Início » Jogos » 7 jogos com temática Steampunk para PC e consoles

7 jogos com temática Steampunk para PC e consoles

De Dishonored a Bioshock Infinite, confira uma lista com 7 ótimos jogos que trazem a temática Steampunk em seu mundo vasto

Por

Mesclando elementos de tecnologia com estética tirada da industrialização do século 19 e adicionando máquinas à vapor desde as mais comuns às mais curiosas, esses 7 jogos com temática Steampunk podem ser curtidos em alguns consoles e PC. Conheça opções variadas para quem gosta ou simplesmente quer começar a se aprofundar nesse diferente mundo dos games.

jogos steampunk
Codename S.T.E.A.M. (Imagem: Divulgação / Nintendo)

1. Dishonored

O mundo de Dishonored traz ao mesmo tempo muita tecnologia Steampunk e uma destruição causada por pragas e doenças. Seu ambiente é cinza, com as pessoas se dividindo claramente entre classes sociais por becos e casas. A jogabilidade do jogo é em primeira pessoa, trazendo opções diversas de combate e chances para finalizar fases sem tirar a vida de ninguém.

  • Data de lançamento: 9 de outubro de 2012
  • Plataformas: PC, PS3, PS4, Xbox 360, Xbox One

2. SteamWorld Dig: A Fistful of Dirty

Este jogo que se passa em um mundo Steampunk com jeitão de faroeste oferece uma arte colorida e uma jogabilidade refinada. SteamWorld Dig coloca o protagonista Rusty tentando trazer vida de volta a uma cidade desolada. O jogador precisa escavar o solo em busca de recursos e dinheiro para melhorar local e habilidades, além de enfrentar diversos inimigos nesse processo.

3. Machinarium

Assumindo o papel de um robô que foi exilado de sua terra-natal, Machinarium é um jogo Steampunk do gênero point & click. Sua jogabilidade envolve a resolução de quebra-cabeças e desafios diversos, mas é a sua belíssima arte que mais chama a atenção na aventura. Toda a apresentação traz um mundo interessante e personagens cativantes, além de uma trilha sonora impecável.

  • Data de lançamento: 16 de outubro de 2009
  • Plataformas: PC, PS3, PS4, PS Vita, Android, iOS, Nintendo Switch, Xbox One

4. Ironcast

Misturando um mundo Steampunk com robôs gigantes, Ironcast é um jogo de puzzle que se passa nos anos de 1880. Sua jogabilidade simples, mas empolgante é mesclada ao gênero roguelite no qual a morte é permanente, mas com recompensas que são mantidas entre as jogatinas. Vale o destaque para sua arte que lembra pinturas feitas à mão, além das opções de customização que fazem parte da aventura.

  • Data de lançamento: 26 de março de 2015
  • Plataformas: PC, Xbox One, PS4, Nintendo Switch

5. Codename S.T.E.A.M.

Codename S.T.E.A.M. é um jogo com temática Steampunk que traz uma história maluca envolvendo uma invasão alienígena e figuras famosas às enfrentando. O jogadores podem ter em seus times nomes como Tom Sawyer e o Homem de Lata, por exemplo. Já no quesito jogabilidade, a aventura traz um RPG estratégico por turnos similar a jogos como Valkyria Chronicles. A arte em cel shading é um show à parte e a dublagem empolga.

  • Data de lançamento: 13 de março de 2015
  • Plataformas: Nintendo 3DS

6. Syberia: The World Before

O novo capítulo da série de jogos point & click Syberia traz duas histórias paralelas com duas protagonistas únicas que podem ou não ter algum laço importante. A jornada mistura locais e épocas diferentes enquanto as personagens tentam entender o que ocorre em seus mundos e consigo mesmas. Falando em mundo, este jogo com temática Steampunk vai manter a tradição da franquia com paisagens belas e todo tipo de tecnologia interessante.

  • Data de lançamento: 10 de dezembro de 2021
  • Plataforma: PC

7. Bioshock Infinite

Se passando em uma cidade que fica nas nuvens, Bioshock Infinite traz uma jogabilidade em primeira pessoa com muita ação e desafio. Sua narrativa traz incríveis reviravoltas e personagens cativantes, algo que mesmo após mais de uma jogatina deixa o jogador com a cabeça coçando. Sua cidade é cheia de detalhes e cores, mas esconde inimigos fervorosos, capazes de aniquilar qualquer pessoa. Se gosta de games intensos e belos, então esta é uma excelente pedida.

  • Data de lançamento: 26 de março de 2013
  • Plataformas: PC, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4, Nintendo Switch

Jogos Steampunk sempre trazem mundos vibrantes e cheios de estilo, com máquinas curiosas e desafios interessantes. Qual o seu game favorito nesta temática? Conta pra gente!

Com informações: Steam.