O que é o BitLocker do Windows?

Criptografia como recurso nativo Windows; saiba o que é o BitLocker no sistema da Microsoft para proteção de dados

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é BitLocker? (Imagem: Vitor Pádua)

A ferramenta de segurança é restrita as versões Pro do Windows 10 e 11, as versões básicas Home não possuem a função. Veja abaixo, o que é o BitLocker do Windows e como funciona essa proteção de dados no sistema operacional da Microsoft. O recurso previne contra acessos externos não autorizados nos módulos de armazenamento.

Protegendo informações

O Microsoft BitLocker é um recurso de segurança nativo do Windows que criptografa tudo na unidade em que o sistema está instalado. Pode-se criptografar PCs ou unidades, e a criptografia de volume total garante que apenas aqueles com a chave de criptografia correta serão capazes de descriptografar e acessar os arquivos e informações.

Como funciona?

A maneira como o BitLocker funciona é utilizando um elemento de hardware conhecido como TPM, que significa módulo de plataforma confiável. O BitLocker cria uma chave de recuperação para o disco rígido, de modo que toda vez que se iniciar o computador, um número PIN específico será solicitado para obter acesso.

Haverá também uma chave de recuperação que pode ser usada se por algum motivo a senha for perdida. É importante salvar esta chave de recuperação em um local seguro que não seja o PC em uso. É a última forma “fácil” de acessar os dados do disco.

Benefícios do BitLocker

O objetivo do BitLocker é proteger os computadores e unidades contra violações e invasões de dados. Os principais benefícios são:

  • Criptografa toda a unidade, fornecendo um alto nível de segurança usando o módulo TPM;
  • Pode-se configurar o BitLocker para salvar automaticamente as chaves no Active Directory;
  • Não há custos adicionais de licenciamento, como uma função nativa do Windows (apenas ter a versão Pro);
  • Baixo impacto no desempenho de leitura e nenhum impacto no desempenho de gravação;
  • Configuração fácil.

Requisitos para o uso do BitLocker

Nem todos os computadores ou unidades podem usar o BitLocker. Atualmente, o Windows oferece suporte aos seguintes sistemas operacionais:

  • Edições Ultimate e Enterprise do Windows Vista e Windows 7 (observe que o Trusted Platform Module (TPM) versão 1.2 ou superior deve estar instalado, habilitado e ativado);
  • Edições Pro e Enterprise do Windows 8 e 8.1;
  • Edições Pro, Enterprise e Education do Windows 10;
  • Edições Pro ou superiores do Windows 11;
  • Windows Server 2008 e posterior.

Além disso, é necessário estar conectado ao PC como administrador e ter acesso a uma impressora para poder imprimir a chave de recuperação.

Com informação: Microsoft, PC World, Atera.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre BitLocker na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados