No ano que passou não teve para ninguém: o Facebook foi o grande destaque na internet mundial, a ponto de ultrapassar o Google em número de acessos no mercado mais importante, o dos Estados Unidos. E já nos primeiros dias de 2011 nós vemos o reflexo desse sucesso absoluto. A empresa vai receber um aporte de capital de 500 milhões de dólares, uma bolada que automaticamente faz a rede social disparar em valor de mercado.

Feliz, muito feliz

O banco de investimentos Goldman Sachs ainda não anunciou oficialmente – muito menos o Facebook –, mas o New York Times afirma categoricamente que a empresa vai colocar 450 milhões de dólares na rede social. Esse investimento só é possível depois de uma profunda análise do que o Facebook pode oferecer no futuro. Considerando-se que o Goldman Sachs não costuma errar, o mercado inteiro já vê com interesse as futuras cifras da empresa liderada por Mark Zuckerberg.

Os outros 50 milhões de dólares que faltam foram bancados pela Digital Sky Technologies, uma empresa de capital de risco que aparentemente já investiu cerca de 500 milhões no Facebook.

Esse dinheiro em caixa permitirá ao Facebook focar-se em novos produtos, financiando suas atividades por mais algum tempo. Zuckerberg fica despreocupado porque tem dinheiro em caixa, enquanto os investidores ficam tranquilos porque lucrarão muito dinheiro quando as ações da rede social finalmente forem negociadas na Nasdaq.

Com a revelação desse negócio, o valor de mercado do Facebook pulou para a casa dos 50 bilhões de dólares. Com isso, a empresa passa a valer mais que o eBay e o Yahoo, duas empresas tradicionais da internet. Para ter uma ideia, o valor de mercado atual do Google é avaliado em cerca de 170 bilhões (o equivalente a 3 FBs e mais uns quebrados).

A entrada de novos investidores não faz com que o Facebook seja uma empresa pública, cujas ações podem ser compradas por qualquer um. Seu cofundador já disse que ainda vai demorar um pouco para o IPO da rede social acontecer. Observadores do mercado apostam que a abertura do capital do FB está sendo planejada apenas para 2012.

Com informações: New York Times/Deal Book

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados