Campainha Pense Bem é um videoporteiro da Tectoy que passou na Anatel

Porteiro inteligente é mais um produto a resgatar marca Pense Bem; equipamento produzido na China foi homologado na Anatel

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Towo SD10, modelo chinês da Campainha Pense Bem

Na semana passada, você viu aqui no Tecnoblog que a Tectoy vai reutilizar a marca Pense Bem, do clássico brinquedo dos anos 80 e 90, em um tablet com Windows 10. Porém, ele não deve ser o único produto da linha: a empresa também homologou na Anatel um videoporteiro chamado Campainha Pense Bem.

O aparelho é daqueles que são instalados na porta e servem como campainha e como uma espécie de olho mágico, transmitindo as imagens da câmera para o smartphone do morador da casa.

A Tectoy importa, coloca sua marca no produto e distribui. A produção fica por conta da companhia chinesa Shenzhen Towo Tecnology, de acordo com os documentos.

Shenzhen Towo é listada como fabricante na documentação da Anatel
Shenzhen Towo é listada como fabricante na documentação da Anatel (Imagem: Reprodução/Anatel)

No site da fabricante, encontramos o modelo SD10, que é praticamente idêntico ao que consta nos documentos da Anatel. Ele conta com vídeo de 1080p, detecção de movimento, visão noturna e controle por Alexa ou Google Assistente.

Além disso, é possível colocar um cartão microSD de até 64 GB. O aparelho usa Wi-Fi nos padrões 802.11 b/g/n e funciona com duas pilhas AA.

Campainha Pense Bem em documento de homologação da Anatel
Campainha Pense Bem em documento de homologação da Anatel (Imagem: Reprodução/Anatel)

O esquema é parecido com o do Pense Bem Tablet, que é fabricado pela chinesa Chuwi, razoavelmente conhecida por fabricar esse tipo de produto a um preço acessível.

Pense Bem deve virar linha de smart home

Depois do tablet e do videoporteiro, será que vem aí mais coisa da Tectoy com a nostálgica marca Pense Bem? Parece que sim.

No manual de instruções registrado na agência, a Tectoy explica que o controle da campainha é feito por um aplicativo para Android e iOS chamado Pense Bem Casa.

O app, inclusive, já aparece na App Store do iPhone e na loja de skills para Alexa da Amazon, mas ainda não na Play Store.

Manual da Campainha Pense Bem indica aplicativo para download
Manual da Campainha Pense Bem indica aplicativo para download (Imagem: Reprodução/Anatel)

Nas capturas de tela enviadas à loja da Apple, há a indicação de controle de lâmpadas e de tomadas inteligentes, indicando que mais produtos devem ser lançados pela empresa no futuro próximo.

Aplicativo da Tectoy menciona tomadas e lâmpada
Aplicativo da Tectoy menciona tomadas e lâmpada (Imagem: Reprodução/App Store)

A Tectoy deve enfrentar concorrentes como Positivo e Intelbras, que investiram pesado em produtos desse segmento nos últimos dois anos.

Tectoy pede renovação da marca no INPI

Outra indicação de que a Tectoy pretende manter a marca Pense Bem é o pedido de renovação do registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Eles são para quatro categorias de produtos, nos setores de brinquedos, jogos eletrônicos, aparelhos diversos, construção civil, reparos e serviços de instalação. Em um dos casos, a solicitação foi atendida, e os direitos de uso da marca pertencem à empresa até 2030.

Tectoy pediu quatro registros de marca
Tectoy pediu quatro registros de marca (Imagem: Reprodução/INPI)

Empresa aposta na nostalgia

Para quem não lembra ou não sabe, o Pense Bem original era um brinquedo semelhante a um computador. Como você pode imaginar, no fim dos anos 80, isso realmente chamava a atenção.

Com um visor bem básico, ele tinha jogos simples, como “siga o mestre” ou acertar operações matemáticas. Havia também a opção de brincar de perguntas e respostas — os questionários ficavam em livros auxiliares. A Tectoy relançou o brinquedo em 2017, sem muito alarde.

A empresa parece apostar muito na nostalgia: um pouco antes, naquele mesmo ano, ela trouxe de volta o Mega Drive. Agora, é a vez das novas linhas de produtos tocarem o futuro dessas marcas.

Colaborou: Everton Favretto

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados