A ordem para assistir todos os filmes da franquia Halloween

Veja como assistir os filmes da franquia Halloween em sua ordem de lançamento ou seguindo suas diferentes timelines e universos

Paula Alves
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
A ordem para assistir todos os filmes da franquia Halloween / Netflix / Divulgação
Halloween - A Noite do Terror (Imagem: Divulgação / Netflix)

Uma das franquias de terror mais clássicas do cinema, a série de filmes Halloween transformou seu protagonista Michael Myers em um produto da cultura pop, levando-o também para jogos eletrônicos, livros, bonecos e uma infinidade de outras mídias. Para quem quer mergulhar fundo nessa história, listamos a ordem para assistir todos os filmes da franquia Halloween, seja por sua ordem de lançamento ou seguindo as divisões que existem dentro da série.

A história inicial da franquia Halloween começa em 1963, quando um garotinho de apenas seis anos de idade mata sua irmã a facadas, em pleno Dia das Bruxas. Internado em um hospital psiquiátrico, ele passa os próximos 15 anos no local, até que novamente em uma noite de Halloween consegue fugir e volta para sua cidade natal disposto a perseguir e matar outros adolescentes.

É através dessa premissa que se desenrola o primeiro filme de toda a série, Halloween – A Noite do Terror, de 1978. Sucesso absoluto de bilheteria, o longa-metragem de gênero slasher é o primeiro dos 12 filmes da série, mostrando a história de origem de Michael Myers, o grande vilão da história.

Diferente, no entanto, de muitas outras franquias que apresentam narrativas contínuas, os filmes de Halloween estão ambientados em universos distintos. Alguns deles são sequências, fazendo parte de uma mesma timeline, enquanto outros são histórias alternativas, remakes e até mesmo produções independentes.

Ordem de lançamento dos filmes Halloween

Quem deseja assistir os filmes da franquia Halloween em sua ordem de lançamento, conforme suas histórias estrearam nos cinemas, precisa apenas seguir a sequência abaixo:

FilmeAnoDiretor
1. Halloween – A Noite do Terror1978John Carpenter
2. Halloween 2 – O Pesadelo Continua1981Rick Rosenthal
3. Halloween III – A Noite das Bruxas1982Tommy Lee Wallace
4. Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers1988Dwight H. Little
5. Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers1989Dominique Othenin-Girard
6. Halloween 6: A Última Vingança1995Joe Chappelle
7. Halloween H20: Vinte Anos Depois1998Steve Miner
8. Halloween – Ressurreição2002Rick Rosenthal
9. Halloween – O Início 2007Rob Zombie
10. Halloween II (remake)2009Rob Zombie
11. Halloween (remake)2018David Gordon Green
12. Halloween Kills: O Terror Continua2021David Gordon Green

As diferentes timelines e universos da franquia

Se a ideia, no entanto, é assistir aos filmes de acordo com suas diferentes timelines e universos, é preciso seguir uma ordem um pouco diferente.

A primeira timeline original de Halloween é composta por cinco filmes que possuem histórias sequenciais. São eles:

  • Halloween – A Noite do Terror (1978)
  • Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981)
  • Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers (1988)
  • Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers (1989)
  • Halloween 6: A Última Vingança (1995)

A segunda timeline original de Halloween possui quatro filmes, também de histórias sequenciais. Algo interessante de se notar é que os filmes de 1978 e 1981 também servem como ponto de partida para essa timeline, já que ela desenvolve uma outra possibilidade de continuidade para o final do segundo longa-metragem.

  • Halloween – A Noite do Terror (1978)
  • Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981)
  • Halloween H20: Vinte Anos Depois (1998)
  • Halloween – Ressurreição (2002)

À parte dessa e de todas as outras timelines, está o filme Halloween III – A Noite das Bruxas (1982), um longa-metragem que possui uma história independente, sem relação de enredo ou de personagens com os outros filmes. O título foi uma tentativa de transformar a franquia em uma série de antologia, mas seu fracasso de bilheteria fez com que seus produtores desistissem da ideia e voltassem para seu universo original.

Continuando em suas histórias lineares, a terceira timeline da franquia Halloween é de 2007, quando o diretor Rob Zombie lançou um remake do filme de 1978 e, no ano seguinte, uma sequência desse remake.

  • Halloween – O Início (2007) – remake
  • Halloween II (2009)

Por fim, a quarta e última timeline da série Halloween desenvolve uma outra possibilidade de continuidade para o final do primeiro filme, de 1978. Sem levar em conta todas as outras sequências, ele cria um universo alternativo ambientado quarenta anos após os eventos do filme original.

  • Halloween – A Noite do Terror (1978)
  • Halloween (2018)
  • Halloween Kills: O Terror Continua (2021)

Vale ainda ressaltar que essa última timeline de Halloween, ambientada décadas depois do longa original, ganhará mais uma sequência em 2022. Chamada de Halloween Ends (ainda sem tradução no Brasil), ela terá direção de David Gordon Green.

Onde assistir os filmes da franquia Halloween

Ficou com vontade de assistir aos filmes da franquia Halloween, seja na sua ordem de lançamento ou acompanhando suas diferentes timelines? Pois eles estão em diversas plataformas de streaming!

A Netflix, por exemplo, possui os títulos Halloween – A Noite do Terror (1978), Halloween 2 – O Pesadelo Continua (1981) e Halloween 4 – O Retorno de Michael Myers (1988). Já o Prime Video conta com os longas de 1978, 1981, 1982, 1988, 1989, 2007 e 2009.

O Looke tem em seu catálogo os filmes da franquia de 1978, 1989 e 2007, e, o NOW, conta com as produções de 1978, 1998, 2007 e 2018. Isso só para citar alguns serviços de streaming!

Animado em assistir todas essas histórias? Agora é só preparar a pipoca e começar a maratona!

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Halloween na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paula Alves

Paula Alves

Repórter

Paula Alves é jornalista especialista em streamings e cultura pop. Formada pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), antes do Tecnoblog, trabalhou por sete anos com jornalismo impresso na Editora Alto Astral. No digital, escreveu sobre games e comportamento para a Todateen e sobre cinema e TV para o Critical Hits. Apaixonada por moda, já foi assistente de produção do SPFW.

Relacionados