Início » Aplicativos e Software » Adicione os repositórios do LibreOffice ao Ubuntu

Adicione os repositórios do LibreOffice ao Ubuntu

Avatar Por

Usuários do Ubuntu já não precisam mais passar pelo penoso processo de baixar os arquivos do LibreOffice direto do site oficial do projeto a cada atualização. Recentemente foram criados repositórios oficiais do aplicativo, o que torna a vida de todo mundo bem mais simples.

Até então, a cada nova versão do LibreOffice você era obrigado a acessar o site,  baixar alguns pacotes .deb e realizar a instalação de todos eles. Houve uma atualização? Era necessário repetir o processo. A criação do repositório torna tudo isso bem mais simples, já que você será avisado sempre que houver uma atualização, por menor que seja.

O que se espera é que o Ubuntu já traga o LibreOffice por padrão nas próximas releases, mas enquanto isso não acontece é possível adicionar o repositório do LibreOffice com apenas dois comandos.

Para adicionar o repositório do LibreOffice, abra o Terminal e digite os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:libreoffice/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install libreoffice

Só isso já é o suficiente para você ter o programa instalado no seu Ubuntu. Mas você ainda pode deixar a instalação melhor, incluindo também os pacotes que adequam o LibreOffice ao Gnome (ou KDE). Para isso, execute o comando abaixo se você usa Gnome:

sudo apt-get install libreoffice-gnome

Ou então no KDE:

sudo apt-get install libreoffice-kde

Essa solução funciona nas versões 10.04, 10.10 e 11.04 do Ubuntu.