Início » Computador » Notch do MacBook Pro cria problemas para programas do macOS

Notch do MacBook Pro cria problemas para programas do macOS

Nova geração do MacBook Pro foi anunciada com notch na tela e opções com os processadores Apple M1 Pro e M1 Max na ficha técnica

Por

O notch é uma das características mais marcantes do novo MacBook Pro. O problema é que nem todos os aplicativos se adaptaram muito bem à mudança, pois o recorte está sobrepondo informações da barra de menus em alguns casos. Os detalhes foram revelados em vídeos por Quinn Nelson, do canal Snazzy Labs, nesta quarta-feira (26).

Novo MacBook Pro possui telas de 14 e 16 polegadas com notch (Imagem: Divulgação/Apple)
Novo MacBook Pro possui telas de 14 e 16 polegadas com notch (Imagem: Divulgação/Apple)

Os vídeos foram publicados em seu perfil do Twitter. Em um deles, Nelson mostrou que o entalhe oculta os elementos do app iStats Menu caso muitos widgets estejam habilitados e ocupem bastante espaço da barra de menus. Ainda assim, é possível acessá-los com o ponteiro do mouse mesmo que estejam por baixo do notch.

A Bjango, responsável pelo iStats Menu, respondeu ao tweet logo em seguida. “Estamos usando apenas o NSStatusItems padrão [classe para exibir elementos na barra de menus do macOS] como a maioria dos aplicativos usaria para seus itens de status da barra de menus”, disseram. Em outras palavras: não há nada de anormal no app.

O outro vídeo usa o DaVinci Resolve para a demonstração. Neste caso, os menus do aplicativo chegam a evitar a área do recorte e são espalhados para o outro lado da barra já que não cabem na porção da esquerda. Ao passar com o mouse pelas laterais do espaço coberto pelo entalhe, o ponteiro pula para o outro lado imediatamente.

Conforme observado pelo MacRumors, este comportamento é nativo e esperado pelo sistema operacional da Apple. O macOS consegue desativar a área que fica abaixo do notch caso o aplicativo precise de mais espaço para os menus. Dessa forma, as opções que não caberiam no lado esquerdo são distribuídas para o lado direito.

Por outro lado, parece que não há muita consistência na experiência. Isto porque, se o gerenciador de arquivos Finder estiver em primeiro plano, os usuários conseguem passar o ponteiro do mouse por baixo do notch. Enquanto isso, ao fazer o mesmo gesto com um app aberto, o cursor é levado para o outro lado do recorte.

Notch do MacBook com Apple M1 Pro e M1 Max (Imagem: Divulgação/Apple)
Notch do MacBook com Apple M1 Pro e M1 Max (Imagem: Divulgação/Apple)

Apps ocultam notch do novo MacBook Pro

Assim como no iPhone X, o notch virou um divisor de águas: há quem goste e há quem não goste. Mas o que fazer se você faz parte do segundo grupo e quer comprar o novo MacBook Pro? Bem, já existem aplicativos para isso que prometem esconder o recorte do notebook para que ele passe despercebido e sem incomodar no dia a dia.

É o caso do Forehead (goodsnooze.gumroad.com). A solução gratuita não apenas oculta o notch com um fundo preto na barra de menus como terá uma opção para simular o recorte em modelos mais antigos do computador. O TopNotch (topnotch.app) é outra alternativa grátis que promete esconder o entalhe.

O notch é uma das novidades do novo MacBook Pro. Com design renovado, opções com tela mini-LED de 14 polegadas e 16 polegadas, porta HDMI, conector MagSafe e chips Apple M1 Pro e Apple M1 Max, o computador foi anunciado nos Estados Unidos na semana passada. No Brasil, os preços do notebook da Apple chegam a R$ 78 mil.

Com informações: 9to5Mac e MacRumors (1 e 2)