Usuários do Ubuntu já não precisam mais passar pelo penoso processo de baixar os arquivos do LibreOffice direto do site oficial do projeto a cada atualização. Recentemente foram criados repositórios oficiais do aplicativo, o que torna a vida de todo mundo bem mais simples.

Até então, a cada nova versão do LibreOffice você era obrigado a acessar o site,  baixar alguns pacotes .deb e realizar a instalação de todos eles. Houve uma atualização? Era necessário repetir o processo. A criação do repositório torna tudo isso bem mais simples, já que você será avisado sempre que houver uma atualização, por menor que seja.

O que se espera é que o Ubuntu já traga o LibreOffice por padrão nas próximas releases, mas enquanto isso não acontece é possível adicionar o repositório do LibreOffice com apenas dois comandos.

Para adicionar o repositório do LibreOffice, abra o Terminal e digite os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

Só isso já é o suficiente para você ter o programa instalado no seu Ubuntu. Mas você ainda pode deixar a instalação melhor, incluindo também os pacotes que adequam o LibreOffice ao Gnome (ou KDE). Para isso, execute o comando abaixo se você usa Gnome:

sudo apt-get install libreoffice-gnome

Ou então no KDE:

sudo apt-get install libreoffice-kde

Essa solução funciona nas versões 10.04, 10.10 e 11.04 do Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Veditto
Muito bom heim, assim fica bem melhor.
jose
Não sei disso não. Todos os programas que rodam no i386, que eu já tenha testado - e são muitos -, rodam na versão de 64 bits.
HOOG
Não conseguia nem desinstalar o libreoffice, mas ao abrir Synaptic, ele indicou que os pacotes estavam quebrados. Desinstalei esses pacotes do libreoffice, desinstalei todos os pacotes do OpenOffice: sudo apt-get remove --purge openoffice*.* Depois instalei o LibreOffice. Dessa vez, tudo certo.
Jaboatão
Thassius, consegui instalar no amd64.. mas eu não consigo criar novos documentos, planilhas, etc. Fica tudo desabilitado!
Guilherme Mac
Não precisa ser. A dica não é para usuários leigos (apesar de ser só copiar e colar). Usuários leigos terão nos repositórios oficiais na próxima versão do Ubuntu (Libre ainda está em fase de testes).
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
Eu ainda não vou baixar o LibreOffice, apesar de estar ancioso para saber como ficará o pacote. Vou esperar para experimentar em abril, que é logo ali, para baixar e ver o que tem de bom no LibreOffice.
@AntonioVeras
Windows para mim, em casa, é só para jogo.
HOOG
Desempacotando libreoffice-common (de .../libreoffice-common_1%3a3.3.0~rc2-3lucid1_all.deb) ... dpkg: erro processando /var/cache/apt/archives/libreoffice-common_1%3a3.3.0~rc2-3lucid1_all.deb (--unpack): tentando sobrescrever '/etc/bash_completion.d/ooffice.sh', que também está no pacote openoffice.org-common 1:3.2.0-7ubuntu4.1 dpkg-deb: sub-processo colar foi morto por sinal (Canal quebrado) Erros foram encontrados durante o processamento de: /var/cache/apt/archives/libreoffice-common_1%3a3.3.0~rc2-3lucid1_all.deb E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)
HOOG
No meu 10.04 não funcionou!
Marcell Almeida
Valeu pela dica Graveheart =) Acabei de fazer isso aqui e funcionou bem.
Guilherme Carlos
Ainda tenho minhas dúvidas entre trocar o OpenOffice pelo LibreOffice, vou esperar o projeto dar uma estabilizada e tals
Paulo Graveheart
Ubuntu amd64 é BEM caído em termos de aplicativos compatíveis. :(
JoseRenan
justamente, no Ubuntu, pelo menos, o LibreOffice será padrão, e esses repositórios são para quem quer testar. E fazer isso no terminal não exige nenhum grau alto de conhecimento em linux.
Fabiano
Baixando... bem lento, mas indo!
bawlaw
bem.... na verdade..... esta dica não é para o usuario final iniciante/leigo e sim para quem já conhece e quer por algum motivo fu?ar no libreoffice.. quanto à disponibilidade para os iniciante/leigos, esta virá automaticamente na versao 11.04 do ubuntu e nas proximas versoes das demais distros.. ninguem vai precisar mecher em nada. e quem nao quiser migrar... nao migra. simples assim.. xD
Exibir mais comentários