Qual SSD é compatível com o PlayStation 5? [Especificações]

Precisa de mais espaço no seu console PlayStation 5? Conheça quais são as especificações necessárias para usar um SSD no PS5

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
PlayStation 5 (Imagem: divulgação)
PlayStation 5 (Imagem: divulgação)

Com um espaço para uso pelo jogador de apenas 667 GB, o PlayStation 5 pode acabar exigindo mais cedo ou mais tarde de alguma forma para expandir o seu armazenamento interno. Infelizmente, não é possível adquirir qualquer periférico por aí, pois muitos não funcionam no sistema. Se você está em busca de opções no mercado para garantir esse upgrade, saiba quais são as especificações de um SSD que seja compatível com o PS5 da Sony.

O PS5 é um poderoso console que faz uso de SSD interno para o seu sistema operacional e a instalação de jogos. Com isso, o tempo de carregamento e de acesso dos games é bem curto, oferecendo um nível maior de conveniência para o jogador, um destaque de sua geração.

Porém, é de grande importância que o usuário faça uso de um acessório com as especificações compatíveis com o console, caso contrário uma aquisição pode acabar não funcionando diretamente com o PlayStation 5. É fácil entender, então, os motivos de pesquisar e ter em mente todas as necessidades que a Sony exige de um SSD para o PS5:

ArmazenamentoDe 250 GB a 4 TB
InterfacePCI-Express Gen4x4 compatível com SSD M.2 NVMe (Key M)
Tipo de soqueteSoquete 3 (chave M)
Tamanhos compatíveis2230, 2242, 2260, 2280, 22110
Velocidade de leitura sequencialA Sony recomenda uma velocidade de 5.500 MB/s ou mais rápido
Tamanho incluindo mecanismo de dissipação de calorLargura: até 25 mm
Comprimento: 30/40/60/80/110 mm
Espessura: até 11,25 mm (até 8 mm acima da placa, até 2,45 mm abaixo da placa)
ssd ps5
Espaço para a adição do SSD no PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

Mais detalhes de um SSD para PS5

Como é preciso instalar o item pessoalmente no console, o usuário precisa prestar bastante atenção nas dicas e instruções oferecidas pela própria Sony. A empresa afirma que é necessário usar um SSD M.2 com dissipação de calor e uma placa de transferência de calor no PS5

Além disso, há outros detalhes confirmados:

  • São compatíveis SSD M.2 de um ou dois lados;
  • SSDs SATA M.2 não são compatíveis com o PS5;
  • Não são todos os jogos que são reproduzidos na mesma velocidade se usados no armazenamento interno do console e por um SSD adicionado posteriormente, ou seja, dê preferência para o SSD interno que já vem com o PS5;
  • Muitos dispositivos SSD M.2 sem uma estrutura de resfriamento integrada podem acabar encaixando perfeitamente no compartimento de SSD do console, porém eles podem não funcionar caso não tenham as especificações corretas citadas acima.

Você já está usando um SSD extra no seu PS5? Como está sendo a experiência? Conta pra gente!

Com informações: Sony.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre SSD na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados