Início » Aplicativos e Software » Adicione os repositórios do LibreOffice ao Ubuntu

Adicione os repositórios do LibreOffice ao Ubuntu

Avatar Por
TB Responde

Usuários do Ubuntu já não precisam mais passar pelo penoso processo de baixar os arquivos do LibreOffice direto do site oficial do projeto a cada atualização. Recentemente foram criados repositórios oficiais do aplicativo, o que torna a vida de todo mundo bem mais simples.

Até então, a cada nova versão do LibreOffice você era obrigado a acessar o site,  baixar alguns pacotes .deb e realizar a instalação de todos eles. Houve uma atualização? Era necessário repetir o processo. A criação do repositório torna tudo isso bem mais simples, já que você será avisado sempre que houver uma atualização, por menor que seja.

O que se espera é que o Ubuntu já traga o LibreOffice por padrão nas próximas releases, mas enquanto isso não acontece é possível adicionar o repositório do LibreOffice com apenas dois comandos.

Para adicionar o repositório do LibreOffice, abra o Terminal e digite os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

Só isso já é o suficiente para você ter o programa instalado no seu Ubuntu. Mas você ainda pode deixar a instalação melhor, incluindo também os pacotes que adequam o LibreOffice ao Gnome (ou KDE). Para isso, execute o comando abaixo se você usa Gnome:

sudo apt-get install libreoffice-gnome

Ou então no KDE:

sudo apt-get install libreoffice-kde

Essa solução funciona nas versões 10.04, 10.10 e 11.04 do Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Muito bom heim, assim fica bem melhor.
jose
Não sei disso não. Todos os programas que rodam no i386, que eu já tenha testado - e são muitos -, rodam na versão de 64 bits.
HOOG
Não conseguia nem desinstalar o libreoffice, mas ao abrir Synaptic, ele indicou que os pacotes estavam quebrados. Desinstalei esses pacotes do libreoffice, desinstalei todos os pacotes do OpenOffice: sudo apt-get remove --purge openoffice*.* Depois instalei o LibreOffice. Dessa vez, tudo certo.
Jaboatão
Thassius, consegui instalar no amd64.. mas eu não consigo criar novos documentos, planilhas, etc. Fica tudo desabilitado!
Guilherme Mac
Não precisa ser. A dica não é para usuários leigos (apesar de ser só copiar e colar). Usuários leigos terão nos repositórios oficiais na próxima versão do Ubuntu (Libre ainda está em fase de testes).
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Eu ainda não vou baixar o LibreOffice, apesar de estar ancioso para saber como ficará o pacote. Vou esperar para experimentar em abril, que é logo ali, para baixar e ver o que tem de bom no LibreOffice.
@AntonioVeras
Windows para mim, em casa, é só para jogo.
HOOG
Desempacotando libreoffice-common (de .../libreoffice-common_1%3a3.3.0~rc2-3lucid1_all.deb) ... dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libreoffice-common_1%3a3.3.0~rc2-3lucid1_all.deb (--unpack): tentando sobrescrever '/etc/bash_completion.d/ooffice.sh', que também está no pacote openoffice.org-common 1:3.2.0-7ubuntu4.1 dpkg-deb: sub-processo colar foi morto por sinal (Canal quebrado) Erros foram encontrados durante o processamento de: /var/cache/apt/archives/libreoffice-common_1%3a3.3.0~rc2-3lucid1_all.deb E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
HOOG
No meu 10.04 não funcionou!
Marcell Almeida
Valeu pela dica Graveheart =) Acabei de fazer isso aqui e funcionou bem.
Guilherme Carlos
Ainda tenho minhas dúvidas entre trocar o OpenOffice pelo LibreOffice, vou esperar o projeto dar uma estabilizada e tals
Paulo Graveheart
Ubuntu amd64 é BEM caído em termos de aplicativos compatíveis. :(
JoseRenan
justamente, no Ubuntu, pelo menos, o LibreOffice será padrão, e esses repositórios são para quem quer testar. E fazer isso no terminal não exige nenhum grau alto de conhecimento em linux.
Fabiano
Baixando... bem lento, mas indo!
bawlaw
bem.... na verdade..... esta dica não é para o usuario final iniciante/leigo e sim para quem já conhece e quer por algum motivo fu?ar no libreoffice.. quanto à disponibilidade para os iniciante/leigos, esta virá automaticamente na versao 11.04 do ubuntu e nas proximas versoes das demais distros.. ninguem vai precisar mecher em nada. e quem nao quiser migrar... nao migra. simples assim.. xD
Exibir mais comentários