criticam mudança em atalho para gerenciar Wi-Fi e 4G do Android 12 (Imagem: Adrien / Unsplash)

Usuários questionam mudança do Google

Mas a explicação do Google não apaziguou os ânimos e não impediu que usuários mantivessem as suas queixas. “‘Dois toques rápidos’ é irônico; não há nada rápido sobre dois toques”, afirmou uma pessoa em um comentário feito na publicação. “Costumava ser um toque para Wi-Fi e dados móveis. Ninguém pediu para ser alterado.”

“Este novo botão de internet é o único motivo pelo qual estou voltando para o Android 11”, disse outro usuário. “Por favor, traga de volta uma opção para alternar Wi-Fi e dados móveis independentes. Eu nunca deixo os dados móveis ligados por mais de alguns minutos quando estou fora de casa e é irritante ter que fazer dois toques de cima para baixo da tela.”

“Essa coisa nova de “Internet” é esquisita, e digo coisa porque não é um atalho ou configuração rápida – e, portanto, nem deveria estar lá!”, afirmou mais uma pessoa na publicação do Google. “Por favor, pare de forçar mudanças terríveis que não queremos ou não precisamos. Ou pelo menos nos dê a opção de voltar.”

Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 avisa se microfone ou câmera estão sendo usados (Imagem: Divulgação / Google)

Google lança Android 12 com novo visual

A mudança faz parte do Android 12, que recebeu a sua versão final em outubro. O sucessor do Android 11 chama a atenção pelo visual remodelado, com a interface Material You, que traz elementos para deixá-lo mais personalizado. Isto é possível com a função que ajusta as cores do sistema com base nos tons do papel de parede.

A atualização ainda conta com melhorias para garantir mais privacidade aos usuários. Além do novo painel, o sistema aderiu aos indicadores coloridos para alertar quando um aplicativo está usando a câmera ou o microfone. O update ainda traz melhorias para jogos, em notificações e mais.

A nova versão do Android começou a ser liberado a celulares da linha Google Pixel nos últimos dias. Vale lembrar que o calendário e lista de dispositivos elegíveis ao Android 12 dependem das fabricantes. Mas o Google afirmou que dispositivos da Samsung, Xiaomi e outras marcas começaram a receber o update ainda neste ano.

Com informações: 9to5GoogleAndroid Central e Google (Suporte)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados