Início » Internet » Qual a melhor velocidade de internet para casa? Saiba quanto contratar

Qual a melhor velocidade de internet para casa? Saiba quanto contratar

Entenda como calcular o consumo de banda larga da sua residência e descubra qual a melhor velocidade de internet para seu perfil de uso

Por

Entender as necessidades do seu lar é fundamental na hora de contratar um plano de internet. Muitas das vezes, a velocidade contratada não suporta a quantidade de aparelhos simultâneos, o que causa travamentos constantes e quedas de conexão. Por isso, veja a seguir, qual a melhor velocidade de internet para sua residência e como calcular.

Posicionar o roteador no centro da residência pode melhorar a velocidade da internet (Imagem: Misha Feshchak/Unsplash)
Velocidade da internet precisa ser proporcional à quantidade de dispositivos (Imagem: Misha Feshchak/Unsplash)

Entenda o consumo de banda da sua casa

O primeiro passo para saber qual velocidade de internet contratar é entender o consumo de banda da sua casa e suas necessidades. Isso é importante para evitar a assinatura de um plano de internet que não suporte a quantidade de aparelhos conectados, ou que você pague por uma alta velocidade sem necessidade.

Por exemplo: uma casa com quatro moradores que assistem a filmes e séries em alta definição e jogam online com frequência vai precisar de uma velocidade de internet mais alta para suportar toda essa demanda. Já em um lugar no qual apenas dois moradores usam a internet para trabalhar e ver e-mails, não há necessidade de pagar caro por um pacote mais completo.

Isso acontece porque cada tipo de uso exige uma qualidade diferente de conexão. Para jogar, acessar serviços de streaming e baixar arquivos pesados, é preciso alta velocidade para que você não sofra com travamentos. Já serviços mais leves como navegar na internet, acessar e-mails e ouvir música, um pacote básico consegue dar conta.

Além disso, é preciso considerar a quantidade de dispositivos conectados em uma mesma rede. Notebooks, computadores e videogames são os aparelhos que mais consomem banda no dia a dia, seguido das Smart TVs e dos tablets. Já os smartphones ficam em segundo plano no consumo na comparação com estes aparelhos.

Como calcular a velocidade de internet necessária

Fazer o cálculo manualmente pode ser um pouco complicado, visto que existem diversos fatores que podem interferir na velocidade da internet. Métricas como velocidades de download, latência e perda de pacotes são dados que variam e dificultam esse cálculo.

Para facilitar, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) desenvolveu uma ferramenta chamada “Internet que Preciso”, que pode ser acessada gratuitamente pela página oficial do serviço. Ao acessar o site, o usuário deve responder um breve formulário para que o sistema saiba qual o tipo de uso da sua residência.

Qual a melhor velocidade de internet para casa
Exemplo de teste feito na ferramenta “Internet que Preciso” (Imagem: Reprodução/NIC.br)

A partir daí, a ferramenta consegue calcular qual a melhor velocidade de internet para sua residência de acordo com seu perfil de uso. O resultado te informa a velocidade mínima de conexão que você precisa em Mb/s — unidade usada pelas operadoras nos planos de internet. Aliás, vale ressaltar que já existem planos que oferecem conexão de até 1 Gb/s, ou seja, 1.024 Mb/s.

Além disso, o site também disponibiliza uma área na qual informa quais provedores atuam na região do local em que o usuário está fazendo a consulta. Dessa forma, é possível ter acesso aos planos que mais fazem sentido para seu tipo de uso, podendo até mesmo economizar uma grana caso seu pacote seja muito superior à sua necessidade.

Com informações: NIC.br.